Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Jefté – Você Nasceu para Vencer

SÉRIE “IMPROVÁVEIS” | 08/08
JEFTÉ – VOCÊ NASCEU PARA VENCER

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente. Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade. A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.1-3)

Jefté tinha tudo para dar errado. Ele nasceu e viveu em um contexto familiar disfuncional. Sua mãe era prostituta, seu pai tinha muitos filhos de outros relacionamentos. Ele foi expulso de casa pelos seus irmãos. Se a história terminasse aqui, saberíamos quem foi Jefté, um bastardo e indigno de sua família e sua terra. Alguém lançado à marginalidade, sem pai, mãe, irmãos e sem lar. Tendo que vencer os traumas para se posicionar de forma relevante na sociedade. No entanto, algo interessante aconteceu a Jefté após ser expulso de casa: “Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.3).

A história demonstra um homem motivado e disposto a vencer, tanto que chama a atenção dos anciãos de Israel e, em um momento crítico da nação, ele é lembrado e solicitado: “Os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. Disse-lhes Jefté: Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades? Apesar disso, agora estamos apelando para você, responderam os líderes de Gileade. Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade.” (Juízes 11.5-8).

“O passado de uma pessoa não impede que Deus opere poderosamente em sua vida.”

Por quê? Porque você não é o seu passado. Você não é a sua história de dor. Você nasceu para vencer. Nasceu para superar tudo aquilo que lhe aconteceu. Sendo assim, o que podemos aprender com a história de Jefté?

Você nasceu para vencer, então…

1. Acredite que Deus vê em você QUALIDADES que ninguém vê.

“Jefté, o gileadita, era um guerreiro valente…” (Juízes 11.1a)

Em outra tradução a Bíblia diz: “Era, então, Jefté, o gileadita, homem valente e valoroso…” (Juízes 11.1a).

Para as pessoas e até mesmo seus irmãos, Jefté era apenas um bastardo filho de uma prostituta. Mas, para Deus não! Para Deus ele era um valente e valoroso guerreiro. Ele era importante. Ele tinha qualidades de guerreiro. Acredite que o olhar de Deus sobre você é totalmente diferenciado. Ele enxerga em você o que ninguém ou você mesmo não consegue enxergar. A Bíblia confirma essa verdade quando diz: “… O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1º Samuel 16.7b).

Você nasceu para vencer, então…

2. Acredite que Deus tem um PROPÓSITO para sua vida.

“Sua mãe era uma prostituta; seu pai foi Gileade.” (Juízes 11.1b)

Ninguém nasce por acaso. Você não é um acidente. Se você veio ao mundo é porque Deus tem um propósito em sua vida. Sobre isso a Bíblia diz: “Muito antes que ele estabelecesse os fundamentos da terra, ele já pensava em nós e nos escolheu como alvo do seu amor.” (Efésios 1.4a).

Não importa seu passado, quem você foi, quem são seus pais. Deus tem um propósito em sua vida. Talvez nem o próprio Jefté cria que Deus pudesse usar sua vida. No entanto, escute isso:

“Deus não olha nosso passado para decidir nosso futuro.”

Quando Deus trabalha em nós, Ele sempre está visando o nosso bem. A Bíblia confirma essa verdade ao dizer:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28).

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Você nasceu para vencer, então…

3. Acredite que os dias difíceis VÃO PASSAR.

“A mulher de Gileade também lhe deu filhos, que quando já estavam grandes, expulsaram Jefté, dizendo: Você não vai receber nenhuma herança de nossa família, pois é filho de outra mulher. Então Jefté fugiu dos seus irmãos e se estabeleceu em Tobe. Ali um bando de vadios uniu-se a ele e o seguia.” (Juízes 11.2-3)

Embora sendo um homem valente e valoroso, Jefté passou por um tempo muito difícil. Ele foi humilhado pelos líderes da cidade e até pelos próprios irmãos. Em tempos difíceis, temos que continuar confiando em Deus e na capacidade que Ele colocou em nós. Na vida de Jefté, esse tempo passou e assim acontecerá com você. Se você estiver passando por este tempo difícil fique firme, pois a Palavra de Deus diz:

“… o meu povo não será envergonhado para sempre…” (Joel 2.27)

“… em lugar da sua vergonha terão dupla honra…” (Isaías 61.7)

Seu tempo de humilhação e vergonha será mudado para um tempo de honra.

Você nasceu para vencer, então…

4. Acredite que Deus está lhe preparando para um NÍVEL maior de CONQUISTA.

Antes vivermos o nosso propósito, Deus nos tornará a pessoa certa para Ele. A dor é o lugar onde somos preparados para um nível maior de conquista. O salmista fez a seguinte declaração: “Mudaste o meu pranto em dança, a minha veste de lamento em veste de alegria…” (Salmos 30.11).

O que aconteceu com Jefté?

“Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe. “Venha”, disseram. Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas.” (Juízes 11.4-6)

“Então Jefté foi combater os amonitas, e o Senhor os entregou nas suas mãos.” (Juízes 11.32)

Jefté foi preparado por Deus para um nível maior de conquistas. Depois de ter passado por momentos difíceis, Deus o levantou como um grande juiz em Israel.

Conclusão:

Você nasceu para vencer. Por isso, não desista. Não importa o seu passado, não importa o que as pessoas falam sobre você, siga em frente, e acredite em si mesmo, porque Deus acredita em você e tem um lindo plano pra sua vida!

Você nasceu para vencer, então…
1. Acredite que Deus vê em você QUALIDADES que ninguém vê.
2. Acredite que Deus tem um PROPÓSITO para sua vida.
3. Acredite que os dias difíceis VÃO PASSAR.
4. Acredite que Deus está lhe preparando para um NÍVEL maior de CONQUISTA.

“Pare de olhar as suas incapacidades porque tudo o que você não é, Deus é.”

Rolar para o topo