É Hora de Recomeçar

É HORA DE RECOMEÇAR!

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

Como foi o seu ano de 2020? Como começou e como está terminando o seu ano? Começou bem? Está terminando bem? Começou mal? Está terminando mal? 2021 está às portas.

É claro que estamos vivendo momentos difíceis, momentos de tensão, de medo, de preocupações, de incertezas, de dores e lágrimas. No entanto, apesar dessas coisas, nós estamos começando um novo ano, um novo tempo, com novas perspectivas e novos horizontes. É tempo de recomeçar, é tempo de por-se de pé, de sacudir a poeira, de ter novos projetos, novos alvos, novos sonhos, novas perspectivas e novos propósitos na sua vida, no seu casamento, na sua família, no seu trabalho, na sua vida espiritual.
É hora de recomeçar!

Eu quero pensar com você no texto de Josué capítulo primeiro, porque aqui está registrada a história da peregrinação do povo de Israel por 40 anos no deserto sob a liderança do grande líder Moisés. Ele foi um homem que Deus levantou para tirar o Seu povo de uma amarga escravidão, conduzindo esse povo rumo à terra prometida.

Quando já estava nas fronteiras do rio Jordão, na hora de entrar na terra prometida, diz a bíblia que Moisés morre, deixando um grande vazio, um momento de grande luto, de grande desesperança rumo ao futuro, e é nesse momento de perplexidade, de medo, de futuro sombrio que Deus aparece a Josué e diz a ele:

“Meu servo Moisés está morto. Agora, pois, você e todo este povo, preparem-se para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que eu estou para dar aos israelitas. Como prometi a Moisés, todo lugar onde puserem os pés eu darei a vocês.” (Josué 1.2-3)

Aleluia! Observe que somos desafiados tantas vezes na vida a nos levantar, a recomeçar quando parece que o cenário é sombrio demais, dramático demais, é doloroso demais.

Como recomeçar depois de um luto? Como recomeçar depois de uma perda? Como recomeçar depois de uma tragédia pessoal, familiar ou mesmo nacional? Como recomeçar com os olhos molhados de lágrimas? Como recomeçar em tempos de crise? Eu quero dizer para você que, por pior que seja a situação, por mais dramática que seja realidade, Deus não morreu! Deus está no trono! Ele tem o controle de todas as coisas. Ele é poderoso para fortalecer os seus braços para você se levantar e continuar essa jornada. Porque, assim como Deus agiu no passado, ele vai agir no presente, assim como Ele foi fiel em nos preservar até aqui, Ele há de nos conduzir em triunfo daqui para frente. E, se é hora de recomeçar, o que podemos aprender com a experiência do chamado de Josué?

É hora de recomeçar, então…

1. Tenha BOM ÂNIMO

“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.” (Josué 1.6)

É hora de recomeçar, então…

2. Creia nas PROMESSAS de Deus

“Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Josué 1.5)

“De todas as boas promessas do Senhor à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram.” (Josué 21.45)

É hora de recomeçar, então…

3. Prossiga sob a PALAVRA de Deus

“Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1.7,8)

Conclusão:

Que 2021 seja o ano do seu RECOMEÇO. Seu recomeço com Deus, com sua família, com sua igreja. Seu recomeço na vida profissional e emocional. O novo tempo é agora: é hora de recomeçar.

É hora de recomeçar, então…
1. Tenha BOM ÂNIMO
2. Creia nas PROMESSAS de Deus
3. Prossiga sob a PALAVRA de Deus

Rolar para o topo