Seja Bem-Sucedido com Mente e Coração Saudáveis

SÉRIE: COMO SER BEM-SUCEDIDO
SEJA BEM-SUCEDIDO COM MENTE E CORAÇÃO SAUDÁVEIS | 05/05
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
Ser bem-sucedido, ter sucesso, riqueza e prosperidade nunca pode ser um fim em si mesmo; precisa ser um meio de você viver para cumprir os propósitos de Deus. O desafio desta série é sairmos de uma mentalidade de sobrevivência, para uma mentalidade de abundância. Avalie se você tem uma mentalidade de pobreza. Quem possui uma mentalidade de miséria:

  • Vive culpando os outros pelas suas derrotas.
  • Incorpora o discurso de vítima.
  • Sempre encontra uma justificava para seus fracassos.
  • Ama a música da murmuração.
  • Gosta de se cercar de pessoas mais fracas.
  • Tem muita dificuldade em receber honras e presentes.
  • Só gostam de doar por filantropia, não por honra e gratidão.

Pessoas assim são imponderadas, são enfraquecidas a cada dia. Tornam-se “imãs” para atrair coisas ruins. Desta forma, rejeite a mentalidade de miséria, e aproprie-se de uma mentalidade de abundância. Nesta última mensagem da série falaremos sobre mente e coração saudáveis para uma vida bem sucedida.
“O coração alegre aformoseia o rosto.” (Provérbios 15.13, ARA)
“O coração contente tem um banquete contínuo.” (Provérbios 15.15, ACF)
“Nós, porém, temos a mente de Cristo.” (1ª Coríntios 2.16)
“Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3.2)
Não existem pessoas bem-sucedidas com mente e corações doentes ou desequilibrados. O equilíbrio e a saúde da sua mente e do seu coração, e ambos trabalhando em harmonia, não só serão responsáveis para que você seja bem-sucedido, como também, o ajudará a ajudar outros a chegarem lá.
Mente e corações doentes, certamente serão fatais para a vida próspera que Deus preparou para você desfrutar.
Sendo assim, como proteger essas áreas de nossa vida que nos possibilitam desfrutar de uma vida bem-sucedida? Vamos trabalhar esse sermão desenvolvendo duas perguntas:
• Como proteger sua MENTE para que ela não o impeça de ter uma vida bem-sucedida?
• Como proteger seu CORAÇÃO para que ele não lhe atrapalhe de ter uma vida bem-sucedida?
Como proteger sua mente para que ela não o impeça de ter uma vida bem-sucedida?
1. FUJA dos PENSAMENTOS destrutivos.
“Pois do interior do coração dos homens vêm os maus pensamentos, as imoralidades sexuais, os roubos, os homicídios, os adultérios.” (Marcos 7.21)
Segundo esse verso o pecado começa no coração e na mente. Permitir que nossa mente acolha pensamentos destrutivos nos levará a uma vida mal sucedida. Até que seus pensamentos estejam sob o controle de Deus, você não experimentará a vida bem sucedida que Cristo tem para você. Não é à toa que o inimigo ataca nossas mentes com pensamentos destrutivos. Ele sabe que se ele puder desenvolver fortalezas em nossos pensamentos, ele facilmente nos levará a viver uma vida de derrota. Por isso, cuidado com aquilo que você permite entrar em sua mente. Não contamine sua mente com coisas destrutivas; antes, siga o conselho de Paulo quando diz:
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” (Filipenses 4.8)
Pessoas bem sucedidas substituem os pensamentos destrutivos, pelos pensamentos saudáveis. Pessoas bem sucedidas pensam em coisas que são verdadeiras, nobres, corretas, puras, amáveis e de boa fama. Coisas que trazem edificação e saúde emocional. Como disse Bill Johnson:

“Recuse-se a aceitar em sua mente um único pensamento sobre sua vida que Deus não tenha para você!” Bill Johnson

Pessoas bem-sucedidas não alimentam sua mente com pensamentos que Deus não tem para elas.
Como proteger sua mente para que ela não o impeça de ter uma vida bem-sucedida?
2. LIVRE-SE da AMARGURA
“Livrem-se de toda amargura.” (Efésios 4.31)
A amargura nunca vai nos levar a uma vida bem sucedida. Ao contrário, vai nos aprisionar a uma vida doentia e infeliz. Por isso, liberte-se de toda amargura. Não existe nenhuma possibilidade de viver uma vida de sucesso com uma mente e um coração preso a amargura. Desista de viver alimentando sua dor. Escolha viver a vida abundante que Jesus disponibilizou pra você. Não deixe que a amargura crie raízes em sua vida. Talvez alguém o tenha traído, caluniado, alguém tenha sido promovido passando por cima de você. Talvez um bom amigo lhe decepcionou e você tenha até razão de estar magoado. No entanto, para o bem da sua saúde emocional, esqueça aquilo que lhe fizeram e dê um passo em direção à sua cura emocional. Siga o conselho do escritor de Hebreus:
“Cuidem que ninguém se exclua da graça de Deus. Que nenhuma raiz de amargura brote e cause perturbação, contaminando a muitos.” (Hebreus 12.15)
Decida hoje ser uma pessoal bem sucedida em suas emoções. Livre-se o quanto antes deste lixo mental que é a amargura. Desfrute a vida que Deus lhe deu. Seja livre. Seja bem sucedido na mente e no seu coração.
Como proteger sua mente para que ela não o impeça de ter uma vida bem-sucedida?
3. LIBERTE-SE dos pecados que o ESCRAVIZAM
“Jesus respondeu: Digo-lhes a verdade: Todo aquele que vive pecando é escravo do pecado.” (João 8.34)
Para desfrutar de uma vida bem sucedida você precisa romper com o pecado que o escraviza. Aquele pecado que nos escraviza, controla, domina e dita as nossas atitudes precisam ser eliminados de nossa vida. Mike Murdock, certa vez, disse:

Aquilo que você não domina, lá na frente vai escravizá-lo e destruí-lo.

Por isso, antes que o pecado destrua a vida bem sucedida que Jesus tem pra você, destrua-o primeiro. Faça isso através da confissão, arrependimento, rendição, entrega e renúncia. Depois de observarmos essas realidades que precisam ser trabalhadas em nossa mente, agora vamos analisar as questões que envolvem o nosso coração. Quando vivemos somente para nós mesmos, facilmente nosso coração se entristece, se decepciona, sofre e se fecha.
Por isso, precisamos manter o nosso coração bem disposto e alegre. Se você tem andado triste, deprimido, cabisbaixo, alegre seu coração, pois você foi feito para abençoar, para contagiar os outros com um coração saudável. Entenda que existe um grande coração dentro de você dado pelo Criador para amar e abençoar as pessoas. Somente assim vamos viver uma vida de satisfação plena.
Como proteger seu coração para que ele não lhe atrapalhe de ter uma vida bem-sucedida?
1. Dê sempre ATENÇÃO ao que Deus lhe DIZ
Aquilo que Deus DIZ está prioritariamente em Sua palavra. De fato a palavra de Deus tem o poder de nos tornar pessoas bem sucedidas à medida que a obedecemos. Veja a orientação bíblica de Deus a Josué:
“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1.8)
Quando damos ouvidos à voz de Deus e obedecemos a Ele, temos uma grande possibilidade de desfrutar de uma vida bem sucedida. A Bíblia diz que esses princípios que nos tornam pessoas bem sucedidas precisam ser guardados em nosso coração:
“Meu filho, escute o que lhe digo; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração.” (Provérbios 4.20,21)
Guardar no fundo do nosso coração aquilo que Deus nos ensina é uma forma de viver com o coração protegido. Quanto mais de Deus o seu coração tiver, menos do mundo ele terá. Às vezes o que adoece o nosso coração é o fato de perdermos de vista os ensinamento de Deus para várias áreas de nossa vida. Diariamente somos bombardeados por questões que tentam adoecer nosso coração. Por isso, precisamos vigiar e proteger nosso coração desses ataques externos.
A proteção do nosso coração está diretamente associada com as coisas que priorizamos em nosso dia-a-dia. Se permitirmos que o nosso coração seja o tempo todo bombardeado por coisas ruins através da TV, redes sociais, e outras fontes de coisas profanas, sua proteção estará totalmente comprometida e a nossa vida inteiramente adoecida. É por isso que precisamos estar atento ao que Deus tem para nos dizer em sua palavra. Isso traz proteção ao nosso coração e a possibilidade de desfrutarmos de uma vida bem sucedida.
Como proteger seu coração para que ele não lhe atrapalhe de ter uma vida bem-sucedida?
2. RECONHEÇA que o seu coração é ENGANOSO
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jeremias 17.9)
Nem tudo o que você “sente” no coração é a vontade do Senhor para sua vida. Por isso, não decida apenas por intuição. Não despreze o fato de que o seu coração é enganoso. Procure discernir quais propósitos estão alinhados com os planos de Deus para que você alcance uma vida bem sucedida. A Bíblia diz:
“Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor.” (Provérbios 19.21)
Ter a consciência de que o nosso coração é enganoso é um tipo de proteção para nossa vida. Há muitas pessoas adoecidas emocionalmente porque confiaram demais em seu coração, sem discernir a vontade do coração de Deus para vida delas. Por confiar demais no coração, nos seus sentimentos, desejos e vontades, muitos casaram errado, muitos se envolveram com relacionamentos destrutivos, outros fecharam negócios que trouxeram apenas frustrações e fracassos. Por ser enganoso o coração, uma das coisas mais importantes que devemos aprender nesta vida refere-se a guardar esse coração. A Bíblia diz:
“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4.23)
Guarde seu coração de todos aqueles sentimentos que o afastam de uma vida bem sucedida.
Como proteger seu coração para que ele não lhe atrapalhe de ter uma vida bem-sucedida?
3. ENCHA seu coração de BONS CONSELHOS
Busque conselhos de pessoas que andam com Deus antes de decidir qualquer coisa importante em sua vida. O princípio do sucesso é não seguir conselhos de quem não teme ao Senhor. Para esse tipo de pessoas a Bíblia nos orienta a andar distante delas. A Bíblia diz:
“Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores!” (Salmo 1.1)
O teólogo A.W. Tozer, certa vez, disse:

Nunca ouça um homem que nunca ouviu a Deus.

Nós precisamos de homens e mulheres que ouçam a Deus e tenham algo da parte Dele para compartilhar conosco. Todas as pessoas bem sucedidas que conheço sempre se cercaram de bons conselheiros. Precisamos deles para compartilhar aquilo que vai em nosso coração. Em contrapartida, a maioria de nossos fracassos é porque não paramos para buscar conselhos de pessoas de Deus. A Bíblia diz:
“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” (Provérbios 15.22)
Buscar bons conselheiros é um passo fundamental para se ter uma vida bem sucedida.
Conclusão:
Como está sua mente e o seu coração? É possível que hoje você precise confrontar sua mente e seu coração, para tomar uma decisão e mudar de vida. Você tem tudo para ser uma pessoa bem sucedida com mente e coração saudáveis. Isso só depende de você. Em que consiste a riqueza de um homem? Terminamos esta breve série de mensagens onde vimos 5 áreas em que uma pessoa de fato revela ser bem-sucedida:

  • Relacionamentos
  • Espiritualidade
  • Família
  • Carreira e recursos
  • Mente e coração

Se você conseguir manter o equilíbrio nestas áreas você será a pessoa mais rica, mais próspera e mais bem sucedida deste mundo. Como ouvimos na primeira mensagem:

“O que de fato significa ser bem-sucedido na vida? A resposta popular do mundo é ter dinheiro! Entretanto, só dinheiro é muito pouco! Existem pessoas que são tão ricas, tão ricas, que a única coisa que possuem é dinheiro. Ter dinheiro é ser rico, mas não significa ser próspero e bem sucedido, porque ser próspero e bem sucedido é ter a vida satisfeita e plena com Deus, consigo mesmo, com as pessoas, com seus recursos e com sua família.”

Rolar para o topo