Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

O que Jesus Espera dos seus Discípulos

O QUE JESUS ESPERA DOS SEUS DISCÍPULOS
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido. Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros.” (João 15.7-17)
Todos nós temos expectativas acerca das pessoas com as quais nos relacionamos. Por exemplo:

  • O que você espera do seu cônjuge?
  • O que você espera dos seus filhos?
  • O que você espera dos seus pais?
  • O que você espera do seu chefe?
  • O que você espera de um novo governo?
  • O que você espera do seu pastor?

Sempre vamos criar expectativas com essas relações. No entanto, você já parou para pensar sobre o que Jesus espera de você? O que Jesus espera do seu relacionamento com Ele? Assim como temos expectativas em nossas relações interpessoais, Jesus também tem expectativas a nosso respeito, reveladas neste capítulo que acabamos de ler. Quais são as expectativas de Jesus com relação a nossa vida? O que Jesus espera dos seus discípulos?
Jesus espera que você…
1. Permaneça FIEL a ELE.
“Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhe será concedido.” (v. 7)
Não existe nada especificamente de religioso na palavra “permanecer”. Na linguagem do Novo Testamento, é um verbo comum que designa “ficar”, “continuar” e, às vezes, “habitar”. Em outras palavras, o que Jesus queria dizer era o seguinte: Fiquem comigo. Continuem comigo. Habitem em mim. Aqui, Jesus estava pedindo aos seus seguidores que permanecessem fieis a Ele. Que não O trocassem por nada nesta vida.
A fidelidade a Jesus nos torna as pessoas mais felizes e satisfeitas deste mundo. Se nós formos fiéis, nossas orações serão respondidas, nossos anseios serão supridos, nossa vida será abundante. Muita gente está andando para trás porque é infiel para com Jesus! A fidelidade a Jesus abre uma porta para o cumprimento das promessas de Deus em nossa vida. Nós temos que crer que Deus nos escolheu para uma vida abundante e não para uma vida de derrota.
A maior tristeza da vida de uma pessoa é ver seus sonhos sendo desfeitos, ao passo que a maior alegria é contemplar a realização deles. Sejamos fiéis e experimentaremos Deus movendo-se através da nossa vida de fidelidade.
Jesus espera que você…
2. AME como ELE o AMOU.
“O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei… Este é o meu mandamento: Amem-se uns aos outros.” (v.12, 17)
É impossível sermos discípulos de Jesus e nutrirmos raiva, mágoa ou indiferença contra qualquer pessoa. O amor de Deus é diferente, ele não depende de reciprocidade, não depende de elogios, ele é imparcial e é parte da essência daqueles que são discípulos de Jesus. O seguidor de Jesus não vive reagindo ao desamor de forma negativa, ele vive amando para transformar aqueles que não amam, em apaixonados amigos de Deus.
Nós temos um desafio gigante pela frente: amar a todos assim como Jesus nos amou. Jesus ordenou aos seus seguidores que se amassem uns aos outros, como Ele os amou. A maior expressão de amor que as pessoas podem ter umas pelas outras é darem a própria vida umas pelas outras – exatamente como Jesus fez por aqueles a quem amou. Ele nos amou o suficiente para dar a sua vida por nós.
“Dificilmente haverá alguém que morra por um justo, embora pelo homem bom talvez alguém tenha coragem de morrer… Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.” (Romanos 5.7,8)
Podemos não precisar morrer por alguém, mas podemos exercer o amor sacrificial de muitas outras maneiras: ouvindo, ajudando, incentivando, orando e doando. Às vezes não sentimos amor por todos. Algumas pessoas são difíceis de amar mesmo, mas ainda assim, nós recebemos o mandamento de agir com amor para com o nosso próximo.
Jesus espera que você…
3. DÊ muitos FRUTOS.
“Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça…” (v.16)
Jesus escolheu seus discípulos e os nomeou para que transmitissem o Evangelho e dessem fruto para o Reino de Deus. Cada pessoa alcançada por Jesus é um ramo da videira que precisa frutificar.  Deus fez um grande investimento em cada pessoa que é chamada para o evangelho, de modo que Ele não abre mão de uma resposta positiva.
Ninguém planta uma videira esperando colher sombra, ou colher folhas. Quem planta espera colher seus frutos. No caso das videiras espera-se colher uvas. Do mesmo modo Deus, ao nos salvar, nos incluiu no seu Reino, ou seja, na sua Igreja e espera que nós venhamos reproduzir, gerando outras vidas para Ele, multiplicando assim o número dos seus discípulos.

“O fruto do discípulo é outro discípulo!”

Todo cristão é um discípulo de Jesus e, como tal, deve reproduzir outros discípulos. Se por alguma razão você não está frutificando, precisa avaliar o motivo e voltar a dar frutos no Reino de Deus. Você nasceu para ser uma pessoa frutífera. Por isso, não aceite uma vida de esterilidade; declarar pela fé que você será um discípulo frutífero.
Conclusão:
Jesus espera que sejamos os discípulos desejados por Ele! E nós? Esperamos ser os discípulos que Jesus sonha que sejamos? Pense nisto! Estes são os desejos de Jesus para nossa vida:
• FIDELIDADE
• AMOR
• FRUTOS

 

Rolar para o topo