Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Não Vai Terminar Assim

NÃO VAI TERMINAR ASSIM

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior & Marcelo Coelho

“Tendo Jesus voltado de barco para a outra margem, uma grande multidão se reuniu ao seu redor, enquanto ele estava à beira do mar. Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva. Jesus foi com ele. Uma grande multidão o seguia e o comprimia. […] Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. Sua filha morreu, disseram eles. Não precisa mais incomodar o mestre! Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: Não tenha medo; tão somente creia.” (Marcos 5.21-24;35-36)

Olhando para a história de Jairo, eu posso afirmar que a situação impossível sob a qual você está vivendo hoje não precisa terminar assim, porque Jesus é aquele que tem a última palavra. Mas, o que fazer para sua vida não terminar assim? Vamos voltar ao texto bíblico e aprender com a experiência de Jairo.

Não vai terminar assim, então…

1. Busque pela ajuda de Jesus com fé.

“Então chegou ali um dos dirigentes da sinagoga, chamado Jairo. Vendo Jesus, prostrou-se aos seus pés e lhe implorou insistentemente: Minha filhinha está morrendo! Vem, por favor, e impõe as mãos sobre ela, para que seja curada e viva.” (Marcos 5.22-23)

Jairo era um líder religioso e, aos olhos da sociedade, um homem de respeito. No entanto, sua posição não o impediu de reconhecer que precisava desesperadamente de Jesus. Ele foi até o Mestre, prostrou-se e suplicou pela vida de sua filha. Essa atitude mostra que, quando enfrentamos as nossas crises, nossa melhor escolha é correr com fé para Jesus e buscar a Sua intervenção.

Não vai terminar assim, então.

2. Vença o medo e apenas creia em Jesus.

“Enquanto Jesus ainda estava falando, chegaram algumas pessoas da casa de Jairo, o dirigente da sinagoga. “Sua filha morreu”, disseram eles. Não precisa mais incomodar o mestre! Não fazendo caso do que eles disseram, Jesus disse ao dirigente da sinagoga: Não tenha medo; tão somente creia.” (Marcos 5.35,36)

No meio do caminho, a pior notícia chegou: a filha de Jairo havia morrido. O medo e o desespero poderiam ter dominado o seu coração, mas Jesus olhou para ele e disse: Jairo, “Não tenha medo; apenas creia”. Em outras palavras, Jesus estava dizendo: “Meu filho, essa história ainda não acabou”. Quando tudo parece perdido, quando não existe mais uma luz no fim do túnel, a nossa fé é testada. O medo nos paralisa e nos faz duvidar do poder de Deus. Porém, Jesus nos desafia a vencer o medo e a crer nEle mesmo quando as circunstâncias dizem o contrário.

Não vai terminar assim, então…

3. Afaste-se de toda incredulidade.

“Quando chegaram à casa do dirigente da sinagoga, Jesus viu um alvoroço, com gente chorando e se lamentando em alta voz. Então entrou e lhes disse: Por que todo este alvoroço e lamento? A criança não está morta, mas dorme. Mas todos começaram a rir de Jesus…” (Marcos 5.38-40a)

Ao chegar à casa de Jairo, Jesus encontrou um ambiente de incredulidade. Havia pessoas chorando e lamentando, mas sem esperança. Quando Ele afirmou que a menina apenas dormia, zombaram dEle. Diante disso, Jesus tomou uma atitude: tirou os incrédulos do ambiente e seguiu apenas com aqueles que tinham fé. Se queremos ver o agir de Deus em nossas vidas, precisamos nos afastar de toda incredulidade. Isso pode significar mudar nossas palavras, nossos pensamentos ou até mesmo nos afastar de influências negativas.

Não vai terminar assim, então…

4. Creia que só Jesus tem poder para reverter qualquer situação.

“[Jesus] tomou-a pela mão e lhe disse: ‘Talita cumi!’, que significa: ‘Menina, eu lhe ordeno, levante-se!’. Imediatamente a menina, que tinha doze anos de idade, levantou-se e começou a andar. Isso os deixou atônitos.” (Marcos 5.41-42)

O momento tão esperado chegou. Jesus pegou a menina pela mão e ordenou que ela se levantasse. O que parecia impossível aconteceu diante dos olhos de todas: a menina se levantou, a morte foi vencida e a alegria substituiu o luto, porque só Jesus tem poder para reverter qualquer situação. Seu problema é insolúvel? Sua enfermidade é incurável? Sua solidão parece não ter fim? Não existe mais expectativa de dias melhores para você e sua família? Não desista, mas creia que só Jesus tem poder para reverter toda situação impossível em sua vida.

Conclusão:

O mesmo Jesus que agiu de forma sobrenatural e trouxe à vida a filha de Jairo, está passado por aqui e liberando uma palavra ao seu coração: “seja qual for o processo pelo qual você está passando, seja qual for a sua dor, seja qual for o seu sofrimento, tenha esperança e acredite: NÃO VAI TERMINAR ASSIM”. Quando tudo diz que não, a voz de Jesus nos encoraja a prosseguir: NÃO VAI TERMINAR ASSIM.

Rolar para o topo