Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Entrando em Campo pela Educação dos Filhos (quinta – 05/06/2014)

ENTRANDO EM CAMPO PELA EDUCAÇÃO DOS FILHOS
mensagem pregada pelo Pr. Sandro Aquino (Projeto Família)
O DESAFIO DE COLOCARMOS TODOS OS NOSSOS FILHOS NA ARCA
Texto Bíblico: Gênesis 6:8; 13-18, 22; 7:7; 9:1,11
Noé (Conforto e Descanso) tinha um grande desafio naquela época, assim como os pais de hoje em dia: colocar todos os nossos filhos na Arca do Senhor!
Sabe qual é o sonho de Deus? TODA FAMÍLIA NA ARCA! E sabe qual é a esperança do Eterno? UMA VEZ A FAMÍLIA TER ENTRADO NA ARCA (SALVAÇÃO EM CRISTO), JAMAIS A ARCA DA ALIANÇA (PRESENÇA DE DEUS) POSSA SAIR DE DENTRO DA FAMÍLIA! (CASA DE OBEDE-EDON – 2º Samuel 6:11)
O sonho de todo pai, é que seus filhos estejam dentro da Arca e não perdidos e mortos fora dela! Para isso, os pais devem assumir o seu papel de SACERDOTES E EDUCAR OS SEUS FILHOS À MANEIRA DE DEUS!!!
A Bíblia diz que os filhos são como flechas nas mãos de seus pais (Salmos 127:4). Isso significa que, quem lança a flecha são os pais, ou seja, todo direcionamento dos filhos, seja ele no campo espiritual, emocional e material, tem que partir dos pais.
NOSSO PAPEL, COMO PAIS, É DIRECIONAR, MAS, PARA ISSO, TEMOS QUE ESTAR NA DIREÇÃO CERTA!!!
Noé estava na direção de Deus e pôde direcionar os seus filhos para a mesma direção! Noé não estaria tranqüilo se os seus filhos não estivessem na Arca.
COMO ESTÁ O TEU PAPEL COMO SACERDOTE EM EDUCAR OS SEUS FILHOS À MANEIRA DE DEUS?
Grandes homens de Deus foram brilhantes em diversas áreas da vida, mas fracassaram como pais. Dos vários exemplos negativos, gastaria de frisar o exemplo do sacerdote Eli! Este sacerdote não educou os seus filhos à maneira de Deus, e muito menos, corrigiu-os e disciplinou-os no temor do Senhor; O sacerdote Eli foi frouxo na disciplina dos filhos, porque ele amava mais os seus filhos do que a Deus. Retendo a disciplina dos filhos, lançou-os no abismo do pecado (1Sm 2:12,17, 22, 29-36).
Será que nós não estamos lançando nossos filhos no abismo todas às vezes que realizamos seus caprichos, ao invés de exortá-los, corrigi-los e realizarmos a vontade de Deus sobre suas vidas? Será que temos ensinado os princípios de Deus para nossos filhos através do nosso exemplo? (Dt 6:6-7).
AS PALAVRAS CONVENCEM, MAS O EXEMPLO ARRASTA!
Não adianta você querer ensinar algo para os seus filhos, se você não está vivendo!!!
Por que os filhos de Noé entraram na Arca? Será que foi porque seu pai mandou ou eles viram um exemplo de fé, submissão e obediência do seu pai para com Deus?
Exemplos de pais que ensinaram princípios de Deus sobre a vida dos seus filhos:
1. ABRAÃO – O PRINCÍPIO DA CONFIANÇA EM DEUS (Gênesis 22:8)
Este é um dos principais princípios, que como pais, devemos estar ensinando aos nossos filhos. Que, mesmo em um momento em que não há saída, a nossa confiança em Deus proverá a solução. Se ensinarmos nossos filhos a confiarem em Deus, eles não vão precisar confiar na força dos seus próprios braços!!!
2. JOQUEBEDE – O PRINCÍPIO DA DEPENDÊNCIA DE DEUS (Êxodo 2:1-3)
Joquebede era mãe de Arão, Miriã e Moisés. Seu nome significa “O Senhor é a Glória”. Ela foi um dos maiores exemplos de dependência de Deus! Por quê? Moisés nasceu em uma época em que faraó decretou a morte de todas as crianças do sexo masculino (Ex 2), porém ela escondeu o seu filho por três meses, e quando não podia mais escondê-lo, fez um cesto e o colocou em meio a vegetação do rio Nilo.
Imagine as emoções daquela mulher: “Senhor! Até aqui eu fiz o que estava ao meu alcance fazer, porém agora, eu só dependo de Ti, é com o Senhor!”. ELA TINHA A CONSCIÊNCIA DE TER FEITO TUDO O QUE PODIA, ENQUANTO HAVIA TEMPO!
Será que nós como pais, temos feito tudo o que podemos pelos nossos filhos enquanto existe tempo? Faça tudo o que você pode para direcioná-lo ao caminho certo: Ensine o caminho de Deus, mostre quem é Deus, ore por ele e com ele, discipline quando ele errar, pois quem ama educa, ou seja, corrige, motive e encoraje o seu filho para ele ser alguém bem sucedido na sociedade, etc.
FAÇA A SUA PARTE COMO PAI PARA AMANHÃ VOCÊ NÃO SENTIR REMORSO!!!
3. RISPA – O PRINCÍPIO DA PROTEÇÃO (2º Samuel 21:1-14)
Concubina de Saul que teve seus dois filhos mortos (Armoni e Mefibosete). A Bíblia diz que, mesmo os seus filhos estando mortos, ela foi proteger os corpos dos filhos de dia e de noite! Nós pais somos os protetores dos nossos filhos, e por mais que eles andem no vale da sombra marte, a nossa oração irá protegê-los! E amanhã eles vão proteger os filhos deles!!!!
4. MARIA – O PRINCÍPIO DA OBEDIÊNCIA À DEUS (Lucas 1:26-38)
Prontidão em obedecer era uma virtude de Maria e também de José. Se queremos que nossos filhos obedeçam as autoridades, a começar da nossa, eles precisam ver em nós este princípio da obediência. Isto se chama HONRA!
5. PAI DO FILHO PRÓDIGO – O PRINCÍPIO DO PERDÃO E DA GRAÇA DE DEUS (Lucas 15:11-32)
Tinha algo na casa daquele pai que o filho resolveu voltar. Naquela casa havia tinha a graça de um pai que não desistiu daquele que se rebelou, se afastou e estava perdido (Esperou, recebeu, perdoou, restituiu e celebrou). Naquela casa havia a graça de um pai que não desistiu do filho mais velho que estava cheio de amargura.
Como o pai cura o filho infeliz: Primeiro: Chama-o de filhos. Segundo: Lembra a intimidade, tu sempre estás comigo. Terceiro: Ele mostra a herança – “…tudo o que é meu é teu…”. Não viva como escravo sendo filhos.
Naquela casa havia a graça do pai que sabia que o perdão era o caminho para curar a família. Não existe outro caminho que leva a cura de uma família a não o do perdão.
 

Rolar para o topo