Lições no Vale da Dor (domingo 27/04/2014 – manhã)

LIÇÕES NO VALE DA DOR
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Texto Bíblico: Mateus 26:36-46
O vale da dor é incontornável. Todos nós passamos por ele. Todos nós sofremos.
Jesus também teve o seu Getsêmani. O jardim do Getsêmani fica no pé do Monte das Oliveiras, pois ali existia muitos olivais. Getsêmani significa lagar de azeite, prensa de azeite.
Foi neste lagar de azeite, onde as azeitonas eram esmagadas, que Jesus experimentou a mais intensa e cruel agonia. Ali sua vida foi moída. No Getsêmani, Jesus foi esmagado sob o peso dos nossos pecados. Ali seu corpo foi golpeado. Ali suou sangue. Ali enfrentou a fúria do inferno e o silêncio do céu.
Todos nós, também, enfrentamos o nosso jardim do Getsêmani. Todos nós passamos pelo vale da dor. Porém, que lições somos capazes de aprender quando estamos passando pelo vale da dor?
Jesus nos ensina lições preciosas a partir de suas experiências no jardim do Getsêmani, no seu vale da dor.
No vale da dor…
1. Enfrentamos PROFUNDA TRISTEZA
“Disse-lhes então: a minha alma está profundamente triste, numa tristeza mortal. Fiquem aqui e vigiem comigo.” (v. 38)
No Getsêmani da vida você terá tristeza. Se Cristo passou pelo Vale da Dor, nós também passaremos.
No vale da dor…
2. Experimentamos a SOLIDÃO
“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.”
(v. 39)
No Getsêmani da vida, no vale da dor, muitas vezes, você sofrerá sozinho. Se você está no vale da dor e a solidão é uma realidade em sua vida, prepare-se para ver a Deus face a face.
No vale da dor…
3. Mergulhamos na ORAÇÃO
“Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres. (…) E retirou outra vez para orar: meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade. (…) Então os deixou novamente e orou pela terceira vez, dizendo as mesmas palavras.” (v. 39,40,42)
Quando passamos pelo Vale da dor, muitos murmuram, outros se desesperam, outros deixam de orar, outros deixam de ler a Bíblia, outros abandonam a igreja, outros se revoltam contra Deus. Nas provas da vida, nos vale da dor, precisamos mergulhar na oração, assim como Jesus. Sua oração foi marcada por 5 características:
Humilhação, Intensidade, Perseverança, Vigilância e Submissão.
No vale da dor…
4. Somos CONSOLADOS por DEUS
“Apareceu-lhe então um anjo do céu que o fortalecia.” (Lucas 22:43)
Deus nos consola nos dando livramento da prova, ou nos dando poder para vencer as provas.  No Getsêmani da vida, Deus o consolará.
No vale da dor…
1. Enfrentamos PROFUNDA TRISTEZA
2. Experimentamos a SOLIDÃO
3. Mergulhamos na ORAÇÃO
4. Somos CONSOLADOS por DEUS
 

Rolar para o topo