Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Dias de Crise ou Dias de Milagre?

DIAS DE CRISE OU DIAS DE MILAGRE?
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então disse Elias a Acabe: Sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva… E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos… E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes… E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça… E sucedeu que, entretanto, os céus se enegreceram com nuvens e vento, e veio uma grande chuva; e Acabe subiu ao carro, e foi para Jizreel… E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jizreel.” (1º Reis 18.41-46)
Como poderíamos descrever os tempos em que estamos vivendo? Que palavras caracterizam os nossos dias? Tempos de crise, indefinição, mudança de valores, incoerência, superficialidade, relativismo, egoísmo, individualismo, desonestidade, violência, insegurança, afastamento de Deus. Como você descreveria os dias de sua vida?

  • Dias de vitória ou de derrota?
  • Dias de paz ou de guerra?
  • Dias de alegria ou de tristeza?
  • Dias de comemoração ou de lamentação?

Como são os dias que você tem vivido? São dias de crise ou dias de milagre? Na verdade, seria tão bom se todos os milagres que precisamos ocorressem de uma hora para outra. No entanto, sabemos que não é assim que funciona, até porque se fosse comum não seria milagre.
Uma coisa é fato: os milagres geralmente nascem em meio ao cenário de crise. Se você está passando por uma crise em qualquer área de sua vida, você é um forte candidato a experimentar um milagre. Independente do nosso cenário, Deus deseja que participemos ativamente do processo de milagre que Ele quer realizar no meio da crise que vivemos.
Deus não precisa de homens para realizar milagres, porque Ele é Deus, todavia, Ele nos convida a se envolver, porque gosta de trabalhar com gente de atitude e fé. Guarde o que vou lhe dizer:

“Sua atitude e sua fé serão determinantes em seu milagre!”

É isso que vemos por toda a Bíblia:

  • Ele transforma a água em vinho, mas deseja ver servos disponíveis para encher com água os tanques primeiro.
  • Ele abre o mar, mas deseja homens que decidam pisar na água antes.
  • Ele alimenta a multidão, mas deseja ver jovens entregando o seu pão e seu peixe.
  • Ele fecha a boca dos leões, mas espera homens que entrem na cova dos leões.
  • Ele multiplica o azeite, mas deseja que você busque as vasilhas vazias.
  • Ele ressuscita o morto, mas espera que homens de fé removam as pedras.
  • Ele quebra as correntes, mas espera que você levante um louvor primeiro.
  • Ele traz o peixe, mas deseja que você primeiro lance sua rede ao mar.
  • Ele faz chover em tempos de seca, mas deseja que você primeiro tenha atitudes de fé e obediência.

Diante dessas realidades, aprenda que Deus quer que você não espere somente o milagre, mas também deseja que busque, ore, suplique, interaja, participe, contribua e seja canal dos milagres Dele. Assim fez um homem chamado Elias. Quando olhamos para o momento vivido pelo povo de Israel na época do profeta Elias, vemos que os dias não eram nada bons.

  • Era um tempo de líderes ímpios e maldosos.
  • Era um tempo de afastamento do caminho de Deus.
  • Era um tempo de depravação moral e caos social.
  • Era um tempo de terrível escassez.
  • Era um tempo de estagnação pessoal.

Ninguém realizava nada. Ninguém progredia na vida. Era um tempo muito difícil para se viver. Não havia felicidade e nem perspectiva de melhora. Fazia três anos e meio que não chovia na terra e a realidade era dura. Dias de milagres era o que o povo esperava. Porém, ali estava um profeta disposto a ter atitudes geradoras de milagre. O que Elias fez, que nós também precisamos fazer para experimentarmos dias de milagres em dias de crise? Como podemos transformar os dias de crise em dias de milagres?
Você transforma dias de crise em dias de milagres…
1. CRENDO nas promessas de Deus
“Então disse Elias a Acabe: sobe, come e bebe, porque há ruído de uma abundante chuva.” (v.41)
Já fazia três anos e meio que não chovia. Era arriscado falar de chuva naquele tempo. O mais sensato era ficar calado. Porem, o profeta não se calou porque ele acreditava naquilo que Deus havia dito para ele. Deus já havia dito que choveria:
“Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: Vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra.” (1° Reis 18.1)
Deus já havia feito esta promessa. Então Elias crê. A terra estava desértica. Mais de três anos sem chuva. A miséria reinava em Israel. Mas, Elias crê. E isso faz a diferença. Pensa comigo – um homem que viu fogo descer do céu, não iria ver água? Quem sabe no meio dessa crise instalada em nosso tempo a sua vida esteja desértica também. Nada muda, nada acontece, nenhum fato novo, nenhuma realização, nada de extraordinário, nenhum sonho concretizado. Porém, mesmo em meio à crise, tome posse dessa promessa de Deus para sua vida:

“Já se ouve o ruído de abundante chuva”.

Isso significa crer na providência milagrosa de Deus, mesmo enfrentando dias de crise. Comece pela fé a ouvir ruído de chuva abundante sobre sua vida. A única pessoa que pode impedi-lo de crer é você mesmo. Nem o mundo, nem as crises, nem o diabo pode impedi-lo!
Sejamos como o profeta Elias que não precisava de evidências físicas para crer que o milagre poderia acontecer. Bastava somente crer na promessa de Deus. Talvez o que esteja faltando em sua vida para que seus dias de crise sejam transformados em dias de milagre é um posicionamento de fé. Aproprie-se dessa verdade que vou dizer:

“Se a promessa for de Deus a realização é apenas uma questão de tempo.”

Você transforma dias de crise em dias de milagres…
2. TENDO atitudes diferentes
“E Acabe subiu a comer e a beber; mas Elias subiu ao cume do Carmelo, e se inclinou por terra, e pôs o seu rosto entre os seus joelhos.” (v.42)
Os dias de milagres não são automáticos. Eles não acontecem num passe de mágica. Eles precisam ser gerados nos joelhos. Alguém tem que pagar o preço. Deus pode operar milagrosamente, mas você precisa fazer a sua parte. Deus pode fazer um milagre no seu casamento, na sua vida pessoal, nos seus relacionamentos, na sua família, nos seus negócios, mas você precisa ter atitudes diferenciadas.
Neste texto nós observamos isso. Há um contraste entre a atitude de Acabe e a atitude de Elias. Acabe vai para um banquete, para se assentar, comer e beber como se nada tivesse acontecendo. Elias sobe ao cume do monte Carmelo para orar. Você quer experimentar dias de milagres?

  • CORRA para a presença de Deus.

Fique a sós com ele. Desfrute de sua intimidade e descubra que a presença de Deus em tempos de crise faz toda diferença para que um ambiente de milagres seja gerado. Se Deus for por você, ninguém será contra você.

  • VENÇA a PASSIVIDADE.

Não se acomode em terra seca. Seja uma pessoa de atitude diferenciada. Não fique parado, perpetuando os tempos de crise em sua vida, quando Deus tem um milagre extraordinário para você. Hoje, Deus lhe trouxe aqui para te ensinar essa verdade. Ele está dizendo para você: Se você quer conquistar um grande milagre para sua vida, vença sua passividade e venha buscar no Deus Criador, no Deus vivo e verdadeiro a sua experiência de mudança. Para isso, mova-se na direção Dele. Faça como Elias: não deixe que a passividade o impeça de receber hoje do Deus Todo-poderoso o seu milagre.

  • DESENVOLVA uma vida INTENSA de oração.

Aqui está o grande segredo de Elias. Acabe vai para o entretenimento. Elias vai para o altar de Deus. Nesta noite eu desafio você a subir no monte Carmelo, estar a sós com Deus, orar fervorosamente, colocar as suas crises diante de Deus, contar suas preocupações para Deus e experimentar um grande milagre de Deus em sua vida. Alguém disse:

“Nunca espere ter resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.”

Faça algo diferente e os resultados na sua vida serão diferentes.
Você transforma dias de crise em dias de milagres…
3. SENDO perseverante.
“E disse ao seu servo: Sobe agora, e olha para o lado do mar. E subiu, e olhou, e disse: Não há nada. Então disse ele: Volta lá sete vezes… E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça.” (v.43-44)

“A perseverança abre a porta para o milagre.”

Se o cenário ao seu redor for somente de crise, não desista. Mesmo que as evidências provem a impossibilidade de acontecer um milagre, continue perseverando em Deus porque aquilo que é impossibilidade para o homem é possibilidade para Deus. Naquele dia não havia nenhum indício de chuva. Mas, Elias continua buscando e clamando a Deus. Ele continua a perseverar. Elias não desistiu de buscar a Deus. Ele continuou orando até que na sétima vez algo aconteceu. Às vezes Deus parece demorar na concretização da promessa para que aprendamos a viver na dependência Dele. Somente Deus pode inaugurar dias de milagres. Por isso, mantenha-se perseverante.
O caminho dos dias de milagres inclui:

  • Espera paciente

“Esperei com paciência no SENHOR, e ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor.” (Salmos 40.1)
Não desista. Deus ouvirá o seu clamor.
O caminho dos dias de milagres inclui:

  • Busca constante

“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á… Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á… Ou qual dentre vós é o homem que, se seu filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra?… Ou, se lhe pedir peixe, lhe dará uma serpente?… Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhes pedirem?” (Mateus 7.7-11)
O caminho dos dias de milagres inclui:

  • Obediência completa

O segredo para uma vida de milagres é ouvir e obedecer. Deus faz milagres através de um ato de obediência. Elias ouviu a voz de Deus e obedeceu completamente.
Conclusão:
Espere por dias de milagres mesmo vivendo em dias de crise. Você transforma seus dias de crise em dias de milagres…
1. CRENDO nas promessas de Deus
2. TENDO atitudes diferentes
3. SENDO perseverante
Quero terminar com essa frase:

“Confiar em Deus é bem mais do que saber que Ele existe, é descobrir que Ele se importa.”

Rolar para o topo