O Encontro que Transforma a Vida
SÉRIE “ENCONTROS” | 04/04
O ENCONTRO QUE TRANSFORMA A VIDA
mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior & Marcelo Coelho
“Algum tempo depois, Jesus subiu a Jerusalém para uma festa dos judeus. Há em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, um tanque que, em aramaico, é chamado Betesda, tendo cinco entradas em volta. Ali costumava ficar grande número de pessoas doentes e inválidas: cegos, mancos e paralíticos. Eles esperavam um movimento nas águas. […] Um dos que estavam ali era paralítico fazia trinta e oito anos. Quando o viu deitado e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo, Jesus lhe perguntou: ‘Você quer ser curado?’. Disse o paralítico: ‘Senhor, não tenho ninguém que me ajude a entrar no tanque quando a água é agitada. Enquanto estou tentando entrar, outro chega antes de mim’. Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.” (João 5.1-9)
Assim como aconteceu na história, ao invés de seguir para o lugar de celebração e festa, Jesus decidiu se dirigir a este lugar porque aqui também existe muita gente que está sofrendo. Hoje é o dia em que, através de um encontro verdadeiro, Jesus quer transformar sua vida por inteiro. E o que você precisa saber sobre esse encontro que transforma a vida?
No encontro que transforma a vida…
1. Saiba que Jesus vê o seu sofrimento.
“Quando o viu deitado…” (João 5.6a)
Jesus distinguiu o homem paralítico no meio da multidão. Foi Jesus quem viu o seu sofrimento, o seu passado, a sua condição miserável. Foi Jesus quem viu suas tentativas frustradas para melhorar sua condição de vida. Nada fica despercebido aos olhos de Jesus. Nada escapa do Seu olhar de compaixão.
No encontro que transforma a vida…
2. Entenda que Jesus conhece o tempo do seu sofrimento.
“… e soube que ele vivia naquele estado durante tanto tempo…” (v.6b)
Jesus não somente viu o sofrimento daquele homem paralítico, mas, também, Jesus conhecia o seu tempo de sofrimento. Ele sabia que aquele homem estava enfermo havia 38 anos. Ele conhecia perfeitamente a causa do seu sofrimento. Jesus não somente vê, mas também conhece tudo a seu respeito.
No encontro que transforma a vida…
3. Creia que Jesus é a solução para o seu sofrimento.
“… Jesus lhe perguntou: você quer ser curado?” (v.6c)
Existe uma promessa embutida na pergunta de Jesus. A pergunta de Jesus é um chamado à fé. É como se Jesus estivesse dizendo ao homem paralítico: “sua vida está precária, você está sofrendo há muito tempo, mas confia em mim porque tenho poder para transformar a sua vida”. E o que aconteceu com o homem paralítico?
“Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’. Imediatamente o homem ficou curado, pegou a maca e começou a andar.” (João 5.1-9)
“Uma ordem de Jesus sempre encerra uma promessa.”
“Quando os nossos recursos acabam, somos fortes candidatos a um milagre de Jesus.”
Conclusão:
Ao invés de ir para a festa em Jerusalém, Jesus foi ao taque de Betesda para encontrar-se com um homem paralítico. Jesus tomou a iniciativa. Jesus abriu para aquele homem a porta da esperança. Hoje, Jesus também se dirigiu a esse tanque onde você está para transformar a sua vida! Ele vê o seu sofrimento e sabe o tempo de duração do seu sofrimento. Mas, também, Ele é a única solução para o seu sofrimento. Somente um encontro com Jesus é capaz de transformar a vida para sempre!