Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Reaja à Tempestade

REAJA À TEMPESTADE

mensagem pregada pelos pastores Marcelo Coelho e Acyr Júnior

“Começando a soprar suavemente o vento sul, eles pensaram que haviam obtido o que desejavam; por isso levantaram âncoras e foram navegando ao longo da costa de Creta. Pouco tempo depois, desencadeou-se da ilha um vento muito forte, chamado Nordeste. O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva. Passando ao sul de uma pequena ilha chamada Clauda, foi com dificuldade que conseguimos recolher o barco salva-vidas. Levantando-o, lançaram mão de todos os meios para reforçar o navio com cordas; e temendo que ele encalhasse nos bancos de areia de Sirte, baixaram as velas e deixaram o navio à deriva. No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga. No terceiro dia, lançaram fora, com as próprias mãos, a armação do navio. Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento. Visto que os homens tinham passado muito tempo sem comer, Paulo levantou-se diante deles e disse: Os senhores deviam ter aceitado o meu conselho de não partir de Creta, pois assim teriam evitado este dano e prejuízo. Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.” (Atos 27.13-25)

A história que lemos narrativa nos oferece lições de como enfrentar as adversidades com fé e coragem, inspirando-nos a reagir positivamente às tempestades que inevitavelmente encontramos em nossa caminhada de vida. Então, como você deve reagir quando surgirem as tempestades?

Para reagir a tempestade…

1. NÃO FIQUE À DERIVA.

“O navio foi arrastado pela tempestade, sem poder resistir ao vento; assim, cessamos as manobras e ficamos à deriva.” (Atos 27.15)

Ficar à deriva significa estar em uma situação em que se está sendo levado pela correnteza, sem controle sobre a direção ou o destino. Não perca a visão do seu destino quando a vida ficar difícil. Mantenha o foco em seu objetivo e naquilo que Deus está ensinando a você, e lembre-se de que Ele não o abandonou. As tempestades da vida não existem para nos deixar à deriva, perdidos, sem rumo ou direção. Elas fazem parte do processo de Deus para nos levar ao nosso destino.

“Quem tem convicção de que pertence a Jesus, nunca fica à deriva diante das tempestades da vida!”

Para reagir a tempestade…

2. NÃO JOGUE TUDO FORA.

“No dia seguinte, sendo violentamente castigados pela tempestade, começaram a lançar fora a carga. No terceiro dia, lançaram fora, com as próprias mãos, a armação do navio.” (Atos 27.18-19)

“Depois de terem comido até ficarem satisfeitos, aliviaram o peso do navio, atirando todo o trigo ao mar.” (Atos 27.38)

Eles tinham sido tão atingidos pelos ventos e pelas ondas que a tripulação começou a lançar fora a carga para deixar o navio mais leve. A bíblia diz que eles jogaram fora a carga, depois jogaram a armação do navio e, em seguida, os cereais. Eles se desfizeram das coisas por necessidade, porque a tempestade estava bem forte. Porém, eles experimentaram algo que eles não esperavam: o peso menor não diminuiu a tormenta. Infelizmente, essa é a reação comum de muitas pessoas na hora das dificuldades. Quando a pressão aumenta e o estresse se torna insuportável, começamos a renunciar àquilo que realmente tem valor.

No entanto, para complicar a situação, o texto diz que alguns marinheiros tentaram abandonar o navio. Mas, em Atos 27.31-32, Paulo disse ao centurião: “Então Paulo disse ao centurião e aos soldados: Se estes homens não ficarem no navio, vocês não poderão salvar-se. Com isso os soldados cortaram as cordas que prendiam o barco salva-vidas e o deixaram cair.” (Atos 27.31-32).

“Se você não cortar as cordas do seu barco salva-vidas, nunca desenvolverá o caráter que Deus quer que você tenha.”

Para reagir a tempestade…

3. NÃO SE DESESPERE.

“Não aparecendo nem sol nem estrelas por muitos dias, e continuando a abater-se sobre nós grande tempestade, finalmente perdemos toda a esperança de salvamento.” (Atos 27.20)

Paulo e a tripulação estavam passando por uma escuridão total por catorze dias. Eles não sabiam para onde estavam indo. Eles estavam sendo atirados de um lado para o outro por forças incontroláveis. Eles tinham jogado a carga fora, a armação do navio e o alimento. Enfim, era um momento de desespero e eles haviam perdido toda a esperança de salvamento. Mas eles haviam se esquecido de uma coisa: até mesmo no meio de forte e violenta tempestade, Deus está no controle de tudo. Ele não os tinha abandonado e Ele não abandonou você.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2 Coríntios 4.16-17)

Para reagir a tempestade…

4. NÃO PERCA A PROMESSA DE VISTA.

Quando você enfrentar um problema, encontre uma promessa. Existem mais de sete mil promessas na Bíblia às quais você pode recorrer quando estiver enfrentando tempestades. Você pode superar o desânimo quando parar de focar no que poderia dar errado e começar a se concentrar nas promessas de Deus. Tudo estava indo por água abaixo na tempestade – menos Paulo. Por que ele não estava desabando? Porque sua confiança estava em Deus, não no navio. Paulo mantinha-se focado na promessa de Deus. Ele disse:

“Mas agora recomendo-lhes que tenham coragem, pois nenhum de vocês perderá a vida; apenas o navio será destruído. Pois ontem à noite apareceu-me um anjo do Deus a quem pertenço e a quem adoro, dizendo-me: ‘Paulo, não tenha medo. É preciso que você compareça perante César; Deus, por sua graça, deu-lhe as vidas de todos os que estão navegando com você’. Assim, tenham ânimo, senhores! Creio em Deus que acontecerá do modo como me foi dito.” (Atos 27.22-25)

Conclusão:

Quais são as tempestades que você está enfrentando? Deus está encorajando você a reagir à tempestade que está sobre a sua vida. Então, não fique à deriva (perdido, sem saber o que fazer), não jogue fora as coisas mais preciosas da sua vida, não se desespere e nunca, nunca perca de vista a promessa de Deus.

Rolar para o topo