Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Filhos Não Tão Modernos

SÉRIE “FAMÍLIAS NÃO TÃO MODERNAS” | 02/03
FILHOS NÃO TÃO MODERNOS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isso é justo. Honra teu pai e tua mãe, este é o primeiro mandamento com promessa: para que tudo te corra bem e tenhas longa vida sobre a terra.” (Efésios 6.1-3)

“A atual geração de jovens pais é, possivelmente, a última geração que obedeceu a seus pais e a primeira geração que obedecerá os seus filhos.” (Ricardo Agreste)

“O declínio da autoridade parental tem criado uma geração sem autodomínio e sem freio, permissiva, que vive em função dos prazeres do consumo exagerado.” (Christopher Lasch)

A soma da autoridade distorcida dos pais mais a autonomia exaltada do indivíduo pela cultura tem, pelo menos, três resultados:

• Uma geração SEM LIMITES.

Os limites foram jogados na lata do lixo. A geração de hoje dos filhos bate no peito e diz: “eu posso tudo, eu não preciso me render a ninguém, eu não preciso me render a leis, eu não preciso me render a nada”. Uma geração sem limites.

• Uma geração SEM RESPEITO a AUTORIDADES.

Uma geração que não respeita os pais. Uma geração sem respeito pelos professores. É uma geração que grita, que coloca palavrões pesados nas redes sociais pelas autoridades constituídas. Infelizmente, estamos diante de uma geração que não sabe o que respeito. A geração atual é a geração que ama a diversidade, mas odeia a autoridade, que respeita o diferente, mas não se submete. Receber críticas e correções é algo imperdoável para essa geração que ocupa e ocupará no futuro os lugares mais proeminentes na sociedade.

• Uma geração SEM RESISTÊNCIA a FRUSTRAÇÕES.

Essa geração possui uma hipersensibilidade à frustração e à pressão. São os caras mais inteligentes da sua empresa, mas que, quando levam um fora da namorada, falam que vão se matar. São pessoas excepcionais naquilo que falam, mas quando levam uma crítica do patrão, quando levam uma crítica no emprego, entram num declínio depressivo profundo e começam a questionar o sentido da vida. Uma geração que não sabe lidar com as emoções.

Diante dessa realidade, entendemos que todos nós, como filhos que somos, precisamos dar uma resposta pra isso, precisamos dar uma resposta para essa geração que está crescendo. E, para isso, precisamos ter a consciência de que não necessitamos de mais conhecimento, estamos encharcados de conhecimento. O que precisamos é de sabedoria. E como podemos buscar mais sabedoria?

“O temor do Senhor é o princípio [chave] da sabedoria. Os insensatos desprezam a sabedoria e a instrução.” (Provérbios 1.7)

O livro de Provérbios traz para nós alguns diálogos entre pais e filhos, e falando de filhos não tão modernos, nós encontramos nos nove primeiros capítulos de Provérbios, dez discursos de um pai aconselhando o seu filho e as atitudes desse filho ao ouvir o seu pai. Hoje, vamos mergulhar em um desses diálogos que nos dará grandes ensinamentos. Abra sua Bíblia no capítulo 4 do livro de Provérbios. A partir do diálogo que acontece nesse capítulo, quais são as características dos filhos não tão modernos?

Filhos não tão modernos…

1. OUVEM a voz da sabedoria.

“Ouçam, meus filhos, a instrução de um pai; estejam atentos e obterão discernimento. O ensino que ofereço a vocês é bom; por isso não abandonem a minha instrução.” (Provérbios 4.1-2)

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)

Filhos não tão modernos…

2. AMAM a sabedoria.

“Quando eu era menino, ainda pequeno, em companhia de meu pai, um filho muito especial para minha mãe, ele me ensinava e me dizia: Apegue-se às minhas palavras de todo o coração; obedeça aos meus mandamentos, e você terá vida. Não abandone a sabedoria, e ela o protegerá; ame-a, e ela cuidará de você. O conselho da sabedoria é: Procure obter sabedoria; use tudo o que você possui para adquirir entendimento. Dedique alta estima à sabedoria, e ela o exaltará; abrace-a, e ela o honrará. Ela porá um belo diadema sobre a sua cabeça e dará de presente a você uma coroa de esplendor.” (Provérbios 4.3-9)

“Mostra-me a tua agenda e eu te direi a quem serves.”

Filhos não tão modernos…

3. São CONDUZIDOS pela sabedoria.

“Ouça, meu filho, e aceite o que digo, e você terá vida longa. Eu o conduzi pelo caminho da sabedoria e o encaminhei por veredas retas. Assim, quando você por elas seguir, não encontrará obstáculos; quando correr, não tropeçará. Apegue-se à instrução, não a abandone; guarde-a bem, pois dela depende a sua vida. Não siga pela vereda dos ímpios nem ande no caminho dos maus. afaste-se e não se detenha. Porque eles não conseguem dormir enquanto não fazem o mal; perdem o sono se não causarem a ruína de alguém. Pois eles se alimentam de maldade, e se embriagam de violência. A vereda do justo é como a luz da alvorada, que brilha cada vez mais até a plena claridade do dia. Mas o caminho dos ímpios é como densas trevas; nem sequer sabem em que tropeçam.” (Provérbios 4.10-19)

Conclusão:

Filhos não tão modernos…
1. OUVEM a voz da sabedoria.
2. AMAM a sabedoria.
3. São CONDUZIDOS pela sabedoria.

Rolar para o topo