Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Davi – Quando o Momento é Crítico

SÉRIE “IMPROVÁVEIS” | 05/08
DAVI – QUANDO O MOMENTO É CRÍTICO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Quando Davi e seus soldados chegaram a Ziclague, no terceiro dia, os amalequitas tinham atacado o Neguebe e Ziclague, e haviam incendiado a cidade… Levaram como prisioneiros todos os que lá estavam: as mulheres, os jovens e os idosos. A ninguém mataram, mas os levaram consigo, quando prosseguiram seu caminho… Ao chegarem a Ziclague, Davi e seus soldados encontraram a cidade destruída pelo fogo e viram que suas mulheres, filhos e filhas haviam sido levados como prisioneiros… Então Davi e seus soldados choraram em alta voz até não terem mais forças.” (1º Samuel 30.1-4)

Davi viveu um momento crítico. Ele estava retornando para casa, com o seu grupo de guerreiros, a uma cidade chamada Ziclague, onde havia deixado sua família. E quando eles chegam encontram um cenário devastador: a cidade havia sido atacada e destruída, e os familiares de todos haviam sido sequestrados. A reação de todos foi óbvia: Entraram em desespero. A Bíblia diz que eles ergueram a voz e choraram até não terem mais forças. A pergunta que temos que responder nesta manhã é: O que fazer quando o momento é crítico? Quero dar alguns conselhos à luz da Palavra de Deus.

Quando o momento é crítico…

1. REANIME-SE no Senhor.

O versículo 6 é fantástico: “Davi muito se angustiou, pois, o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus.” (1º Samuel 30.6).

A situação era de angústia. O perigo era de apedrejamento. O estado era de amargura. Todavia, a Bíblia diz que aconteceu algo extraordinário com esse homem improvável chamado Davi. “Davi se reanimou no Senhor seu Deus”. Ele se reanimou no Senhor. Ele confiava em Deus. Ele sabia que Deus era um lugar seguro. Ele reconhecia a bondade de Deus. A confiabilidade de Deus deve nos reanimar. A estabilidade de Deus deve nos reanimar. A bondade de Deus deve nos reanimar. Seu momento é crítico? Reanime-se no Senhor.

Quando o momento é crítico…

2. RECUPERE a visão do céu.

Quando Davi se depara com aquela situação terrivelmente crítica, ele olha para cima e encontra esperança em Deus. Ele reorganiza o seu mundo interior adquirindo serenidade. Mas, em meio àquela calamidade, Davi faz algo mais importante: ele busca a direção de Deus. A Bíblia diz que Davi consultou ao Senhor: “… e ele perguntou ao Senhor: Devo perseguir este bando de invasores? Irei alcançá-los? E o Senhor respondeu: Persiga-os; é certo que você os alcançará e conseguirá libertar os prisioneiros.” (1º Samuel 30.8).

Nos momentos críticos a gente precisa recuperar a visão celestial. Foi isso que aconteceu com o profeta Isaías conforme descreve o capítulo 6 do seu livro: “No ano da morte do rei Uzias eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono.” (Isaías 6.1).

Quando o momento é crítico…

3. É preciso REAGIR.

Davi acalma o seu interior. Davi recebe uma nova perspectiva do céu. Davi agora tem que partir para a ação. A Bíblia diz: “Partiu, pois, Davi, ele e os seiscentos homens que com ele estavam.” (1º Samuel 30.9).

A ânimo interior é fundamental, mas não é suficiente. A visão celestial é essencial, mas não é suficiente. Quando o momento é crítico é preciso empreender ações decisivas. Partiu, pois, Davi … Aqui está o poder de reação desse homem improvável.

“O poder de reação abre o caminho para a restituição.”

Deus é Deus. Deus é o Deus que cuida de nós quando estamos passando por um momento crítico. Deus é o Deus das grandes intervenções na história da humanidade. Deus é o Deus das ações simples no nosso cotidiano. Deus é o Deus de ontem, de hoje e de amanhã. Deus é o Deus que cuidou desse homem improvável chamado Davi. Deus é o Deus que cuida de cada um de nós todos os dias.

Conclusão:

Quando o momento é crítico…
1. REANIME-SE no Senhor.
2. RECUPERE a visão do céu.
3. É preciso REAGIR.

Rolar para o topo