Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Deus é Pai

DEUS É PAI

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

Quem é Deus pra você? O que Ele de fato representa na sua vida? Infelizmente, temos vivido uma relativização do Deus Pai. A Revelação de Deus como Pai é a forma mais sublime da Revelação do Deus Soberano. O conceito de Deus Pai está sendo tão distorcido nos nossos dias, que somente a Bíblia pode dizer a Verdade sobre a paternidade de Deus. O profeta Isaías fez a seguinte declaração: “… Senhor, tu és o nosso Pai…” (Isaías 64.8a).

A maioria dos problemas que a humanidade vive vem da orfandade. A orfandade traz a sensação de não pertencimento, afastamento, isolamento. Por não nos sentirmos filhos e nem aceitos, alguns sentimentos aparecem, tais como a sensação de rejeição e abandono. Mas quero dizer uma coisa a você nesta noite: embora você desconsidere a sua paternidade terrena ou tenha sérios problemas com ela, Deus não rejeita você. Espiritualmente falando, não existe a mínima possibilidade de Deus não assumi-lo como filho. Somente em Deus, você encontra a paternidade que você precisa. A Bíblia diz: “Assim, você já não é mais escravo, mas filho; e, por ser filho, Deus também o tornou herdeiro.” (Gálatas 4.7).

Quero apresentar a você o Deus Pai. Ele é extraordinário. Quero convidá-lo a conhecer esse pai que nunca decepciona seus filhos, que nunca se esquece dos seus filhos, que nunca deixa seus filhos desprovidos. Quero apresentar a você a paternidade que você precisa. Então, quais são as qualidades desse Pai?

1. Deus é PAI que cuida.

“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.30-33)

Deus é um pai que cuida e providencia tudo o que seus filhos precisam para viver. Podemos sempre confiar no cuidado e na providência de Deus. Ele, como um Pai extraordinário que é, está atento a todas as necessidades dos seus filhos. O salmista fez uma declaração linda a respeito da providência e do cuidado de Deus para com os seus filhos: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador.” (Salmo 40.17).

Quem é filho de Deus não precisa ficar ansioso e preocupado, pois sabe que tem um Pai que cuida da sua vida o tempo todo. Ele não se distrai um minuto sequer. Ele está atento a todos os detalhes do dia a dia dos seus filhos. A Bíblia diz: “Entreguem todas as suas preocupações a Deus, pois ele cuida de vocês.” (1ª Pedro 5.7).

O Pai do céu está trabalhando, cuidando e providenciando tudo para a vida dos seus filhos. Por isso, Davi quando compôs o Salmo 23, ele fez a seguinte declaração: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.” (Salmo 23.1).

“Deus não abre mão de cuidar de você.”

2. Deus é PAI que se compadece.

“Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem; pois ele sabe do que somos formados; lembra-se de que somos pó.” (Salmo 103.13,14)

Deus é um pai que não fica inerte diante das dores dos seus filhos. Deus é pai que não se alegra com o sofrimento dos seus filhos. Deus é um Pai que não tem prazer nas angústias dos seus filhos. Ele é cheio de compaixão. Através do profeta Isaías, Deus fez a seguinte declaração ao seu povo: “Será que uma mãe pode esquecer do seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Embora ela possa se esquecer, eu não me esquecerei de você! […] Eu gravei você nas palmas das minhas mãos…” (Isaías 49.15,16).

Deus não ficou parado diante do sofrimento que seu povo estava passando no Egito. Ele, como um pai maravilhoso, revelou a sua compaixão dizendo o seguinte: “De fato tenho visto a opressão sobre o meu povo no Egito, e também tenho escutado o seu clamor, por causa dos seus feitores, e sei quanto eles estão sofrendo. Por isso desci para livrá-lo das mãos dos egípcios e tirá-los daqui para uma terra boa e vasta, onde manam leite e mel…” (Êxodo 3.7,8).

Novamente, essa realidade da compaixão de Deus Pai é demonstrada por Davi em mais um trecho do Salmo 23: “Ainda que eu ande por um vale escuro como a morte, não terei medo de nada. Pois tu, ó Senhor Deus, estás comigo; tu me proteges e me diriges.” (Salmo 23.4).

3. Deus é PAI que ama.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3.16)

O amor é a essência do caráter do Pai. Você foi criado para ser alvo do Seu amor! O Pai o fez para ser amado. Essa é uma verdade sobre a qual você precisa construir sua vida. Não existe ninguém na terra que possa amá-lo como Deus Pai o ama. Não há nada que você possa fazer ou deixar de fazer para mudar a realidade de que Deus o ama. Deus Pai não somente nos ama, mas, também, demonstrou esse amor. Porque Ele amou, Ele deu provas desse amor. E a prova do amor do Pai por mim e por você se chama Jesus. Você é amado por Deus! E a morte de Jesus na cruz prova o amor de Deus por você e é o caminho que o conduz de volta para um relacionamento com Ele. A Bíblia diz:

“Mas Deus demonstra Seu por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.8).

“Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu filho único ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele. E o amor é isto: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e mandou o seu filho para que, por meio dele, os nossos pecados fossem perdoados.” (1ª João 4.9-10)

O cuidado, a provisão, a compaixão e o amor de Deus, o Pai, são plenamente representados em uma ação que muda toda a nossa vida: nossa salvação em Cristo Jesus. O Pai não mediu esforços para nos dar a salvação. Somente por Jesus temos acesso ao Pai. Jesus disse: “… Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim.” (João 14.6).

A salvação em Cristo Jesus é a grande expressão do amor de Deus Pai para que eu e você pudéssemos nos tornar seus filhos. O apóstolo João, escrevendo sua primeira carta, disse o seguinte: “Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: que fôssemos chamados filhos de Deus, o que de fato somos!” (1ª João 3.1).

Conclusão:

Deus, o Pai do Céu, é a paternidade que você precisa. Deus é a referência de cuidado, de provisão, de proteção, de compaixão, de amor e de salvação. Por isso, hoje, Ele o convida a deixar o sentimento de orfandade para trás e abraçar Sua filiação através de Jesus Cristo. A paternidade de Deus é tudo o que você precisa para desfrutar de uma vida abundante.

1. Deus é PAI que cuida.
2. Deus é PAI que se compadece.
3. Deus é PAI que ama.

Rolar para o topo