Mentalidade Multiplicadora
SÉRIE “DISCÍPULOS ABENÇOADOS” | 03/06
MENTALIDADE MULTIPLICADORA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Ao fim da tarde os Doze aproximaram-se dele e disseram: Manda embora a multidão para que eles possam ir aos campos vizinhos e aos povoados, e encontrem comida e pousada, porque aqui estamos em lugar deserto. Ele, porém, respondeu: Deem-lhes vocês algo para comer. Eles disseram: Temos apenas cinco pães e dois peixes — a menos que compremos alimento para toda esta multidão. (E estavam ali cerca de cinco mil homens)… Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.” (Lucas 9.12-17)
Introdução:
Você já desejou poder multiplicar os seus recursos financeiros? Então, tenho notícias maravilhosas para você: Deus pode fazer isso. Nosso Deus é o Deus da multiplicação. Ele consegue multiplicar as coisas constantemente.
Ele multiplicou o azeite e a refeição de uma viúva e de seu filho. Ele multiplicou a força de inúmeros soldados israelitas batalha após batalha. Ele multiplicou pães e peixes em duas montanhas da Galileia. Portanto, está claro que a mentalidade de Deus é multiplicadora.
Apenas 5 pães e 2 peixinhos foram multiplicados por Jesus para alimentar uma multidão. O nosso Deus, de verdade, é o Deus da multiplicação! Portanto, sua mentalidade também é multiplicadora.
“O jeito de Deus nem sempre faz sentido, mas sempre funciona!”
O que acontece quando entregamos os nossos recursos a Deus em primeiro lugar? Ele multiplica. Tudo o que for levado a Deus primeiro em adoração será multiplicado porque a sua mente é multiplicadora. Sendo assim, a partir do texto que lemos, o que podemos aprender com Jesus sobre uma mentalidade multiplicadora?
Uma mentalidade multiplicadora entende que…
1. Algo Precisa ser ABENÇOADO antes que possa MULTIPLICAR.
“Tomando os cinco pães e os dois peixes, e olhando para o céu, deu graças e os partiu. Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.” (Lucas 9.16a)
“Pois, se o primeiro pão assado depois da colheita é dedicado a Deus, isso quer dizer que todos os outros pães também são dedicados a ele. E, se as raízes de uma árvore são oferecidas a Deus, os galhos também são dele.” (Romanos 11.16)
Há muitos cristãos que nunca viram as suas finanças se multiplicarem. E, geralmente, a razão é porque o dinheiro não foi abençoado. Quando você entrega ao Senhor em primeiro lugar e o Senhor coloca sua bênção nele, então, e somente então, ele tem a capacidade de se multiplicar.
“Antes que haja multiplicação, é preciso haver consagração!”
Uma mentalidade multiplicadora entende que…
2. Somente o que é DADO pode se MULTIPLICAR.
“Em seguida, entregou-os aos discípulos para que os servissem ao povo.” (Lucas 9.16b)
No exemplo que acabamos de analisar, os discípulos tinham o pão e os peixes. Eles haviam sido abençoados e, assim, tinham o potencial para se multiplicarem. Tudo estava preparado! Entretanto, se eles tivessem simplesmente comido entre eles, os pães e peixes jamais teriam sido multiplicados. Os discípulos tinham que dar para que a multiplicação pudesse ocorrer.
“Você não pode comer aquilo que Deus quer usar para realizar o milagre da multiplicação.”
“Quem dá com generosidade ganha cada vez mais, mas quem é avarento acaba perdendo tudo.” (Provérbios 11.24)
Este princípio não sugere que qualquer pessoa que apenas devolva o dízimo seja má e infiel. Porém, há um princípio de administração fiel que ensina que devemos dar mais a Deus do que simplesmente o dízimo, porque dar o dízimo é simplesmente devolver a Ele o que já é dele.
Uma mentalidade multiplicadora entende que…
3. Coloque a sua vida em ORDEM para que aconteça a MULTIPLICAÇÃO.
“(E estavam ali cerca de cinco mil homens). Mas ele disse aos seus discípulos: ‘Façam-nos sentar-se em grupos de cinquenta’. Os discípulos assim fizeram, e todos se assentaram.” (Lucas 9.14,15)
O milagre da multiplicação somente acontece quando obedecemos a voz de Jesus e vivemos de acordo com as suas instruções. Muitos desejam o milagre da multiplicação, mas têm falhado em seguir os princípios que precedem o milagre. Suas finanças precisam estar em ordem, você precisa ser um bom mordomo, você precisa ser honesto e íntegro, você precisa ser merecedor do milagre da multiplicação. Nunca peça a Deus que faça multiplicar algo na sua vida que esteja em desacordo com os Seus princípios e valores.
“Deus não pode abençoar aquilo que a sua Palavra condena.”
Conclusão:
Estou convencido de que Deus quer abençoar e multiplicar os nossos recursos financeiros, assim como ele abençoou e multiplicou os cinco pães e os dois peixes. No episódio da multiplicação dos pães e peixes, o resultado foi satisfação e abundância: “Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos recolheram doze cestos cheios de pedaços que sobraram.” (Lucas 9.7).
A mentalidade de Deus é de multiplicação. Da mesma forma, Deus deseja que cada um dos seus filhos também tenha uma mentalidade de multiplicação.