Discipulado para a Igreja de Hoje
DISCIPULADO PARA A IGREJA DE HOJE
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Então, Jesus aproximou-se deles e disse: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.18-20)
“Você nunca vai ver uma igreja madura sem um discipulado eficaz.”
A missão que Jesus deu aos seus discípulos do passado não acabou. A missão de fazer discípulos que Deus deu à igreja ainda está em vigor e precisa ser cumprida.
O que faz uma igreja discipuladora? Quais são os objetivos de se consolidar pessoas através do discipulado? Que benefícios o discipulado produz?
O discipulado para a igreja de hoje…
1. Amplia o conhecimento dos discípulos na Palavra.
O que mais poderá alimentar um discípulo de Jesus do que a Palavra de Deus? É impossível crescer como discípulo de Jesus sem conhecer a Sua Palavra. As Escrituras destacam a importância do conhecimento da Palavra. Veja o que a Bíblia diz a esse respeito: “O meu povo foi destruído por falta de conhecimento…” (Oseias 4.6).
O discipulado para a igreja de hoje…
2. Impulsiona os discípulos a uma vida de santidade.
Como vimos, uma igreja que investe no discipulado leva os discípulos de Cristo ao conhecimento da Palavra. A Palavra é o instrumento que Deus usa para que o discípulo possa caminhar no processo de santificação. O desejo de Deus para vida de um discípulo de Cristo é que ele ande em santidade e faça escolhas baseadas naquilo que é santo e puro. Existe vários textos na Bíblia que comprovam a verdade de que Deus deseja a nossa santificação:
“Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: Sejam santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1.15,16)
“Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade.” (1 Tessalonicenses 4.7)
Em João 17.17, Jesus diz: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.” (João 17.17)
“O discípulo é uma pessoa em constante batalha contra o pecado para viver conforme a vontade de Deus.”
O discipulado para a igreja de hoje…
3. Garante a fé dos discípulos das próximas gerações.
Sem discipulado não há perpetuação da fé. As pessoas que estamos discipulando agora darão continuidade ao que estamos fazendo se forem bem discipuladas. Somente o discipulado garante essa continuidade. O Salmo 78 afirma que Deus nos deu um legado de fé: “… Contaremos à próxima geração os louváveis feitos do Senhor, o seu poder e as maravilhas que fez.” (Salmo 78.4).
Uma igreja que não desempenha corretamente o seu papel hoje compromete o futuro de outras pessoas. O legado de fé tem que ser perpetuado; caso contrário, a fé morrerá.
Conclusão:
O discipulado para a igreja de hoje…
1. Amplia o conhecimento dos discípulos na Palavra.
2. Impulsiona os discípulos a uma vida de santidade.
3. Garante a fé dos discípulos das próximas gerações.