Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Siga e Mestre e Leve Outros a Ele

SÉRIE “SIGA O MESTRE” | 03/04
SIGA O MESTRE E LEVE OUTROS A ELE

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior & Tatiana Ramos

“Poucos dias depois, tendo Jesus entrado novamente em Cafarnaum, o povo ouviu falar que ele estava em casa. Então muita gente se reuniu ali, de forma que não havia lugar nem junto à porta; e ele lhes pregava a palavra. Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles. Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados. Estavam sentados ali alguns mestres da lei, raciocinando em seu íntimo: Por que esse homem fala assim? Está blasfemando! Quem pode perdoar pecados, a não ser somente Deus? Jesus percebeu logo em seu espírito que era isso que eles estavam pensando e lhes disse: Por que vocês estão remoendo essas coisas em seus corações? Que é mais fácil dizer ao paralítico: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se, pegue a sua maca e ande’? Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.1-12)

Introdução:

Esta história nos informa que quatro homens levaram um paralítico a Jesus. Esse homem não poderia, por si mesmo, chegar onde Jesus estava. Ele estava impedido de se mover porque era paralítico e entrevado. As pernas daquele homem não se moviam, seus músculos estavam atrofiados e sua coluna vertebral estava paralisada. Aquele homem precisava ser carregado. Não havia esperança de cura até que os seus amigos decidem levá-lo até Jesus e um milagre acontece.

Ainda hoje existem muitas pessoas que nunca terão um encontro com Jesus a não ser que sejam levadas e colocadas aos Seus pés. São pessoas que, à semelhança daquele paralítico, não têm mais esperança de cura, de alegria, de segurança, de paz, de esperança. Entretanto, como discípulos que seguem o Mestre Jesus, todos nós temos a responsabilidade de levar essas pessoas à Sua presença, seja no relacionamento interpessoal do dia a dia, seja nos dias de celebração, seja nos dias de reunião das nossas células.

Há milagres que estão prontos para acontecer na vida de pessoas que serão levadas a Jesus por aqueles que decidiram seguir o Mestre. O milagre na vida do paralítico só aconteceu porque quatro amigos decidiram levá-lo até Jesus acreditando que Ele poderia curá-lo. E o que podemos aprender com essa experiência?

Para seguir o Mestre e levar outros a Ele…

1. Ponha sua fé em AÇÃO.

“Vieram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por quatro deles.” (Marcos 2.3)

O paralítico precisava de ajuda. Ele não poderia ir, por si mesmo, até Jesus. Ou ele era levado ou estaria fadado ao desespero. Porém, os quatro amigos colocaram sua fé em ação e tiveram a visão de levá-lo e colocá-lo diante de Jesus. Na nossa vida diária, podemos nos deparar com situações em que precisamos levar alguém a Jesus. Precisamos agir com a mesma fé e determinação dos amigos do paralítico, confiando que Jesus é o único que pode fazer um milagre na vida das pessoas ao nosso redor.

Para seguir o Mestre e levar outros a Ele…

2. Supere os obstáculos com DETERMINAÇÃO.

“Não podendo levá-lo até Jesus, por causa da multidão, removeram parte da cobertura do lugar onde Jesus estava e, através de uma abertura no teto, baixaram a maca em que estava deitado o paralítico.” (Marcos 2.4)

Os quatro amigos tiveram várias dificuldades para levar o paralítico a Jesus, mas eles não desistiram. Eles superaram o obstáculo do peso do paralítico, da multidão que não abria espaço para eles e da falta de espaço dentro da casa onde Jesus estava. A determinação daqueles homens nos ensina que não existe obstáculo que não possa ser superado quando se trata de levar pessoas a Jesus. Não podemos afrouxar as nossas mãos quando se trata de levar as pessoas até Jesus. Para aqueles que superam os obstáculos com determinação, não existe caminho bloqueado que possa paralisá-lo quando o assunto é levar pessoas aos pés de Jesus!

Para seguir o Mestre e levar outros a Ele…

3. Mova-se com COMPAIXÃO.

“Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse ao paralítico: Filho, os seus pecados estão perdoados.” (Marcos 2.5)

Jesus viu a fé dos quatro amigos. Mas há algo que está implícito no texto que vale a pena destacar. Eles se importaram com o paralítico, ou seja, eles se moveram em compaixão. A compaixão os levou a crer que Jesus ia fazer o milagre e foi isso que realmente importou. Nossa compaixão pelos outros deve nos mover a agir com fé. Quando nos importamos verdadeiramente com o bem-estar espiritual e físico das pessoas ao nosso redor, fazemos todo o possível para levá-las a Jesus.

“Nossa compaixão pode ser a ponte que vai ligar pessoas a Jesus.”

Para seguir o Mestre e levar outros a Ele…

4. Creia que haverá TESTEMUNHO visível do PODER de Jesus.

“Mas, para que vocês saibam que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados — disse ao paralítico — eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa. Ele se levantou, pegou a maca e saiu à vista de todos. Estes ficaram atônitos e glorificaram a Deus, dizendo: Nunca vimos nada igual!” (Marcos 2.10-12)

A obra de Jesus é completa: ele perdoou e curou, ele cuidou da alma e do corpo, ele resolveu as questões do tempo e da eternidade. Jesus curou o paralítico emocional, psicológica, espiritual e fisicamente. A cura do paralítico foi imediata, completa e perfeita e todos puderam testemunhar de forma visível o poder de Jesus. Houve grande admiração entre as pessoas. Cafarnaum, como em nenhuma outra cidade, testemunhou as maravilhas realizadas por Jesus. Eles ouviram e viram coisas grandiosas. Os quatro amigos criam no testemunho visível do poder de Jesus na vida do paralítico. Quando levamos pessoas a Jesus, podemos ter a certeza de que Ele tem o poder de transformar completamente as suas vidas. Ele não apenas perdoa os pecados, mas também cura, restaura e faz novas todas as coisas. E tudo isso se transforma em um testemunho visível do poder de Jesus.

Conclusão:

Para seguir o Mestre e levar outros a Ele…
1. Ponha sua fé em AÇÃO.
2. Supere os obstáculos com DETERMINAÇÃO.
3. Mova-se com COMPAIXÃO.
4. Creia que haverá TESTEMUNHO visível do PODER de Jesus.

Rolar para o topo