Noé – O Passo da Obediência
SÉRIE “PASSOS PARA EXPANSÃO” | 03/08
NOÉ – O PASSO DA OBEDIÊNCIA
mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos
“O Senhor viu que a perversidade do homem tinha aumentado na terra e que toda a inclinação dos pensamentos do seu coração era sempre e somente para o mal. Então o Senhor arrependeu-se de ter feito o homem sobre a terra; e isso cortou-lhe o coração. Disse o Senhor: ‘Farei desaparecer da face da terra o homem que criei, os homens e também os animais grandes, os animais pequenos e as aves do céu. Arrependo-me de havê-los feito’. A Noé, porém, o Senhor mostrou benevolência. Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. Ora, a terra estava corrompida aos olhos de Deus e cheia de violência. Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta, Deus disse a Noé: ‘Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. Faça-a com cento e trinta e cinco metros de comprimento, vinte e dois metros e meio de largura e treze metros e meio de altura. Faça-lhe um teto com um vão de quarenta e cinco centímetros entre o teto e corpo da arca. Coloque uma porta lateral na arca e faça um andar superior, um médio e um inferior. Eis que vou trazer águas sobre a terra, o Dilúvio, para destruir debaixo do céu toda criatura que tem fôlego de vida. Tudo o que há na terra perecerá. Mas com você estabelecerei a minha aliança, e você entrará na arca com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos. Faça entrar na arca um casal de cada um dos seres vivos, macho e fêmea, para conservá-los vivos com você. De cada espécie de ave, de cada espécie de animal grande e de cada espécie de animal pequeno que se move rente ao chão virá um casal a você para que sejam conservados vivos. E armazene todo tipo de alimento, para que você e eles tenham mantimento’. Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.5-22)
A vida de Noé nos ensina que obedecer a Deus nem sempre é fácil, especialmente quando estamos cercados por um mundo que segue o caminho oposto. A obediência, no entanto, é essencial para agradar a Deus e viver de acordo com Sua vontade. Assim como Noé, somos chamados a dar passos de obediência, confiando plenamente nas instruções do Senhor, mesmo quando não entendemos tudo. Para dar passos de obediência, é necessário praticar, pelo menos, três atitudes fundamentais que aprendemos com a vida de Noé.
Para dar passos de obediência…
1. É preciso OUVIR a voz de Deus com ATENÇÃO.
“Deus disse a Noé: ‘Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei juntamente com a terra. Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora’.” (Gênesis 6.13-14)
O primeiro passo para obedecer a Deus é ouvir com atenção o que Ele tem a dizer. Noé recebeu instruções claras de Deus sobre o que aconteceria e o que ele deveria fazer. Porque era alguém que andava com Deus, Noé ouviu a Sua voz e não hesitou em responder.
“A obediência transforma a voz de Deus em ações que moldam o futuro.”
Para dar passos de obediência…
2. É preciso AGIR com FÉ e CORAGEM.
“Noé fez tudo exatamente como Deus lhe tinha ordenado.” (Gênesis 6.22)
Deus mandou Noé construir uma arca gigantesca em um tempo em que nunca havia chovido sobre a terra. Para os olhos humanos, aquilo não fazia sentido. No entanto, Noé confiou no que Deus havia dito e começou a construir a arca.
“Fé e coragem são as asas que levam a obediência a cumprir o propósito de Deus.”
Para dar passos de obediência…
3. É preciso CONFIAR nos PLANOS de Deus mesmo sem entender tudo.
“E Noé fez tudo como o Senhor lhe tinha ordenado. Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra. Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio.” (Gênesis 7.5-7)
A obediência de Noé foi marcada por uma confiança inabalável nos planos de Deus. Com fé e coragem, ele seguiu todas as orientações que Deus lhe deu, mesmo sem entender completamente o que aconteceria. Imagine o desafio de construir uma arca e entrar nela sem nunca ter visto chuva ou dilúvio? Noé não tinha todas as respostas, mas ele confiava no Deus que o havia chamado. A sua confiança não era baseada em circunstâncias visíveis e favoráveis, mas no caráter de Deus. Ele sabia que Deus é fiel e que cumpre o que promete.
“Confiar nos planos de Deus é acreditar que Ele enxerga além do que podemos ver.”
Conclusão:
Deus nos chama hoje para dar passos de obediência. Significa, então, que precisamos ouvir o que Ele está nos dizendo através da Palavra, agir com coragem em meio aos desafios e confiar nEle, mesmo sem entender tudo. Assim como Noé, somos chamados a viver uma vida de obediência que glorifica a Deus e impacta aqueles ao nosso redor.
“Se vocês estão dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra.” (Isaías 1.19)