O Valor de Convivermos Juntos

SÉRIE “JUNTOS PARA PERTENCER” | 01/05
O VALOR DE CONVIVERMOS JUNTOS

mensagem pregada pela Pra. Tatiana Ramos

“Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês veem que se aproxima o Dia.” (Hebreus 10.25)

“Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!” (Salmos 133.1)

Existe um grande poder no ajuntamento! Veja o conselho de Salomão: “Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.” (Eclesiastes 4.12).

Veja a promessa de Jesus: “Pois onde se reunirem dois ou três em meu nome, ali eu estou no meio deles.” (Mateus 18.20).

Paulo destacou a importância da igreja reunida: “Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. Saúdem meu amado irmão Epêneto, que foi o primeiro convertido a Cristo na província da Ásia.” (Romanos 16.5).

Qual é o ELO CENTRAL da nossa comunhão NA FAMÍLIA DA FÉ? “Nós lhes proclamamos o que vimos e ouvimos para que vocês também tenham comunhão conosco. Nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho Jesus Cristo.” (1ª João 1.3).

O VALOR DE CONVIVERMOS JUNTOS

“Então Jesus veio da Galileia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento os céus se abriram, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: Este é o meu Filho amado, em quem me agrado.” (Mateus 3.13-17)

“Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo… com alegria e sinceridade de coração.” (Atos 2.42,46)

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1ª João 1.7)

“No nível mais elementar, você não precisa ir à igreja para ser cristão. Você também não precisa ir para a mesma casa para se casar. Mas em ambos os casos, se você não fizer isso, você terá um relacionamento muito ruim” (R. Kent Hughes pastor, teólogo e autor, premiado por seu comentário bíblico).

“A Igreja é você e quem está ao seu lado.”

Jesus não morreu na cruz, para você viver isolado. Ele pagou sua dívida, para você viver em comunhão.

Para vivenciar o valor de conviver junto com a família de Deus…

1. Aprenda ir em direção às CONEXÕES DE VALOR.

“Naqueles dias, Jesus foi da Galileia até o rio Jordão a fim de ser batizado por João Batista.” (Mateus 3.13)

Jesus saiu do seu lugar para ir em direção a João. Foi intencional, ele se moveu até o Jordão. A conexão com João Batista representava:

• Conexão PROFÉTICA

“Conforme está escrito no profeta Isaías: Enviarei à tua frente o meu mensageiro; ele preparará o teu caminho.” (Marcos 1.2)

• Conexão de HONRA

“Eu digo que entre os que nasceram de mulher não há ninguém maior do que João…” (Lucas 7.28a)

• Conexão ESTRATÉGICA

“Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou.“ (Mateus 3.15)

• Conexão com a MISSÃO

“A ele vinha gente de Jerusalém, de toda a Judeia e de toda a região ao redor do Jordão. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão.” (Mateus 3.5-6)

• Conexão RELACIONAL e TERAPÊUTICA

“Os discípulos de João vieram, levaram o seu corpo e o sepultaram. Depois foram contar isso a Jesus. Ouvindo o que havia ocorrido, Jesus retirou-se de barco, em particular, para um lugar deserto.” (Mateus 14.12-13a)

Para vivenciar o valor de conviver junto com a família de Deus…

2. Construa grandes relacionamentos com HUMILDADE.

“Mas João tentou convencê-lo a mudar de ideia, dizendo assim: — Eu é que preciso ser batizado por você, e você está querendo que eu o batize?” (Mateus 3.14)

O reconhecimento de quem somos em Cristo nos tira do lugar de orgulho, medo e vergonha que o pecado nos coloca, recebemos o convite para sentar à mesa do Pai, não sozinhos, mas como uma grande família.

“Jesus aceita passar um período ‘sendo eu’ para nos devolver o direito de ser nós.” (Douglas Gonçalves)

“Pode parecer mais fácil ser santo quando não há ninguém por perto para frustrar suas preferências, mas essa é uma santidade falsa. Isolamento produz a falácia; é fácil nos enganarmos pensando sermos maduros quando não há ninguém mais para nos contestar. A verdadeira maturidade se manifesta nos relacionamentos.” (Rick Warren)

Para vivenciar o valor de conviver junto com a família de Deus…

3. Busque a VONTADE do Pai em CONCORDÂNCIA com irmãos na fé.

“Respondeu Jesus: — Deixe que seja assim agora, pois é dessa maneira que faremos tudo o que Deus quer. E João concordou.” (Mateus 3.15)

“Também digo que, se dois de vocês concordarem na terra em qualquer assunto sobre o qual pedirem, isso será feito a vocês por meu Pai que está nos céus.” (Mateus 18.19)

A comunhão saudável não tem seu foco resumido às vontades e preferências do grupo, mas, acima de tudo, busca fazer a vontade de Deus! Nas narrativas das ações de Deus no meio do seu povo, percebemos que a unidade foi a chave para as vitórias. No Reino dos céus não há democracia, há direção do Espírito Santo e unidade para cumprirem a vontade do Pai.

Para vivenciar o valor de conviver junto com a família de Deus…

4. Viva CÉUS ABERTOS em comunidade.

“Logo que foi batizado, Jesus saiu da água. O céu se abriu…” (Mateus 3.16a)

A verdadeira comunhão abre o céu! Quando o Espírito veio, os 120 estavam todos reunidos no mesmo lugar, e foi nesse lugar que o fogo desceu! Paulo e Silas cantavam e adoravam juntos, quando as cadeias se romperam!

“Muitas pessoas tratam a igreja como ser membro de uma academia. Eles são membros, mas nunca vão. Então, pergunte por que eles não estão espiritualmente aptos.” (Dr. Tony Evans)

Você consegue perceber o mover do Espírito nos relacionamentos? Para ver o mover do Espírito de Deus na igreja, atente-se para:

Cuidar de um irmão novo na fé, com conselhos, oração e presença.
Superar o medo da intimidade e se aproximar intencionalmente das pessoas na célula.
Discipular e ser discipulado.
Passar pelo batismo ou levar alguém ao batismo (todos da sua célula são batizados? O que você pode fazer com relação a isso?)
Abrir sua casa para uma célula.
Buscar a cura se você ficou ferido em alguma situação na igreja (na Memorial ou em outra).
Valorizar o ensino da sua igreja local: perceba que o efeito do avivamento em Atos foi que “Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão” (At. 2:42).
Estar próximo de um enlutado ou de alguém enfermo.
Ajudar e servir de forma prática quem precisa (alimento, cuidar de crianças, limpeza de casa, carona, etc).
Resolver conflitos até o final para que nada fique limitando o que Deus tem para você.

Conclusão:

“O Cristianismo não é uma religião ou filosofia, mas um relacionamento e um estilo de vida. A essência desse estilo de vida é pensar nos outros como Jesus fez, em vez de pensar em nós mesmos.” (Rick Warren)

“Aprender como amar o próximo requer a disposição de recorrer à força de Jesus Cristo ao morrer para si mesmo e viver para ele. Viver dessa maneira permite que você pratique o amor bíblico pelos outros, apesar das circunstâncias adversas ou de seus sentimentos ao contrário.” (John C. Broger)

Isolamento nunca foi um sinal de santidade e saúde espiritual. Escolha hoje viver a grandeza da manifestação de Deus na unidade com seus irmãos e família de fé!

“Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum. Todos os dias, continuavam a reunir-se no pátio do templo. Partiam o pão em casa e juntos participavam das refeições, com alegria e sinceridade de coração. Vendendo suas propriedades e bens, distribuíam a cada um conforme a sua necessidade. Louvando a Deus e tendo a simpatia de todo o povo. E o Senhor lhes acrescentava diariamente os que iam sendo salvos.” ( Atos 2. 44-47)

Para vivenciar o valor de conviver junto com a família de Deus…
1. Aprenda ir em direção às CONEXÕES DE VALOR.
2. Construa grandes relacionamentos com HUMILDADE.
3. Busque a VONTADE do Pai em CONCORDÂNCIA com irmãos na fé.
4. Viva CÉUS ABERTOS em comunidade.

Rolar para o topo