Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Graça Restauradora

GRAÇA RESTAURADORA

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho

“Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, compareceu diante de Davi, prostrou-se, rosto em terra. ‘Mefibosete?’, perguntou Davi. Ele respondeu: ‘Sim, sou teu servo’. ‘Não temas’, disse-lhe Davi, ‘pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa’.” (2 Samuel 9. 6-7)

A situação de Mefibosete diante da bondade de Davi é uma ilustração da graça de Deus para com o pecador que, nas palavras do filho Jônatas, “não passa de um cão morto”. Com a trajetória de dor desse homem podemos aprender verdades acerca da infinita graça de Deus em relação a cada um de nós. O que aprendemos com a história de vida de Mefibosete?

A graça restauradora…

1. Alcança QUEM NÃO MERECE.

Mefibosete é agraciado pela lealdade do rei. Davi está no trono de Israel. Tem um exército poderoso. Deus tem abençoado o seu reinado, que prospera e se expande. Em meio a prosperidade, Davi se lembra de seu querido amigo Jônatas e da aliança que fizera com ele, de ser bondoso com sua descendência. Davi, então, quer saber: “Certa ocasião Davi perguntou: Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar lealdade por causa de minha amizade com Jônatas?” (2 Samuel 9.1).

Assim como Davi estendeu sua bondade a alguém sem méritos, Deus nos dá sua graça sem merecimentos. A graça de Deus é seu favor a quem não merece, mas que dela necessita. A graça restauradora de Deus não impõe condições, ela alcança quem não merece!

A graça restauradora…

2. Estende-se a quem parece IRRECUPERÁVEL.

A situação de Mefibosete o torna indigno aos olhos humanos. Os súditos de Davi falaram que Ziba, antigo servo de Saul, podia saber de algum descendente de Jônatas. Ziba é trazido à presença do rei Davi para responder à sua pergunta: “Então chamaram Ziba, um dos servos de Saul, para apresentar-se a Davi, e o rei lhe perguntou: ‘Você é Ziba?’. ‘Sou teu servo’, respondeu ele. Perguntou-lhe Davi: ‘Resta ainda alguém da família de Saul, a quem eu possa mostrar a lealdade de Deus?’. Respondeu Ziba: ‘Ainda há um filho de Jônatas, aleijado dos pés’.” (2 Samuel 9.2,3).

Somos seres caídos. Nossa inclinação é para o mal. Todos nós pecamos. Todos nós somos permanentemente aleijados na terra. No entanto, foi nesse estado decaído que aprouve a Deus demonstrar o seu amor para conosco, mostrando ao mundo que aquele que, aos olhos da sociedade, parece ser irrecuperável, pode ser recuperado pela graça restauradora de Deus. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.8).

A graça restauradora…

3. REPOSICIONA a vida.

A vida de Mefibosete foi reposicionada. Ela estava fora do propósito de Deus. Por isso, Mefibosete é trazido de um lugar árido, seco, desértico para o palácio. Davi quer saber onde estava Mefibosete e o rei descobre: “Na casa de Maquir, filho de Amiel, em Lo-Debar.” (2 Samuel 9.4).

Davi mandou trazer Mefibosete do lugar de esquecimento e humilhação onde ele habitava para reposicioná-lo perto de si em Jerusalém, a capital do Reino. Deus fez o mesmo por nós através de Jesus. Ele nos resgatou da nossa Lo-Debar pessoal de escravidão e miséria.

A graça restauradora…

4. Motiva a aceitar o FAVOR REAL.

Mefibosete aceita o favor real. No início, ele estava com medo quando foi encontrado. Ele pensou que iria morrer. Mas Davi não ministra medo ou morte. Davi ministra graça. Davi não queria humilhá-lo, mas exaltá-lo. Então ele diz: “‘Não temas’, disse-lhe Davi, ‘pois é certo que eu tratarei com bondade por causa de minha amizade com Jônatas, seu pai. Vou devolver-lhe todas as terras que pertenciam a seu avô Saul; e você comerá sempre à minha mesa’.” (2 Samuel 9.7).

Diante de tamanha honra, Mefibosete reconhece que nada merece, comparando-se como um cão morto. Ele só pôde aceitá-lo humildemente. O favor do Rei está disponível para você hoje.

Conclusão:

A vida Mefibosete terminou muito melhor que começou. Mefibosete recebe a restituição de sua herança. A bondade de Davi é generosa: ele restituiu a Mefibosete as terras, a herança de seu pai. Mefibosete recebeu provisão com fartura. A graça restauradora de Deus é oferecida a você hoje assim como a graça do rei Davi foi oferecida a Mefibosete. Mefibosete não rejeitou o favor do rei Davi e sua vida foi completamente transformada. Portanto, não rejeite o favor de Deus através da sua graça restauradora nesta manhã.

A graça restauradora…
1. Alcança QUEM NÃO MERECE.
2. Estende-se a quem parece IRRECUPERÁVEL.
3. REPOSICIONA a vida.
4. Motiva a aceitar o FAVOR REAL.

Rolar para o topo