Leve um Amigo a Jesus
LEVE UM AMIGO A JESUS
mensagem pregada pelos Pastores Marcelo Coelho & Acyr Júnior
“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados’. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: ‘Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus?’. Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: ‘Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: Os seus pecados estão perdoados, ou: Levante-se, pegue a sua maca e ande? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos nada igual!’.” (Marcos 2.3-12)
Olhando para os amigos do paralítico, o que podemos aprender? Quais são as características de uma pessoa que, de forma natural e intencional, leva um amigo a Jesus. Vamos aprender quatro princípios essenciais dessa história para que possamos cumprir essa missão com dedicação e amor.
Para levar um amigo a Jesus…
1. Tenha um coração cheio de compaixão.
“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.” (Marcos 2.3)
A compaixão dos amigos do paralítico levou-os a compreender que se aquele homem fosse colocado diante de Jesus, seria curado e libertado do seu mal. Com o coração cheio de compaixão, eles pensaram: nosso amigo ficará livre se ele puder estar aos pés de Jesus.
“Não há esperança para as pessoas a menos que as levemos a Jesus.”
Para levar um amigo a Jesus…
2. Supere os obstáculos com determinação.
“Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.” (Marcos 2.4)
Levar o paralítico até Jesus não foi uma tarefa fácil. Quando chegaram ao local, a casa estava lotada, e não havia como passar pela porta. Eles poderiam ter desistido, mas, em vez disso, encontraram uma solução criativa: subiram no telhado, abriram um buraco e desceram o amigo até onde Jesus estava. Isso exigiu esforço, determinação e coragem. Da mesma forma, quando queremos levar alguém a Cristo, podemos enfrentar muitos obstáculos.
Para levar um amigo a Jesus…
3. Exercite a sua fé para ver o sobrenatural.
“Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: ‘Filho, os seus pecados estão perdoados’.” (Marcos 2.5)
Uma das partes mais impactantes dessa história é que Jesus viu a fé dos amigos do paralítico. Não foi o paralítico que demonstrou fé, mas seus amigos. Eles creram que Jesus ia fazer o milagre e isso os motivou a levarem seu amigo até Ele. A fé desses homens tocou o coração de Jesus. Levar pessoas a Jesus é a nossa missão. Precisamos exercitar a nossa fé e acreditar que Jesus vai salvá-las, curá-las, libertá-las. A fé nos faz acreditar que Jesus pode transformar qualquer pessoa, não importa quão distante ela pareça estar de Deus.
Para levar um amigo a Jesus…
4. Confie no poder de Jesus para salvar.
“Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa’. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: ‘Nunca vimos nada igual!’.” (Marcos 2.10-12)
“Sempre que levamos alguém a Jesus, algo extraordinário acontece.”
O paralítico foi levado a Jesus cativo da sua doença e voltou livre. O paralítico foi levado a Jesus para receber uma cura física e encontrou também a salvação. Ele foi levado a Jesus para resolver um problema imediato e encontrou a solução para a eternidade. Ao ser colocado aos pés de Jesus, estava doente e perdido. Ao sair, estava curado e salvo. O nosso papel é levar as pessoas a Jesus e confiar no Seu poder para salvá-las.
Conclusão:
Os quatro amigos do paralítico nos deixaram um grande exemplo de amor, dedicação e fé. Eles não apenas desejaram o bem para o amigo, mas tomaram atitudes concretas para ajudá-lo. Eles não se importaram com as dificuldades, não desistiram diante dos obstáculos, exercitaram a fé e confiaram no poder de Jesus.