Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Deus de Jó

O DEUS DE JÓ

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu voltarei; o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1.21)

Como Jó reagiu diante dessa tempestade que desabou sobre sua cabeça? Que visão esse homem tinha de Deus? Jó é diferente de nós porque, geralmente, adoramos e agradecemos a Deus quando recebemos suas bênçãos. Mas ele adorou a Deus quando Deus lhe tirou todas as coisas. Preste atenção no diálogo de Jó e sua mulher:

“Então sua mulher lhe disse: Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! Ele respondeu: Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? Em tudo isso Jó não pecou com os lábios.” (Jó 2.9-10)

O que fez Jó permanecer firme e experimentar o melhor de Deus apesar de tanta provação, diante de tantas lutas e perdas, foi a sua fé, foi a maneira como ele cria em Deus, a maneira como ele acreditava em Deus. Por isso, hoje, vamos conhecer o Deus em quem Jó cria.

O Deus de Jó…

1. É o Deus que DÁ.

“… o Senhor o deu…” (Jó 1.21)

Jó, o homem mais rico de seu tempo, compreendia que todos os seus bens e sua família eram dádivas das mãos de Deus. Ele reconhecia que é Deus quem fortalece nossas mãos para adquirirmos riquezas, que riquezas e glórias vêm de Deus, e que toda boa dádiva procede das mãos de Deus.

“O Deus que fez o mundo e tudo o que nele há é o Senhor do céu e da terra, e não habita em santuários feitos por mãos humanas. Ele não é servido por mãos de homens, como se necessitasse de algo, porque ele mesmo dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas.” (Atos 17.24-25)

O Deus de Jó…

2. É o Deus que TIRA.

“… e o Senhor o tomou…” (Jó 1.21)

O mesmo Deus que dá, também pode tirar. Para retirar, Deus pode usar os instrumentos de Sua providência. No caso de Jó, Ele usou o fogo, os sabeus e os caldeus. Até mesmo Satanás está a serviço de Deus para cumprir Seus propósitos soberanos. O Senhor, o Deus dos Exércitos, tem autoridade sobre o céu, a terra e o inferno. Tudo e todos estão sob Seu comando e debaixo de Sua autoridade.

“O Senhor mata e preserva a vida; ele faz descer à sepultura e dela resgata. O Senhor é quem dá pobreza e riqueza; ele humilha e exalta.” (1 Samuel 2.6-7)

O Deus de Jó…

3. É o Deus que PRESERVA.

“O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele.” (Jó 2.6)

Satanás insinuou que Deus precisava subornar as pessoas com bênçãos para receber delas adoração, sugerindo que Jó só servia a Deus por interesse. Jó, porém,  provou que amava mais a Deus do que ao dinheiro, à família e a si mesmo. E você, ama mais a Deus ou ao dinheiro? Ama mais a Deus ou à sua família? Ama mais a Deus do que a sua própria vida?

“O Senhor o protegerá e preservará a sua vida; ele o fará feliz na terra e não o entregará ao desejo dos seus inimigos.” (Salmo 41.2)

O Deus de Jó…

4. É o Deus que RESTAURA.

“Depois que Jó orou por seus amigos, o Senhor o tornou novamente próspero e lhe deu em dobro tudo o que tinha antes.” (Jó 42.10)

Deus restaurou a sorte de Jó e devolveu-lhe em dobro tudo o que outrora possuíra. Jó foi curado e viveu mais cento e quarenta anos. Ele recebeu o dobro de tudo quanto possuíra anteriormente. Se Jó já era o homem mais rico do Oriente, agora ele se tornou duplamente o mais rico.

“Meus ouvidos já tinham ouvido a teu respeito, mas agora os meus olhos te viram.” (Jó 42.5)

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.” (Jeremias 29.11)

Conclusão:

O Deus de Jó é o mesmo Deus de hoje. A questão não é se você acredita em Deus, mas como você acredita em Deus. A questão não é se você tem fé, mas como está a sua fé, em quem se baseia a sua fé, como é a sua fé. Essa é a diferença entre Jó e a nossa vida! A fé de Jó o levou a fazer uma linda declaração:

“Então Jó respondeu ao Senhor: Sei que podes fazer todas as coisas; nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.1-2)

O Deus de Jó é o Deus que tudo pode e que nenhum de Seus planos pode ser frustrado. Ele é o Deus que abençoa, retira a bênção, preserva e restaura. Sua soberania, justiça e misericórdia são manifestas em todas as circunstâncias da vida.

Rolar para o topo