O Amigo para Qualquer Hora
SÉRIE “JESUS, O VERDADEIRO AMIGO” | 04/07
O AMIGO PARA QUALQUER HORA
mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior & Marcelo Coelho
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles; mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: ‘Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham?’. Eles pararam, com os rostos entristecidos. Um deles, chamado Cleopas, perguntou-lhe: ‘Você é o único visitante em Jerusalém que não sabe das coisas que ali aconteceram nestes dias?’. ‘Que coisas?’, perguntou ele. ‘O que aconteceu com Jesus de Nazaré’, responderam eles. ‘Ele era um profeta, poderoso em palavras e em obras diante de Deus e de todo o povo. Os chefes dos sacerdotes e as nossas autoridades o entregaram para ser condenado à morte, e o crucificaram; e nós esperávamos que era ele que ia trazer a redenção a Israel. E hoje é o terceiro dia desde que tudo isso aconteceu. Algumas das mulheres entre nós nos deram um susto hoje. Foram de manhã bem cedo ao sepulcro e não acharam o corpo dele. Voltaram e nos contaram que tinham tido uma visão de anjos, que disseram que ele está vivo. Alguns dos nossos companheiros foram ao sepulcro e encontraram tudo exatamente como as mulheres tinham dito, mas não o viram’. Ele lhes disse: ‘Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?’. E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras. Ao se aproximarem do povoado para o qual estavam indo, Jesus fez como quem ia mais adiante. Mas eles insistiram muito com ele: ‘Fique conosco, pois a noite já vem; o dia já está quase findando’. Então, ele entrou para ficar com eles. Quando estava à mesa com eles, tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu a eles. Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: ‘Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?’. Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém. Ali encontraram os Onze e os que estavam com eles reunidos, que diziam: ‘É verdade! O Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!’. Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como Jesus fora reconhecido por eles quando partia o pão.” (Lucas 24.13-35)
No relato dos discípulos no caminho de Emaús, vemos dois homens abatidos e confusos após a morte de Jesus. Eles haviam depositado toda a sua esperança Nele, acreditando que Ele era o Redentor de Israel, mas agora estavam se sentindo sem rumo. O que eles não sabiam era que Jesus estava vivo e caminhando ao lado deles, mesmo quando não O reconheceram de imediato. Jesus apareceu no momento certo, trazendo esperança, esclarecimento e alegria. Ele fez questão de caminhar com eles, ensiná-los e transformar a tristeza deles em um novo propósito. Essa história nos ensina que Jesus continua sendo o amigo fiel para qualquer hora, seja qual for a circunstância. Por isso, quero convidá-lo para aprender três lições que mostram como Jesus é esse amigo para qualquer hora, que nos guia e nos conduz à salvação.
O amigo para qualquer hora…
1. Caminha conosco nos momentos difíceis.
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém. No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles.” (Lucas 24.13-15)
Os discípulos estavam tristes e desanimados, pois haviam perdido a esperança de que Jesus era o Messias. A dor da perda era intensa e a decepção os impedia de ver a realidade. Os discípulos estavam tão focados na sua tristeza que não perceberam que o próprio Jesus começou a caminhar com eles. Isso nos ensina que, mesmo quando estamos passando por dificuldades, Jesus nunca nos abandona. Ele caminha ao nosso lado, mesmo que não O reconheçamos no momento. Ele é o amigo fiel que está sempre presente, em qualquer hora e em qualquer lugar.
O amigo para qualquer hora…
2. Traz entendimento e clareza à nossa vida.
“Ele lhes disse: ‘Como vocês custam a entender e como demoram a crer em tudo o que os profetas falaram! Não devia o Cristo sofrer estas coisas, para entrar na sua glória?’. E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras.” (Lucas 24.25-27)
Jesus, ao invés de simplesmente se revelar, trouxe entendimento e clareza aos discípulos. Ele começou a explicar tudo o que estava escrito nas Escrituras sobre Ele. Isso mostra que Jesus não apenas caminha conosco, mas também traz entendimento e clareza à nossa vida. Quantas vezes não conseguimos compreender os planos de Deus? Ficamos ansiosos e preocupados, tentando entender o que está acontecendo. Mas Jesus nos mostra que a Palavra de Deus contém as respostas que precisamos. Ele usa as Escrituras para nos revelar a verdade, para abrir nossos olhos e para nos dar direção.
O amigo para qualquer hora…
3. Transforma nossa tristeza em alegria.
“Então os olhos deles foram abertos e o reconheceram, e ele desapareceu da vista deles. Perguntaram-se um ao outro: ‘Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?’. Levantaram-se e voltaram imediatamente para Jesuralém.” (Lucas 24.31-33)
Quando Jesus partiu o pão, os discípulos finalmente O reconheceram. Seus olhos foram abertos e sua tristeza se transformou em alegria! Agora eles entendiam que Jesus estava vivo e que a esperança não havia sido perdida. A presença de Jesus mudou completamente o coração deles. Aquele caminho que antes era marcado pela tristeza, agora se tornou um caminho de alegria, de esperança e de renovação da fé. Então, eles imediatamente voltaram para Jerusalém para contar a novidade aos outros discípulos. Jesus faz o mesmo conosco. Quando permitimos que Ele fale ao nosso coração, nossa tristeza se transforma em alegria, nossa incerteza se torna fé e nossa fraqueza se torna força. Somente Jesus, o amigo para qualquer hora, tem o poder de transformar tudo em nossa vida.
Conclusão:
Jesus, o amigo para qualquer hora, caminha conosco nos momentos difíceis, traz entendimento e clareza à nossa vida e transforma nossa tristeza em alegria e esperança. Portanto, se você hoje se sente triste, desanimado, frustrado e perdido, lembre-se que o amigo para qualquer hora está aqui para renovar a sua fé e lhe dar uma nova vida! Qual será a sua resposta à voz do amigo Jesus?