Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O Discipulado que Aprofunda Raízes

O DISCIPULADO QUE APROFUNDA RAÍZES

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior e pela Pra. Tatiana Ramos

“Portanto, assim como vocês receberam a Cristo Jesus, o Senhor, continuem a viver nele, enraizados e edificados nele, firmados na fé, como foram ensinados, transbordando de gratidão.” (Colossenses 2.6-7)

O discípulo que aprofunda suas raízes é como uma árvore plantada, cultivada e cuidada. Não é uma árvore plantada em terrenos baldios e secos, mas junto a correntes de águas. O rio da graça é fonte de provisão que jamais seca. Os discípulos que aprofundam suas raízes estão plantados em Cristo, enxertados nele, e dele procede todo o poder. O Salmo primeiro apresenta os benefícios de um discipulado que aprofunda raízes. Seu compositor foi assertivo ao enumerar as garantias que um discípulo tem quando decide aprofundar as suas raízes. Vamos ler os três primeiros versos deste salmo:

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.1-3)

A partir dos versos que acabamos de ler, o que podemos aprender sobre discípulos que aprofundam raízes?

Discípulos que aprofundam raízes…

1. Tomam decisões com SABEDORIA.

“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmo 1.1)

Decisões sábias são fundamentais para uma vida frutífera e abençoada. Por isso, discípulos que aprofundam raízes reconhecem a influência das orientações que seguem e decidem por conselhos que estão alinhados com os princípios de Deus. Discípulos que aprofundam raízes não são facilmente influenciados por modismos ou opiniões passageiras, mas fundamentam suas escolhas em princípios eternos, resultando em uma vida firme e inabalável. Aprofundar raízes é uma expressão de amor e fidelidade a Deus na vida de um discípulo. Preste atenção nesta declaração do salmista: “Os teus mandamentos me tornam mais sábio que os meus inimigos, porquanto estão sempre comigo. Tenho mais discernimento que todos os meus mestres, pois medito nos teus testemunhos. Tenho mais entendimento que os anciãos, pois obedeço aos teus preceitos. Afasto os pés de todo caminho mau para obedecer à tua palavra.” (Salmo 119.98-101).

Discípulos que aprofundam raízes…

2. Meditam constantemente na PALAVRA.

“Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite.” (Salmo 1.2)

Discípulos que aprofundam raízes não somente tomam decisões com sabedoria, mas, também, dedicam-se ao estudo prazeroso e à meditação constante na Palavra de Deus. Nesse texto, a ideia de meditar é ruminar e mastigar a Palavra de Deus. A meditação é para o homem interior o que a digestão é para o corpo, ou seja, pela meditação, a Palavra de Deus torna-se parte da sua vida e por ela você cresce e amadurece. Discípulos que aprofundam raízes não veem a meditação na Palavra como uma tarefa obrigatória, mas como uma oportunidade preciosa para se aproximarem do Criador, conhecerem o Seu coração e crescerem em intimidade com Ele. O salmista, como um discípulo que aprofundava suas raízes, fez a seguinte declaração a respeito da meditação na Palavra de Deus: “Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro.” (Salmo 119.97).

Discípulos que aprofundam raízes…

3. Frutificam no TEMPO de Deus.

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo…” (Salmo 1.3a)

O discípulo que aprofunda raízes, que é separado do pecado e que medita constantemente na Palavra, tem todas as qualidades de uma árvore forte, saudável e que frutifica no tempo de Deus. Na vida desse discípulo, o fruto vem antes da folhagem e ele não vive de aparência. O fruto que surge na vida dos discípulos que aprofundam raízes é o resultado do cuidado de Deus no tempo certo. O Senhor, como um Mestre Jardineiro, cuida de Suas árvores espirituais, garantindo que elas produzam frutos na estação apropriada. Jesus ensinou aos seus discípulos: “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.” (João 15.4-5).

Discípulos que aprofundam raízes…

4. Permanecem ESTÁVEIS em meio às adversidades.

“É como árvore plantada à beira de águas correntes: […] suas folhas não murcham…” (Salmo 1.3b)

Discípulos que aprofundam raízes na Palavra de Deus têm folhas que não caem. Isso é um símbolo da estabilidade e da resistência do discípulo mesmo em meio às adversidades. Os discípulos que aprofundam raízes permanecem firmes e não são facilmente abalados pelos ventos contrários da vida. Assim como a árvore mantém suas folhas mesmo em tempos difíceis, o discípulo que aprofunda raízes encontra segurança, firmeza e equilíbrio espirituais no meio das adversidades. Ele conta com a sustentação que provém de Deus. No tempo da adversidade, o discípulo está firmado nas promessas de Deus: “O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!” (Deuteronômio 31.8).

Discípulos que aprofundam raízes…

5. PROSPERAM em todas as estações.

“… Tudo o que ele faz prospera!” (Salmo 1.3c)

Este verso destaca a prosperidade constante do discípulo independentemente das estações da vida, revelando a amplitude e a consistência das bênçãos de Deus sobre aqueles que buscam aprofundar as suas raízes. A prosperidade dos discípulos que aprofundam raízes é fruto da sua conexão íntima com Deus. A árvore junto às águas, que representa a proximidade constante com as fontes divinas, é a base para essa prosperidade.

“A prosperidade em todas as estações é uma resposta à fidelidade do discípulo.”

Conclusão:

Não há nada melhor na vida de um discípulo de Jesus que o desejo de crescer para baixo, de aprofundar suas raízes. Todas as outras coisas na sua vida demandam desse crescimento. A Bíblia diz: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.” (Jeremias 17.7-8).

“Somente um discípulo que decidiu aprofundar suas raízes produzirá um discipulado de raízes profundas.”

Que tipo de discípulo você deseja se tornar no ano de 2024? Um discípulo de raízes superficiais que tomba diante da primeira luta que enfrenta? Ou um discípulo de raízes profundas que toma decisões com sabedoria, que medita constantemente na Palavra, que frutifica no tempo de Deus, que permanece estável em meio às adversidades e que prospera em todas as estações?

Rolar para o topo