Eu Sou a Porta das Ovelhas
SÉRIE “QUEM É JESUS?” | 03/07
EU SOU A PORTA DAS OVELHAS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Jesus, pois, lhes afirmou de novo: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não lhes deram ouvido. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.7-10)
Jesus afirma categoricamente: “Eu Sou a Porta da Ovelhas”. O que Jesus estava querendo comunicar com essa declaração? Ao afirmar ser a Porta das Ovelhas, Jesus estava se comparando com os pastores daquela época que dormiam na porta do curral e se colocavam como proteção entre as ovelhas e os ladrões e salteadores. Quando afirma ser a porta, está ensinando que possui direitos sobre o rebanho e que somente com Ele as ovelhas estão em segurança. Na verdade, Jesus veio para dar a vida pelas ovelhas e guardá-las de todo o mal.
Diante disso, gostaria de apresentar cinco verdades sobre Jesus como a Porta das Ovelhas que proporcionam total segurança para aqueles que o seguem.
Como porta das ovelhas…
1. Jesus é SALVADOR.
“Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo.” (João 10.9)
Sobre si mesmo, Jesus declarou: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (João 14.6).
O apóstolo Pedro falando sobre Jesus disse: “Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12).
Em Jesus, que é a Porta, encontramos salvação.
Como porta das ovelhas…
2. Jesus oferece LIBERDADE.
“… Se alguém entrar por mim […] entrará e sairá.” (João 10.9)
Paulo estava plenamente consciente disso, o que o levou a declarar aos Gálatas: “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto, permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente a um jugo de escravidão.” (Gálatas 5.1).
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará… Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (João 8.32;36)
Em Jesus, que é a Porta, encontramos verdadeira liberdade!
Como porta das ovelhas…
3. Jesus declara ser nossa PROVISÃO.
“… Se alguém entrar por mim […] achará pastagem.” (João 10.9)
Em Jesus, que é a Porta, encontramos provisão.
Como porta das ovelhas…
4. Jesus CUIDA e PROTEGE.
“… O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir…” (João 10.10a)
O salmista confirmou essa verdade ao declarar: “Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmos 23.4).
Em Jesus, que é a Porta, encontramos cuidado e proteção.
Como porta das ovelhas…
5. Jesus promete VIDA ABUNDANTE.
“… eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.” (João 10.10b)
Em Jesus, que é a Porta, encontramos a vida abundante.
Conclusão:
Jesus não é apenas uma porta. Ele é a porta das Ovelhas. Aqueles que entram por ela encontram, salvação, liberdade, pastagem, cuidado, proteção e vida abundante.