Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Lições de uma Batalha Perdida

LIÇÕES DE UMA BATALHA PERDIDA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Acã respondeu: De fato, pequei contra o Senhor, o Deus de Israel. […] Josué disse a Acã: Por que você trouxe desgraça sobre nós? Agora o Senhor trará desgraça sobre você!. Então todo o povo apedrejou Acã e sua família e queimou os corpos. Ergueram sobre Acã um grande monte de pedras que continua lá até hoje. Por isso, desde então, aquele lugar é chamado de vale de Acor. Com isso, a ira ardente do Senhor se apagou.” (Josué 7.20,25-26)
Por causa do pecado de Acã, o povo perdeu a batalha contra o exército da cidade de Ai. Entretanto, a pior batalha perdida não foi essa. Por causa do seu pecado, ele e a sua família foram apedrejados e queimados. Uma geração morreu por causa o pecado de Acã. Sendo assim, quais são as lições podemos aprender desta batalha perdida por Acã?
A batalha perdida por Acã nos ensina que..
1. Não devemos DESOBEDECER a uma ordem clara de Deus
“Não levem coisa alguma daquilo que foi separado para destruição, ou vocês mesmos serão completamente destruídos e trarão desgraça ao acampamento de Israel. Toda a prata, todo o ouro e todos os objetos de bronze e de ferro serão separados para o Senhor e deverão ser levados para o seu tesouro.” (Josué 6.18,19)
Mesmo diante da clareza da ordem de Deus, veja o que Acã fez:
“Mas os israelitas violaram as instruções a respeito das coisas separadas para o Senhor. Um homem chamado Acã roubou algumas delas…” (Josué 7.1)
A batalha perdida por Acã nos ensina que..
2. O ERRO de um pode resultar no FRACASSO de todos
“… Um homem chamado Acã roubou algumas delas, e a ira do Senhor se acendeu contra os israelitas… ” (Josué 7.1)

“Quando vivemos no pecado o maior risco que corremos não é a presença do diabo, mas a ausência de Deus em nossa vida.”

O pecado é pior que a pobreza, que a solidão, que a fome, é pior que o câncer. Todos esses males, embora sejam graves, não podem nos afastar de Deus, porém, o pecado nos separa de Deus agora e eternamente. A Bíblia diz o seguinte:
“Não se deixem enganar: ninguém pode zombar de Deus. A pessoa sempre colherá aquilo que semear.” (Gálatas 6.7)
A batalha perdida por Acã nos ensina que..
3. Nada está OCULTO aos olhos de Deus
“Mas o Senhor disse a Josué: Levante-se! Por que você está prostrado com o rosto no chão? Israel pecou e quebrou a minha aliança! Roubou alguns dos objetos que eu ordenei que fossem separados para mim. E não apenas os roubou, mas também mentiu a respeito e os escondeu no meio de seus pertences.” (Josué 7.10,11)
Como foi que Josué descobriu quem havia pecado? Deus lhe deu a estratégia:
“Logo cedo no dia seguinte, Josué reuniu Israel de acordo com suas tribos, e a tribo de Judá foi escolhida. Os clãs de Judá vieram à frente, e o clã de Zerá foi escolhido. As famílias de Zerá vieram à frente, e a família de Zimri foi escolhida. Cada homem da família de Zimri foi trazido à frente, e Acã, filho de Carmi, filho de Zimri, filho de Zerá, da tribo de Judá, foi escolhido. Então Josué disse a Acã: Meu filho, dê glória e louvor ao Senhor, o Deus de Israel. Confesse e conte-me o que você fez. Não o esconda de mim. Acã respondeu: De fato, pequei contra o Senhor, o Deus de Israel.” (Josué 7.16-20)
“Porque os olhos de Deus estão sobre os caminhos de cada um, e ele vê todos os seus passos. Não há trevas nem sombras de morte onde se escondam os que praticam a iniquidade.” (Jó 34.21-22)
“Grande é o nosso Senhor, e de grande poder; o seu entendimento é infinito.” (Salmo 147.5)
“Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Lucas 12.2)
“Nada, em toda a criação, está oculto aos olhos de Deus. Tudo está descoberto e exposto diante dos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.” (Hebreus 4.13)
A batalha perdida por Acã nos ensina que..
4. Deus EXIGE uma vida de SANTIDADE
“Vá, santifique o povo! Diga-lhes: Santifiquem-se para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Há coisas consagradas à destruição no meio de vocês, ó Israel. Vocês não conseguirão resistir aos seus inimigos enquanto não as retirarem.” (Josué 7.13)
Para o seu povo do passado e para os seus filhos do presente, Deus dá um ordem e estabelece um alto padrão de qualidade:
“Sejam santos, pois eu, o Senhor, sou santo. Separei-os de todos os outros povos para serem meus.” (Levítico 20.26)
O Senhor nos chama para sermos santo como Ele é santo. A salvação completa tem a ver com a santidade do homem. A Bíblia diz:
“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12.14)
Conclusão:
Deus nos traz à memória hoje as lições que precisamos aprender sobre as batalhas que perdermos para nós mesmos quando pecamos contra Ele.
1. O pecado nos leva a DESOBEDECER a Deus;
2. O pecado não DESTRÓI somente a mim, mas também os outros;
3. O pecado sempre produz DERROTAS;
4. O pecado não fica muito tempo ESCONDIDO;
5. A SANTIDADE derrota o pecado.

Rolar para o topo