Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Prontos a Repartir

SÉRIE “UMA VIDA ABENÇOADA” | 07/07
PRONTOS A REPARTIR

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Aquele que supre a semente ao que semeia e o pão ao que come, também lhes suprirá e aumentará a semente e fará crescer os frutos da sua justiça. Vocês serão enriquecidos de todas as formas, para que possam ser generosos em qualquer ocasião e, por nosso intermédio, a sua generosidade resulte em ação de graças a Deus.” (2ª Coríntios 9.10,11)

O apóstolo Paulo deixa claro que tudo que temos vem de Deus, pois é Ele quem dá semente ao que semeia. Ele também ensina que jamais nos faltará semente sempre que abrirmos as mãos para semearmos na vida de outras pessoas, uma vez que é Deus quem supre nossa sementeira. Paulo ainda ensina que quanto mais damos, mais temos para dar, pois Deus é quem aumenta a nossa sementeira e multiplica os frutos da nossa justiça.

Deus é dono de todas as coisas, não temos nada sozinhos sem Ele. Tudo que temos em nossas mãos hoje são reflexos da Sua bondade em nos dar por livre e espontânea decisão. Lembre-se, você foi abençoado para abençoar. O que está em suas mãos foi colocado para isso, seja tendo pouco ou tendo muito. Deus vê o coração e deseja que sejamos ainda mais parecidos com Ele. Então, como podemos tornar nosso coração mais parecido com o coração doador do Pai? Quando reparto generosamente o que recebo de Deus, o que acontece?

Quando você reparte o que recebe de Deus…

1. Outras pessoas são ABENÇOADAS.

“Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza. O generoso prosperará; quem dá alívio aos outros, alívio receberá.” (Provérbios 11.24-25)

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte o seu pão com o pobre.” (Provérbios 22.9)

“Quanto for possível, não deixe de fazer o bem a quem dele precisa.” (Provérbios 3.27)

Entenda uma coisa – o que Deus nos dá com abundância deve estar a serviço Dele para abençoar a vida das outras pessoas.

Quando você reparte o que recebe de Deus…

2. O PRAZER de repartir é revelado.

“Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama quem dá com alegria.” (2ª Coríntios 9.7)

“A alegria não é um momento em que tudo está bem, é um estado permanente de quem caminha com Jesus.”

Precisamos ser alegres no Senhor, independente de qualquer coisa. E quando somos alegres Nele, somos mais generosos. Como diz o verso, não é só sobre o doar, mas sobre o doar com alegria. A alegria de ajudar alguém necessitado reflete o quão perto de Jesus você tem caminhado. Pessoas egoístas doam só por “obrigação” de ter que ajudar como um mandamento, já as pessoas alegres doam porque sentem prazer em doar, doam com alegria. O prazer, a alegria em repartir é revelada na vida daqueles que repartem o que recebem das mãos de Deus!

Quando você reparte o que recebe de Deus…

3. A generosidade se torna o seu ESTILO DE VIDA.

“Deus nos dá com abundância, não para acumularmos, mas para repartirmos como estilo de vida.” 

Pastor Rick Warren, diz o seguinte: “Você combate o desejo dos olhos com integridade; combate os desejos da carne com generosidade; e combate a soberba da vida com humildade.”

John Wesley nos dá o seguinte conselho: “Ganhe tudo o que puderem, economizem tudo o que puderem e deem tudo o que puderem.”

Paulo escrevendo ao Jovem pastor Timóteo, aconselha da seguinte forma: “Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da riqueza, mas em Deus, que de tudo nos provê ricamente, para a nossa satisfação. Ordene-lhes que pratiquem o bem, sejam ricos em boas obras, generosos e prontos para repartir.” (1ª Timóteo 6.17-18)

Não há limites para o amor de Deus. O desafio do cristianismo é nos tornar cada vez mais semelhantes a Jesus. Você se torna ainda mais parecido com Ele quando você age em generosidade com todos aqueles que precisam. Não retenha aquilo que Deus lhe deu. Tudo o que Deus nos dá é para repartir. Repartir deve ser o estilo de vida de todo aquele que teve uma experiência viva com Jesus. Então, se você decide tomar posse da vida abençoada que Deus já liberou, aprenda a repartir como estilo de vida. Há uma promessa de Deus para você: “Seus descendentes serão poderosos na terra, serão uma geração abençoada, de homens íntegros.” (Salmos 112.2).

Conclusão:

Deus está sempre em primeiro lugar em sua vida ou tem outra coisa comandando a direção do seu coração em doar e compartilhar tudo o que você tem recebido? Quando foi a última vez que você ajudou alguém? Qual foi a última vez que fez uma doação ajudando alguém que precisa? Qual foi a última vez que você orou para que uma pessoa tivesse a sua vida financeira transformada? Qual foi a última vez que você dedicou uma oferta especial ao seu Deus?

Rolar para o topo