Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Encontrando Força e Coragem para os Dias Maus

ENCONTANDO FORÇA E CORAGEM PARA OS DIAS MAUS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Que desgraça a minha! Sou como quem colhe frutos de verão na respiga da vinha; não há nenhum cacho de uvas para provar, nenhum figo novo que eu tanto desejo. Os piedosos desapareceram do país; não há um justo sequer. Todos estão à espreita para derramar sangue; cada um caça seu irmão com uma armadilha. Com as mãos prontas para fazer o mal o governante exige presentes, o juiz aceita suborno, os poderosos impõem o que querem; todos tramam em conjunto. O melhor deles é como espinheiro, e o mais correto é pior que uma cerca de espinhos. Chegou o dia anunciado pelas suas sentinelas, o dia do castigo de Deus. Agora reinará a confusão entre eles. Não confie nos vizinhos; nem acredite nos amigos. Até com aquela que o abraça tenha cada um cuidado com o que diz. Pois o filho despreza o pai, a filha se rebela contra a mãe, a nora, contra a sogra; os inimigos do homem são os seus próprios familiares. Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor, esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá. Não se alegre a minha inimiga com a minha desgraça. Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz. Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça. Então a minha inimiga o verá e ficará coberta de vergonha, ela, que me disse: ‘onde está o Senhor, o seu Deus?’ Meus olhos verão a sua queda; ela será pisada como o barro das ruas. O dia da reconstrução dos seus muros chegará, o dia em que se ampliarão as suas fronteiras virá. Naquele dia virá a você gente desde a Assíria até o Egito, e desde o Egito até o Eufrates, de mar em mar e de montanha a montanha. Mas a terra será desolada por causa dos seus habitantes, em consequência de suas ações.” (Miqueias 7.1-13)

Miqueias olhou para a terra e seu coração ficou cheio de medo e desespero, mas, quando olhou para o céu, sua alma se encheu de esperança, força e coragem para enfrentar os dias maus. Através da sua experiência, o profeta nos ensina que é possível encontrar força e coragem para enfrentar os dias maus. Suas palavras não são apenas de medo e desespero, mas, principalmente, de confiança e esperança. Por isso, de acordo com a experiência do profeta Miqueias, como podemos enfrentar os tempos difíceis que estamos vivendo? Como podemos encontrar força e coragem para os dias maus?

Para encontrar força e coragem para os dias maus…

1. Direcione seu OLHAR para Deus e não para os PROBLEMAS.

“Mas, quanto a mim, ficarei atento ao Senhor…” (Miqueias 7.7)

Em outra tradução, encontramos a seguinte expressão: “Eu, porém, olharei para o Senhor…”. No dia mais difícil, cheio de circunstâncias desesperadoras, encharcado de problemas, o profeta direcionou o seu olhar para Deus e encontrou nele seu porto seguro, força e coragem, abrigo e refúgio para sua alma.

Para encontrar força e coragem para os dias maus…

2. Decida ESPERAR em Deus e não em respostas HUMANAS.

“Mas, quanto a mim, ficarei […] esperando em Deus, o meu Salvador, pois o meu Deus me ouvirá.” (Miqueias 7.7)

Em face do tempo difícil que ele e seu povo estavam vivendo, o profeta Miqueias decidiu esperar em Deus ao invés de ficar aguardando respostas humanas. Não havia mais nenhuma expectativa de que algum homem pudesse trazer força e coragem ao povo para enfrentar seus dias maus. Davi fez a seguinte composição quando do enfrentamento dos seus dias maus: “O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor? O Senhor é o meu forte refúgio; de quem terei medo? […] Pois no dia da adversidade ele me guardará protegido em sua habitação; no seu tabernáculo me esconderá e me porá em segurança. […] Espere no Senhor. Seja forte! Coragem! Espere no Senhor.” (Salmos 27.1,5,14).

O profeta Isaías amplia esse entendimento. Ele descreve de forma perfeita os benefícios na vida de todos aqueles que, no meio do combate dos dias difíceis, decidem esperar em Deus: “Mas os que esperam no Eterno renovam as suas forças. Abrem as asas e voam alto como águias, correm e não se cansam, andam e não ficam exaustos.” (Isaías 40.31 AM).

Para encontrar força e coragem para os dias maus…

3. Aplique FÉ no AGIR de Deus e não na FORÇA do seu BRAÇO.

“Embora eu tenha caído, eu me levantarei. Embora eu esteja morando nas trevas, o Senhor será a minha luz. Por eu ter pecado contra o Senhor, suportarei a sua ira até que ele apresente a minha defesa e estabeleça o meu direito. Ele me fará sair para a luz; contemplarei a sua justiça. […] O dia da reconstrução dos seus muros chegará, o dia em que se ampliarão as suas fronteiras virá.” (Miqueias 7.8-9,11)

Miqueias entende que a queda do povo não é fatal. Os filhos de Deus podem tropeçar, podem cair, mas eles não ficam caídos. Por iniciativa do próprio Deus, Ele mesmo os levanta e os tira desse ambiente de fraqueza e medo para um ambiente de força e coragem. Ao aplicar fé no agir de Deus, o profeta Miqueias compreende que não precisa fazer justiça com suas próprias mãos. Numa visão profética, Miqueias contempla, pelos olhos da fé, o tempo quando Jerusalém seria reconstruída e seus limites seriam ampliados e as fronteiras de Israel alargadas. O apóstolo Paulo escreveu o seguinte: “Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desesperados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos.” (2ª Coríntios 4.8,9).

Conclusão:

Para encontrar força e coragem para os dias maus…
1. Direcione seu OLHAR para Deus e não para os PROBLEMAS.
2. Decida ESPERAR em Deus e não em respostas HUMANAS.
3. Aplique FÉ no AGIR de Deus e não na FORÇA do seu BRAÇO.

Rolar para o topo