Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Empoderados pela Fé Real

EMPODERADOS PELA FÉ REAL
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.1-12)
A real fé em Cristo Jesus é naturalmente ousada. Aprendemos desde cedo que Elias tinha uma fé ousada. Eliseu, Daniel, Paulo, Pedro e os demais apóstolos também. Foram homens empoderados pela fé real. Jesus nos ensinou que, se tivéssemos fé – ainda que do tamanho de um grão de mostarda – poderíamos lançar até mesmo os montes no mar. É difícil não associar ousadia à fé, porque a fé tem que ousadamente esperar confiantemente, ainda que não veja, nem haja sinais humanos de que algo acontecerá. Mas ela sabe que acontecerá, porque o seu Senhor disse que acontecerá.
Essa história traz ensinamentos profundos a respeito da fé ousada. Podemos aprender sobre as marcas que identificam aqueles que são empoderados pela fé real. Que marcas são essas?
Os empoderados pela fé real…
1. Não se detém diante dos OBSTÁCULOS
“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.” (v.3,4)
Os empoderados pela fé real não se detém diante dos obstáculos. O cristão ousado na fé não se detém diante dos percalços, das dificuldades, dos dramas, das lutas. Antes, faz de suas batalhas oportunidades para crescer e desenvolver a sua fé. Nem sempre a vontade de Deus vem a nós por meio de portas abertas. Às vezes ela se apresenta diante de nós a partir de portas fechadas, assim como aconteceu com aqueles amigos carregando o paralítico e tentando colocá-lo diante de Jesus. Portas fechadas têm o propósito de nos fazer crescer na fé, nos exercitar na vida espiritual. Os empoderados pela fé real não desanimam diante de portas fechadas, porque entendem que Deus tem um propósito divino em toda e qualquer situação.
Se você é um empoderado pela fé real entenda que nada e nem ninguém pode paralisar aquilo que Deus está realizando em sua vida. Não se detenha diante dos obstáculos, mas use-os como um trampolim para viver a vida abundante que Deus tem para você.
Os empoderados pela fé real…
2. Colocam TODA NECESSIDADE diante de Jesus
“Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.” (v.4)
Lucas relatando a mesma história diz que aqueles homens desceram o paralítico no leito “por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus” (Lucas 5.19). Eles colocaram o seu amigo “diante de Jesus”.
Os empoderados pela fé real entendem que toda necessidade precisa ser colocada diante de Jesus. O seu problema, a sua luta, a sua enfermidade, os seus negócios, os seus sonhos e projetos precisam ser colocados diante de Jesus. Por quê? Porque essa atitude revela o quanto você acredita que Jesus pode trazer solução para cada necessidade da sua vida. Quem receber o poder da fé coloca toda necessidade diante de Jesus, pois reconhece que só Ele tem poder para transformar qualquer realidade.
Os empoderados pela fé real…
3. Têm história de MILAGRES para contar
“Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados. […] Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (v.5,10-12)
O texto termina com uma história de milagre. Aquele que antes era paralítico, recebeu a palavra de ordem de Jesus, levantou-se, pegou a sua maca e saiu daquele lugar. Agora aqueles quatro homens, cheios de uma fé ousada, tinham uma história de milagre para contar.
Todos que andam pela fé, que possuem uma fé ousada, que são empoderados pela fé real têm histórias de milagres para contar. Se o mundo tem paralisado suas forças, suas expectativas, sua vida emocional, física e espiritual, coloque sua fé real em ação e, com certeza, você terá muitas histórias de milagres para contar.
Conclusão:
Deus o trouxe aqui para lembrá-lo que, sem fé, é impossível agradá-lo. E não somente isso, mas a sua Palavra diz que o justo viverá pela fé. E não é qualquer fé, mas uma fé real que nos empodera para desfrutar de tudo aquilo que o próprio Deus já preparou para nós. Eu e vocês somos convidados a colocar a nossa fé em ação. A Bíblia diz:
“Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos. […] Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam.” (Hebreus 11.1,6)
Os empoderados pela fé real…
1. Não se detém diante dos OBSTÁCULOS
2. Colocam TODA NECESSIDADE diante de Jesus
3. Têm história de MILAGRES para contar

 

Rolar para o topo