Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Gideão – O Passo da Superação

“PASSOS DE FÉ” | 07/07
GIDEÃO – O PASSO DA SUPERAÇÃO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho

Texto Bíblico: Juízes 6-8

Hoje, examinaremos três pontos cruciais na vida de Gideão que nos conduzem ao caminho da superação.

Para dar o passo da superação…

1. ACEITE o seu CHAMADO.

“Então o Anjo do Senhor veio e sentou-se sob a grande árvore de Ofra, que pertencia a Joás. Gideão, filho de Joás, estava malhando o trigo num tanque de prensar uvas, para escondê-lo dos midianitas… Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: ‘O Senhor está com você, poderoso guerreiro’… ‘Ah, Senhor’, Gideão respondeu, ‘se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: ‘Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?’. Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã’… O Senhor se voltou para ele e disse: ‘Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?’… ‘Ah, Senhor’, respondeu Gideão, ‘como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família’… ‘Eu estarei com você’, respondeu o Senhor, ‘e você derrotará todos os midianitas como se fossem um só homem’.” (Juízes 6.11-16)

Mesmo em meio à sua insegurança e fraqueza, Deus viu em Gideão um potencial que ele próprio não reconhecia. O Senhor o chamou para uma missão extraordinária, mostrando que não importa quão incapaz nos sentimos, Ele nos capacita para os grandes desafios.

“O Deus que nos chama é o mesmo que nos capacita quando nos sentimos incapazes.”

Sua resposta inicial foi de incredulidade, mas Deus o encorajou, garantindo-lhe Sua presença e poder. Deus mudou a maneira como Gideão se via, chamando-o de “homem valente” e “forte.”

“Deus enxerga em nós aquilo que não somos capazes de enxergar.”

Assim como Gideão, podemos encontrar força e coragem ao confiar em Deus e em sua promessa de estar conosco em todas as circunstâncias.

Para dar o passo da superação…

2. OBEDEÇA a Deus mesmo que você NÃO ENTENDA.

Antes de enfrentar os midianitas em batalha, Deus instruiu Gideão a reunir um exército. Inicialmente, Gideão convocou um grande número de homens, mas Deus disse a ele que o exército era grande demais e que queria mostrar que era Ele quem daria a vitória. Então, Deus pediu a Gideão para conduzir um teste para selecionar os homens que seriam parte do exército. Deus instruiu Gideão a levar os homens até um rio e observar a maneira como eles beberiam água. Apenas os que bebessem da água levando-a à boca com as mãos, em vez de abaixar o rosto diretamente na água, seriam selecionados. Aqueles que se inclinassem para beber diretamente da água seriam dispensados. No final, apenas trezentos homens beberam água levando-a à boca com as mãos, enquanto os outros se inclinaram para beber diretamente. Após isso, o Senhor disse a Gideão:

“Com os trezentos homens que lamberam a água, livrarei vocês e darei os midianitas em suas mãos.” (Juízes 7.7)

Gideão obedeceu às instruções de Deus, mesmo que parecessem ilógicas aos olhos humanos. Ele aprendeu que a fé verdadeira é testada nas situações mais desafiadoras da vida.

Para dar o passo da superação…

3. CONFIE que a VITÓRIA vem de Deus.

“Quando os trezentos tocaram suas trombetas, o Senhor fez com que todos os homens de Midiã lutando no acampamento se voltassem uns contra os outros com as espadas na mão”. (Juízes 7.22)

Gideão não precisou de muitos homens de guerra, mas somente com trezentos corajosos e preparados para lutar, seguindo o comando do próprio Deus, ele venceu aquela batalha. O que podemos aprender aqui com Gideão, é quando Deus chama, Ele dá as estratégias de guerra para nossa vitória. Não precisamos temer a ordem do Senhor, pois Ele vai à nossa frente, nos garantindo a vitória.

Conclusão:

A história de Gideão nos inspira a dar o passo da superação em nossas próprias vidas. Ao responder ao chamado de Deus com fé, obedecer às Suas instruções mesmo quando parecem impossíveis e confiar em Sua intervenção sobrenatural, podemos experimentar a vitória e a glória de Deus em nossas vidas. Que possamos seguir o exemplo de Gideão e confiar plenamente no poder de Deus para nos conduzir à superação.

Rolar para o topo