Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Enraizados

ENRAIZADOS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.1-3)

O Salmo 1 nos apresenta o contraste entre dois caminhos: o caminho do justo e o caminho do ímpio. O justo é comparado a uma árvore firmemente plantada junto às correntes de águas, cujas raízes profundas garantem vigor, estabilidade e frutificação. A imagem da árvore enraizada representa a vida do cristão que se aprofunda em Deus e que não se contenta com uma fé superficial. Em contrapartida, os ímpios são comparados à palha, sem peso, sem direção, levados pelo vento, fracos, vulneráveis, sem fruto e sem vida. É por isso que essa mensagem nos convida a refletir sobre o tipo de vida que temos vivido. Vamos continuar vivendo como palha, assim como os ímpios vivem, ou vamos escolher viver como árvores, com raízes profundas em Deus? Com certeza, a melhor decisão que podemos tomar é estarmos enraizados em Deus. E quais são os benefícios de estarmos enraizados em Deus?

Quando estamos enraizados em Deus…

1. Evitamos caminhos de destruição.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmo 1.1)

Uma vida enraizada em Deus começa com separação e discernimento. Quem deseja aprofundar-se em Deus precisa recusar os caminhos que conduzem à sua destruição. Estar enraizado é saber dizer “não” a ambientes, conversas e conselhos que enfraquecem a fé. Não se trata de isolamento, mas de posicionamento.

“A árvore saudável não cresce em solo contaminado.”

“Um coração enraizado em Deus rejeita aquilo que contradiz os Seus princípios.”

Quando estamos enraizados em Deus…

2. A Sua Palavra se torna fonte de prazer em nossa vida.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.” (Salmo 1.2)

A Palavra de Deus não é uma obrigação para quem está enraizado Nele, mas uma fonte constante de alegria e nutrição espiritual. Esse prazer na Palavra molda o caráter, renova a mente e alinha os desejos do coração à vontade do Senhor. Estar enraizado em Deus é entender que a Sua Palavra não é ocasional, mas essencial. A árvore cresce quando absorve água e nutrientes da terra. Da mesma forma, aquele que está enraizado em Deus cresce quando se alimenta da Sua Palavra.

“Raízes se aprofundam quando existe fome e sede pela Palavra.”

Quando estamos enraizados em Deus…

3. Desfrutamos de uma vida estável e frutífera.

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.3)

Essa metáfora usada pelo compositor revela uma vida que não apenas permanece de pé em tempos difíceis, mas também frutifica. A estabilidade e a produtividade vêm das raízes que estão bem aprofundadas em Deus. Uma árvore enraizada junto ao ribeiro não depende da chuva porque tem acesso contínuo à água. Isso significa que aquele que está enraizado em Deus não é dominado pelas circunstâncias desta vida porque sua fonte de sustento é o próprio Deus. Frutificar “no tempo certo” indica maturidade e perseverança. Por isso, se você está enraizado em Deus, não precisa se preocupar, pois, naturalmente, vai produzir frutos no tempo certo. Não existe frutificação e estabilidade sem profundidade.

“Árvores cujas raízes são rasas até parecem vivas por fora, mas não geram frutos consistentes.”

Conclusão:

O Salmo 1 nos ensina que aquele que aprofunda suas raízes em Deus não é perfeito, mas é comprometido em andar com Deus, em meditar e praticar a Sua Palavra e em frutificar mesmos em tempos difíceis. Que sejamos como árvores plantadas junto à beira de águas correntes, que dão o seu fruto no tempo certo, cujas folhas não murcham e tudo o que fazem, prosperam.

“O mundo precisa de enraizados, não de folhas secas.”

Rolar para o topo