Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Obediência – A Chave para Ser a Resposta

SÉRIE “VOCÊ É A RESPOSTA” | 02/06
OBEDIÊNCIA – A CHAVE PARA SER A RESPOSTA
mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior
“Depois de um longo tempo, no terceiro ano da seca, a palavra do Senhor veio a Elias: vá apresentar-se a Acabe, pois enviarei chuva sobre a terra. E Elias foi. […] Juro pelo nome do Senhor dos Exércitos, a quem eu sirvo, que hoje eu me apresentarei a Acabe.” (1º Reis 18.1-2,15)
A obediência é a chave para ser a resposta de Deus para esta geração. Você está disposto a obedecê-lo em tudo? Então, o que podemos aprender sobre obediência a partir da experiência do profeta Elias?
Obedeça e seja a resposta de Deus, então…
1. Alinhe o seu CORAÇÃO com Deus
“À hora do sacrifício, o profeta Elias colocou-se à frente e orou: Ó Senhor, Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, que hoje fique conhecido que tu és Deus em Israel e que sou o teu servo e que fiz todas estas coisas por ordem tua. Responde-me, ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, ó Senhor, és Deus, e que fazes o coração deles voltar para ti. Então o fogo do Senhor caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão, e também secou totalmente a água na valeta. Quando o povo viu isso, todos caíram prostrados e gritaram: O Senhor é Deus! O Senhor é Deus!” (1º Reis 18.36-39)
Os versos que lemos estão dentro do contexto em que Elias derrota os profetas de Baal no Monte Carmelo. Após a vitória, todo o povo reconheceu que só o Senhor é Deus. Isso só foi possível porque Elias havia alinhado o seu coração com Deus. E sobre alinhamento do coração com Deus, Jesus, em seus últimos momentos com os discípulos antes da Cruz, proferiu as seguintes palavras:
“Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos. […] Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.” (João 14.15,23-24)

“Sua obediência revela seu caráter.”

Obedeça e seja a resposta de Deus, então…
2. Confie na DIREÇÃO de Deus
“E Elias disse a Acabe: Vá comer e beber, pois já ouço o barulho de chuva pesada. Então Acabe foi comer e beber, mas Elias subiu até o alto do Carmelo, dobrou-se até o chão e pôs o rosto entre os joelhos. Vá e olhe na direção do mar, disse ao seu servo. E ele foi e olhou. Não há nada lá, disse ele. Sete vezes Elias mandou: Volte para ver. Na sétima vez o servo disse: Uma nuvem tão pequena quanto a mão de um homem está se levantando do mar. Então Elias disse: Vá dizer a Acabe: Prepare o seu carro e desça, antes que a chuva o impeça. Enquanto isso, nuvens escuras apareceram no céu, começou a ventar e começou a chover forte, e Acabe partiu de carro para Jezreel. O poder do Senhor veio sobre Elias, e este, prendendo a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel.” (1º Reis 18.41-46)
Elias foi alguém que confiou inteiramente na direção de Deus, ainda que as circunstâncias ao seu redor conspirassem contra isso. Era um tempo de seca. Não chovia há três anos e meio. E, para que você compreenda o nível de confiança na direção de Deus que havia no coração do profeta, a Bíblia diz o seguinte:
“Elias era humano como nós. Ele orou fervorosamente para que não chovesse, e não choveu sobre a terra durante três anos e meio. Orou outra vez, e o céu enviou chuva, e a terra produziu os seus frutos.” (Tiago 5.17,18)
Elias viu e ouviu coisas que ninguém viu e ouviu porque confiou em Deus e em sua direção. Quando confiamos em Deus e em sua direção, Ele envia sinais e evidências do cumprimento daquilo que Ele prometeu. Era apenas uma pequena nuvem, mas era o prenúncio de muita chuva sobre a terra.
Obedeça e seja a resposta de Deus, então…
3. Esteja disposto a CRESCER e AMADURECER em Deus
“… Elias disse a Eliseu: O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? Respondeu Eliseu: Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético. Disse Elias: Você fez um pedido difícil; mas, se você me vir quando eu for separado de você, terá o que pediu; do contrário, não será atendido. De repente, enquanto caminhavam e conversavam, apareceu um carro de fogo, puxado por cavalos de fogo, que os separou, e Elias foi levado aos céus num redemoinho.” (2º Reis 2.9-11)
Se você quer ser um Elias desta geração, eu pergunto: será que as pessoas que andam com você desejam receber algo extraído da sua própria vida? Ou será que eles não querem nada que venha de você? As pessoas que andam com você percebem o seu crescimento e amadurecimento em Deus?
Esteja disposto a subir de nível, crescendo e amadurecendo em Deus. Seja um portador do espírito profético que marcará uma geração sedenta da presença e da manifestação do poder de Deus. Preste atenção no que Jesus disse aos seus discípulos quando falava a respeito da sua subida aos céus:
“Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai.” (João 14.12)
Conclusão:
A obediência é a chave para ser a resposta! Elias obedeceu e foi a resposta para sua geração! Ele nos inspira, mas não podemos viver a sua experiência, precisamos viver a nossa experiência. O mundo espera a manifestação dos filhos de Deus. Ele está sedento por receber o mesmo espírito profético que habita em nós!

 

Rolar para o topo