Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Semeie a Palavra e Colha Transformação de Vidas

SÉRIE “6 SEMANAS SEMEANDO PARA 6 MESES DE COLHEITA” | 03/06
SEMEIE A PALAVRA E COLHA TRANSFORMAÇÃO DE VIDAS

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam. De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: ‘Não faça isso! Estamos todos aqui!’. O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas. Então levou-os para fora e perguntou: ‘Senhores, que devo fazer para ser salvo?’. Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’. E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” (Atos 16.22-33)

A partir da experiência de transformação do carcereiro e de toda sua família por causa da Palavra semeada por Paulo e Silas, que lições podemos aprender? Quais são as barreiras que precisamos vencer para semearmos a Palavra de Deus no coração das pessoas e colhermos transformação de vidas?

Para semear a Palavra e colher transformação de vidas…

1. Vença a barreira das CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS.

“A multidão ajuntou-se contra Paulo e Silas, e os magistrados ordenaram que se lhes tirassem as roupas e fossem açoitados. Depois de serem severamente açoitados, foram lançados na prisão. O carcereiro recebeu instrução para vigiá-los com cuidado. Tendo recebido tais ordens, ele os lançou no cárcere interior e lhes prendeu os pés no tronco. Por volta da meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus; os outros presos os ouviam.” (Atos 16.22-25)

Paulo e Silas enfrentam uma situação extremamente difícil. Eles são injustamente acusados, espancados e jogados na prisão. Suas condições são terríveis, com os pés amarrados no tronco e ferimentos abertos após os açoites. Apesar disso, eles mantêm a calma e a fé, orando e cantando hinos a Deus. Eles venceram a barreira das condições adversas para semear a Palavra no coração do carcereiro.

“Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo…” (2 Timóteo 4.2a)

Para semear a Palavra e colher transformação de vidas…

2. Vença a barreira do MEDO do desconhecido e da REJEIÇÃO.

“De repente, houve um terremoto tão violento que os alicerces da prisão foram abalados. Imediatamente todas as portas se abriram, e as correntes de todos se soltaram. O carcereiro acordou e, vendo abertas as portas da prisão, desembainhou sua espada para se matar, porque pensava que os presos tivessem fugido. Mas Paulo gritou: ‘Não faça isso! Estamos todos aqui!’.” (Atos 16.26-28)

Após um grande terremoto que abriu as portas da prisão e soltou as correntes dos prisioneiros, o carcereiro acordou e, vendo as portas abertas, pensou que todos tinham escapado. Em desespero, ele estava prestes a tirar a própria vida, pois sabia que seria responsabilizado pela fuga dos prisioneiros. No entanto, Paulo, com coragem e compaixão, gritou para o carcereiro: “Não faça isso! Estamos todos aqui!”. Essa ação de Paulo revela a importância de vencer o medo do desconhecido. O que poderia ter sido uma situação de pânico e fuga tornou-se uma oportunidade para demonstrar a graça e a verdade de Deus.

Para semear a Palavra e colher transformação de vidas…

3. Vença a barreira do PRECONCEITO e da condição SOCIAL.

“O carcereiro pediu luz, entrou correndo e, trêmulo, prostrou-se diante de Paulo e Silas.” (Atos 16.29)

Quando o carcereiro de Filipos percebeu que os prisioneiros não haviam fugido após o terremoto, ele correu para dentro da cela, tremendo de medo, e se prostrou diante de Paulo e Silas. Neste momento, um homem que era parte da estrutura repressiva do Império Romano, responsável pela prisão de Paulo e Silas, encontrou-se em uma posição de vulnerabilidade e desespero. Paulo e Silas, em vez de tratarem o carcereiro com desprezo ou ressentimento, responderam com compaixão e respeito, superando qualquer preconceito e mostrando que o Evangelho é para todos, independentemente de sua posição social.

“Cada pessoa é digna do amor e da graça de Deus, independentemente de sua condição social ou ocupação.”

Para semear a Palavra e colher transformação de vidas…

4. Vença a barreira da falta de COMPREENSÃO e do desconhecimento ESPIRITUAL.

“Então levou-os para fora e perguntou: ‘Senhores, que devo fazer para ser salvo?’. Eles responderam: ‘Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa’.” (Atos 16.30-31)

O carcereiro não tinha conhecimento prévio do Evangelho. Após o terremoto, ele perguntou o que deveria fazer para ser salvo. Paulo e Silas aproveitaram a oportunidade para semear de forma clara a mensagem de salvação em Jesus Cristo. Eles não complicaram a mensagem com rituais ou exigências complexas, mas apontaram diretamente para a fé em Jesus Cristo como o único meio de salvação. É essencial estar preparado para semear a Palavra de maneira clara e acessível, superando a barreira da falta de compreensão espiritual.

Para semear a Palavra e colher transformação de vidas…

5. Vença a barreira da PRESSA e da falta de PACIÊNCIA.

“E pregaram a palavra de Deus, a ele e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite o carcereiro lavou as feridas deles; em seguida, ele e todos os seus foram batizados.” (Atos 16.32-33)

Paulo e Silas dedicaram tempo e atenção ao carcereiro e sua família, explicando-lhes o Evangelho e batizando-os naquela mesma noite. Eles não estavam com pressa, apesar das circunstâncias. Isso revela que é preciso de paciência no processo de semeadura da Palavra de Deus.

Entenda o seguinte: a salvação é urgente! Deus tem pressa. Porém, com relação à consolidação e ao discipulado, precisamos vencer a barreira da pressa e da falta de paciência. No tempo certo, aqueles que receberam a Palavra serão batizados e influenciarão outras pessoas.

Conclusão:

Hoje, Deus trouxe você aqui para ajudá-lo a derrubar as barreiras que têm se tornado um empecilho para que você semeie a Palavra de Deus e colha transformação de vidas. Chega de vida infrutífera. Chega de esterilidade. Deus o chamou para ser um semeador da Palavra. Então…

1. Vença a barreira das CIRCUNSTÂNCIAS ADVERSAS.
2. Vença a barreira do MEDO do desconhecido e da REJEIÇÃO.
3. Vença a barreira do PRECONCEITO e da condição SOCIAL.
4. Vença a barreira da falta de COMPREENSÃO e do desconhecimento ESPIRITUAL.
5. Vença a barreira da PRESSA e da falta de PACIÊNCIA.

Rolar para o topo