Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Permaneça Aprendendo

PERMANEÇA APRENDENDO

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina.” (Provérbios 1.7)

Precisamos permanecer aprendendo. O livro de Provérbios foi escrito com o propósito claro de formar pessoas sábias. Ele apresenta princípios que devem ser buscados diligentemente ao longo de toda a vida. Essa busca precisa ser intencional. No capítulo 2 de Provérbios, encontramos um convite direto à busca da sabedoria e um alerta sobre as consequências de negligenciá-la. Sendo assim, olhando para este capítulo, quais são as razões pelas quais devemos permanecer aprendendo?

Permaneça aprendendo porque…

1. A sabedoria protege o seu interior.

“Pois a sabedoria entrará em seu coração, e o conhecimento o encherá de alegria. As escolhas sábias o guardarão, e o entendimento o protegerá.” (Provérbios 2.10,11)

A sabedoria de Deus não atua apenas externamente, mas começa no interior. Ela entra no coração e transforma a alma. Por isso, aprender continuamente é abrir espaço para que Deus trabalhe nas raízes das nossas intenções, emoções e desejos. Um coração sábio é um coração altamente protegido.

“A sabedoria é o escudo invisível que protege sua alma de dores desnecessárias.”

Permaneça aprendendo porque…

2. A sabedoria te livra de caminhos errados.

“A sabedoria o livrará das ações dos maus, daqueles cujas palavras são perversas. Eles se afastam do rumo certo e andam por caminhos sombrios.” (Provérbios 2.12,13)

Um dos principais frutos da sabedoria é o livramento. A pessoa que se dedica ao aprendizado contínuo é capacitada por Deus a evitar pessoas e caminhos que a afastariam da verdade. O aprendizado é uma forma de discernimento que protege o nosso futuro.

Permaneça aprendendo porque…

3. A sabedoria te resguarda de relacionamentos destrutivos.

“A sabedoria o livrará da mulher imoral, das palavras sedutoras da promíscua. Ela abandona o marido, o companheiro de sua juventude, e ignora a aliança que fez diante de Deus.” (Provérbios 2.16,17)

Relacionamentos são fontes de bênção ou de destruição. O texto mostra que o aprendizado contínuo protege contra relacionamentos destrutivos, que desrespeitam alianças e desviam os propósitos de Deus. A “mulher imoral” representa toda influência relacional sedutora e perigosa.

“A sabedoria é uma cerca de proteção ao redor das suas escolhas afetivas e sociais.”

Permaneça aprendendo porque…

4. A sabedoria te firma nos caminhos dos jutos.

“Portanto, siga os passos dos bons e permaneça nos caminhos dos justos. Pois os retos viverão na terra, e os íntegros nela permanecerão. Os perversos, porém, serão eliminados da terra, e os desleais, arrancados dela.” (Provérbios 2.20-22)

O aprendizado constante nos leva a imitar os bons exemplos e andar com os justos. A sabedoria forma caráter, molda o comportamento e mantém os pés firmes. Quem permanece aprendendo se torna alguém que deixa marcas de justiça por onde passa. Esse caminho precisa ser cultivado com vigilância e ensino contínuo. O aprendizado protege nossa permanência na presença de Deus. Aqueles que andam com sabedoria serão estabelecidos por Deus. Em contrapartida, os que rejeitam o ensino serão arrancados. Aprender é a diferença entre permanência e eliminação.

“O conhecimento de Deus é o fundamento de uma caminhada sólida.”

Conclusão:

Aprender continuamente é uma necessidade para todo aquele que deseja viver com propósito, segurança e discernimento; e isso faz parte de uma jornada diária. Então, não se acomode, não desista, não pare no meio do caminho. A nossa Escola foi criada para que eu e você possamos permanecer aprendendo.

“A sabedoria é a bússola que te mantém no centro da vontade de Deus.”

Permaneça aprendendo porque…
1. A sabedoria protege o seu interior.
2. A sabedoria te livra de caminhos errados.
3. A sabedoria te resguarda de relacionamentos destrutivos.
4. A sabedoria te firma nos caminhos dos jutos.

Rolar para o topo