Siga o Mestre e Venha Andar Sobre as Águas
SÉRIE “SIGA O MESTRE” | 02/04
SIGA O MESTRE E ANDE SOBRE AS ÁGUAS
mensagem pregada pelos pastores Tatiana Ramos & Acyr Júnior
“Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho, mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: ‘É um fantasma!’, E gritaram de medo. Mas Jesus imediatamente lhes disse: ‘Coragem! Sou eu. Não tenham medo!’. Disse Pedro, ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas’. ‘Venha’, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: ‘Homem de pequena fé, porque você duvidou?’. Quando entraram no barco, o vento cessou. Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: ‘Verdadeiramente tu és o Filho de Deus’.” (Mateus 14.22-33)
No texto que lemos, os discípulos de Jesus estavam enfrentando uma grande tempestade. Eles passaram horas amargas e de grande desespero procurando remar contra a maré. Todo esforço para tentar controlar a embarcação no meio daquela tempestade era em vão. Mas, quando eles pensaram que a causa estava perdida, que a esperança já tinha ido embora, Jesus surgiu no horizonte da sua história. Ele não chegou atrasado ao mar da Galileia, pois aquela tempestade só tinha uma finalidade: levar os discípulos a uma experiência mais profunda com Jesus.
No meio das tempestades mais assustadoras, quando não existe mais esperança nem expectativa de dias melhores, Jesus chega na sua história de vida para lhe socorrer e para convidá-lo a viver uma experiência extraordinária: “venha andar sobre as águas”. Sendo assim, de acordo com o texto que lemos, o que podemos aprender sobre seguir o Mestre e andar sobre as águas? O que você precisa fazer hoje para seguir o Mestre Jesus e andar sobre as águas, ou seja, viver uma experiência extraordinária?
Para seguir o Mestre e andar sobre as águas…
1. OUÇA A VOZ de Jesus na tempestade.
“Disse Pedro, ‘Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas’. ‘Venha’, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.” (Mateus 14.28-29)
Quando os discípulos viram Jesus andando sobre o mar, inicialmente ficaram assustados, achando que era um fantasma. No entanto, Pedro, reconhecendo a voz do Mestre na tempestade, pediu para ir ao encontro de Jesus andando sobre as águas. Jesus, com uma única palavra, deu a Pedro a permissão e o encorajamento para fazer algo sobrenatural. Então, movido pela fé, Pedro caminhou sobre as águas. Pedro só andou sobre as águas porque, na tempestade, reconheceu a voz daquele que tem todo poder no céu e na terra.
Quais são as vozes que você tem ouvido nas tempestades da sua vida? Quando você está desesperado, com medo, pavor e angústia, você consegue ouvir a voz de Jesus na da tempestade? Se você quer “andar sobre as águas”, você vai precisar ouvir a voz de Jesus nas suas provas mais intensas.
Para seguir o Mestre e andar sobre as águas…
2. AJA COM FÉ para deixar seu lugar de segurança.
“Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus.” (Mateus 14.29)
Mesmo no meio de uma tempestade terrível, ainda que debaixo de uma palavra liberada por Jesus, deixar o barco era deixar o lugar de segurança para Pedro. Ele demonstrou uma fé extraordinária ao agir com fé, saindo do barco, deixando seu lugar de segurança para andar sobre as águas. Sair do barco simboliza deixar para trás o que é seguro e familiar. Pedro agiu com fé, confiou na palavra de Jesus e saiu do barco, deixou sua zona de conforto, seu lugar de segurança. Esse ato de fé é um exemplo poderoso de como devemos responder ao chamado de Jesus.
Nas tempestades da nossa vida, quando as circunstâncias parecem impossíveis, Jesus nos chama para dar passos de fé. Sair do barco representa deixar para trás o que é seguro e conhecido para seguir Jesus em terrenos desconhecidos.
“Andar sobre as águas está disponível apenas para aqueles que exercitam a sua fé.”
Para seguir o Mestre e andar sobre as águas…
3. NÃO SE DISTRAIA no meio das lutas desta vida.
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’.” (Mateus 14.30)
Enquanto Pedro manteve os olhos em Jesus, ele andou sobre as águas. No entanto, quando começou a focar no vento e nas ondas, ele foi tomado pelo medo e começou a afundar. Isso nos mostra que, no meio das lutas desta vida, não podemos nos distrair, mas devemos continuar olhando para Jesus.
A distração leva-nos ao medo, pois ela potencializa a tempestade e despreza o poder daquele que nos chamou para andar sobre as águas. No meio das lutas desta vida, é fácil nos distrairmos e focarmos nos problemas ao nosso redor. O resultado será medo, pavor e fundo do mar. Entretanto, se mantivermos o nosso olhar fixado em Jesus, continuaremos andando sobre as águas mesmo enfrentando os dias mais difíceis da nossa vida. Manter os olhos em Jesus aquieta o nosso coração e nos dá paz e segurança para continuar, mesmo no meio das lutas desta vida.
Para seguir o Mestre e andar sobre as águas…
4. CLAME PELO SOCORRO de Jesus no tempo da adversidade.
“Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: ‘Senhor, salva-me!’. Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: ‘Homem de pequena fé, porque você duvidou?’.” (Mateus 14.30-31)
Jesus sempre nos socorre quando, nas tempestades da vida, clamamos por seu socorro. Quando Pedro começou a afundar, Jesus estava lá para socorrê-lo. Ele imediatamente estendeu a mão e o segurou, repreendendo gentilmente sua falta de fé. Isso nos mostra que Jesus está sempre pronto para nos socorrer no tempo da adversidade, mesmo quando nossa fé vacila.
No tempo da adversidade, todos nós enfrentamos momentos de dúvida e de medo. Mas a boa notícia é que Jesus está sempre perto, pronto para nos estender a mão e nos levantar. Assim como Pedro, devemos clamar pelo seu socorro, confiando no seu poder para nos resgatar.
Conclusão:
Para seguir o Mestre e andar sobre as águas…
1. OUÇA A VOZ de Jesus na tempestade.
2. AJA COM FÉ para deixar seu lugar de segurança.
3. NÃO SE DISTRAIA no meio das lutas desta vida.
4. CLAME PELO SOCORRO de Jesus no tempo da adversidade.