Mulheres Não Tão Modernas
SÉRIE “FAMÍLIAS NÃO TÃO MODERNAS” | 01/03
MULHERES NÃO TÃO MODERNAS
mensagem pregada pela Min. Luciléa Alves
“E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1.27)
Fazemos parte da geração na qual os termos “liberação feminina”, “feminismo”, “direitos iguais”, e “casamento igualitário” ecoam. Frases como: “Lugar de mulher é onde ela quiser!”, “Meu corpo, minhas regras!”, Mas a Palavra declara:
“Não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual recebestes de Deus e que, por isso mesmo, já não vos pertenceis?” (1ª Coríntios 6.19)
A sociedade moderna não promove os valores do Reino: Feminilidade, discrição, virtudes são aparentemente relíquias de uma era passada – tão fora de lugar na cultura contemporânea quanto o cavalo e a carruagem. Ao contrário, vemos grandes esforços para eliminar toda e qualquer distinção entre homens e mulheres, tentativas de abolir as estruturas familiares tradicionais (casamento monogâmico, maridos como provedores, mães como cuidadoras), e substituí-las com alternativas depravadas (sexo livre, relacionamentos homo afetivos, divórcio sem culpa, terceirização da educação dos filhos), mulheres zangadas e estridentes marchando pelo direito do aborto.
Mas a Palavra de Deus apresenta um design para a verdadeira feminilidade que se aplica a todas as mulheres em qualquer idade e em qualquer estágio da vida – jovem, idosa, solteira, casada, divorciada, viúva, com filhos ou sem, seja como for. Seu design se aplica a mulheres de todos os tipos de personalidade, grau de instrução, plano de carreira, status socioeconômico, e a todas as culturas. O design de Deus transcende os costumes sociais, tempo e circunstâncias.
Sendo assim, como podemos refletir plenamente a beleza e o evangelho de Cristo ao mundo através do design bíblico, o plano original de Deus? Ao nos depararmos com a mulher de Provérbios 31, identificamos suas múltiplas funções e percebemos que ela sabe desempenhar cada papel sem confundi-los ou distorcê-los, conservando a essência que Deus colocou nela, sua feminilidade.
Vamos olhar para algumas áreas de atuação dessa mulher e pensar em alguns valores descritos sobre ela, valores esses que devem fazer parte nossa essência.
1. Sua FAMÍLIA.
A cultura moderna impõe um peso intenso em áreas como carreira ao passo que desvaloriza a família. Mas as metas dessa mulher exemplar incluem uma família bem-sucedida. Na origem da mulher, recebemos a missão de gerar, somos receptoras de vida. Está em nossa essência gerar no ventre, mas também sonhos, beleza, visões e planos.
• Ela é ZELOSA e ORGANIZADA.
“Antes de clarear o dia ela se levanta, prepara a comida para todos da casa, e dá tarefa às suas servas.” (v.15)
• Ela é DILIGENTE, FOCADA, CUIDADOSA, EFICIENTE.
“Cuida dos negócios da sua casa e não dá lugar à preguiça.” (v.27)
• Ela é CONFIÁVEL.
“Seu marido tem plena confiança nela e nunca lhe falta coisa alguma. Ela só lhe faz o bem, e nunca o mal, todos os dias da sua vida.” (vv.11,12)
2. Sua vida PROFISSIONAL.
A mulher exemplar de Provérbios 31, dentre seus vários talentos, é tecelã e também parece trabalhar com o mercado interno e externo:
• Ela é HABILIDOSA.
Na ocupação hebraica, a fiação era ocupação própria das mulheres.
“Escolhe a lã e o linho e com prazer trabalha com as mãos. Com os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões.” (vv.13,14)
“Ela faz vestes de linho e as vende…” (v.24)
• Ela é EMPREENDEDORA.
Negocia terras e, com o que ganha, planta videiras, uma atividade comum na época.
“Ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha.” (v.16)
• Ela é boa ADMINISTRADORA, EMPENHADA e DISCIPLINADA.
“Administra bem o seu comércio lucrativo, e sua lâmpada fica acesa durante a noite.” (v.18)
3. Seu MARKETING PESSOAL.
• Ela é ELEGANTE.
“Veste-se de linho fino e de púrpura.” (v.22b)
Ao contrário de sugerir o culto ao seu aspecto físico e a determinados padrões de beleza, como vemos em nossa sociedade, o texto de Provérbios 31 diz: “A beleza é enganosa, e a formosura é passageira.” (Provérbios 31.30a).
As suas qualidades, sua forma de ser e de viver não são exaltadas pelo seu exterior, mas pela motivação interior de glorificar a Deus. Existe um padrão de beleza do céu, ele não começa de fora para dentro, mas de dentro para fora. A Bíblia diz: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores… Ao contrário, esteja no seu interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, que é de grande valor para Deus.” (1ª Pedro 3.3,4).
4. Seu IMPACTO na SOCIEDADE.
• Ela é SOLIDÁRIA e GENEROSA.
A vida da mulher exemplar de Provérbios 31 não gira apenas em torno de si mesma. Ela se preocupa com questões sociais e procura fazer algo para ajudar quem precisa.
“Acolhe os necessitados e estende as mãos aos pobres.” (v.20)
• Ela é SÁBIA e AMOROSA.
“Fala com sabedoria e ensina com amor.” (v.26)
Essas atitudes são encontradas em pessoas que têm propósitos na vida, que vão além de buscar seus próprios interesses. A mulher virtuosa vê além do seu próprio mundo. Ela é solidária à dor e a necessidade do próximo.
5. Sua POSTURA diante da VIDA.
“Reveste-se de força e dignidade.” (v.25a)
Estamos diante de alguém com força interior para lutar. A ansiedade parece não tomar conta de sua mente ou coração, pois ela sorri diante do futuro (v.25b), atitude de alguém que deposita sua confiança em Deus. Ela não era isenta de adversidades, mas sabia como lidar com elas.
• Ela é TEMENTE a Deus.
Sua sabedoria vem do temor a Deus.
“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.” (Provérbios 31.30-31)
Por último, a virtude mais importante da mulher de Provérbios 31: muito além de qualquer outra boa característica, ela é temente a Deus.
Conclusão:
Empoderamento, somente pelo Espírito Santo. Somos Ativadas por Ele. Ouçamos mais a voz de Deus em detrimento à cultura do mundo. Sejamos moldadas de acordo com o design divino, com a essência proposta pelo Senhor, pois ela já está projetada desde a eternidade e em perfeição já nos foi dada.