Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Simão – Processos que Transformam a Vida

SÉRIE “IMPROVÁVEIS” | 02/08
SIMÃO – PROCESSOS QUE TRANSFORMAM A VIDA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Deus trabalha por meio de processos.”

Tudo o que você está vivendo em sua história faz parte de um processo de Deus em sua vida. Os processos de Deus transformam a nossa vida. Eu e você somos seres em desenvolvimento e Deus está nos desenvolvendo através desses processos. Hoje nós vamos aprender com um homem que tem sua biografia pouco citada na bíblia, mas que tem profundas lições sobre os processos que podem transformar a nossa história. Vamos ler o verso onde ele é citado:

“Certo homem de Cirene, chamado Simão, pai de Alexandre e de Rufo, passava por ali, chegando do campo. Eles o forçaram a carregar a cruz.” (Marcos 15.21)

Nós estamos olhando a história de Simão. Quem é Simão? Quem é esse homem? Qual é a sua história? A história de Simão é a história do homem improvável que os soldados romanos pegaram no meio da multidão para carregar a cruz de Jesus. É na história desse homem improvável que quero basear minha mensagem nesta noite.

A bíblia diz que uma multidão acompanhava Jesus e no meio daquela multidão o soldado pega o Simão. Certamente, Simão disse naquela hora o que eu e você dizemos muitas vezes quando somos colocados em um processo que não entendemos. Certamente houve no coração de Simão muitos questionamentos de uma situação que ele não estava compreendendo. No entanto, a bíblia diz que ele carregou a cruz para Jesus até o Calvário. Mas, a partir da história de Simão, quero dividir com você quatro lições de como os processos têm o poder de transformar a nossa vida.

Para ser transformado através dos processos da vida, aprenda que…

1. Sempre há um PROPÓSITO por trás das situações que não entendemos.

Sempre há um propósito por trás das situações que não entendemos. Olha o que a bíblia vai falar sobre Simão: “…Eles o forçaram a carregar a cruz.” (Marcos 15.21c).

Simão não quis entrar nesse processo. Ele não pediu para carregar a cruz. Ele foi forçado e colocado nesse processo. Há processos na sua vida que você não queria, que você não quer viver, mas que você foi colocado neles, você entrou neles para Deus trabalhar na sua vida. Ele não entende nada. Por que no meio da multidão ele é o escolhido para carregar a cruz? O que esse tal de Jesus fez para lascar com a vida dele? Simão achou que estava apenas indo participar de mais uma festa, aproveitar para arrumar um bico, ganhar algum dinheiro extra, mas Deus tinha um plano maior na vida dele.

“Deus tem um plano maior por trás dos processos que você não entende.”

“E sabemos que Deus faz todas as coisas cooperarem para o bem daqueles que o amam e que são chamados de acordo com seu propósito.” (Romanos 8.28)

Para ser transformado através dos processos da vida, aprenda que…

2. Deus faz ALGO NOVO na vida de quem está em movimento.

Uma das lições mais preciosas que podemos aprender está na verdade de que Deus faz algo novo na vida de quem está em movimento. Para pessoas que querem viver algo novo com Deus, aqui está um dos maiores ensinamentos. Se tem algo que atrai a Deus são mãos ocupadas. É gente que se movimenta. É gente ocupada. É gente que está fazendo alguma coisa até nos processos mais difíceis da sua vida. Olha o que a bíblia vai dizer sobre Simão: “…passava por ali, chegando do campo.” (Marcos 15.21b).

Por que Simão? Quando olhamos para bíblia, aprendemos que toda vez que o Senhor foi fazer algo novo na vida de alguém, essa pessoa estava em movimento, trabalhando, se mexendo, fazendo algo.

Se tem algo que pode impedir você de viver algo novo é a acomodação. Deus não vai fazer nada novo em sua vida enquanto você não vencer a inércia, enquanto você não decidir sair da acomodação. Se tem algo que pode impedir você de viver algo novo é a acomodação. Deus não vai fazer nada novo em sua vida enquanto você não vencer a inércia, enquanto você não decidir sair da acomodação.

“O grande inimigo do novo de Deus é a inércia do homem.”

“Sem posicionamento não há intervenção do Senhor.”

Para ser transformado através dos processos da vida, aprenda que…

3. Você é um SERVO para ALIVIAR a dor do próximo.

“Enquanto o levavam, agarraram Simão de Cirene, que estava chegando do campo, e lhe colocaram a cruz às costas, fazendo-o carregá-la atrás de Jesus.” (Lucas 23.26)

Todo processo que transforma a minha vida envolve servir pessoas. Simão foi o ombro de Jesus. Levou o peso para Jesus. Aliviou a dor de Jesus. Você pode fazer isso por alguém? Ele levou a carga de Jesus. Suportou o peso. Foi instrumento de benção. Doou o tempo, a força, o ânimo à obra de Cristo. Não imaginamos a dimensão do que Deus faz quando nos permitimos ser doadores e abençoadores mesmo enfrentando os nossos processos.

Para ser transformado através dos processos da vida, aprenda que…

4. Você precisa ENXERGAR além do imediato.

“Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim.” (Romanos 16.13)

Alguns estudiosos chegam a citar Simão na Igreja de Antioquia: “Na igreja de Antioquia havia profetas e mestres: Barnabé, Simão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, que fora criado com Herodes, o tetrarca, e Saulo.” (Atos 13.1).

A Bíblia cita que toda a família de Simão se converteu e se tornou benção na vida da Igreja. Paulo cita seu filho e sua esposa dentre os cristãos de mais alta consideração em Roma. A Bíblia fala como este homem deixou um legado para os seus filhos. Seus filhos foram cooperadores comprometidos na obra de Deus. Diante disso, entenda uma coisa – a cruz que você carrega hoje será instrumento de salvação de muita gente da sua família. O peso da dor de hoje que você carrega será alívio e cura na história de outras pessoas.

Conclusão:

Creia que situações trágicas, dores e perdas podem gerar um novo e abençoado tempo de Deus na sua vida. Aquela situação trágica e humilhante levou Simão a conhecer Jesus. Antes de seu encontro com Jesus, Simão era religioso, mas depois de encontrar-se com Cristo recebeu comunhão, vida nova e salvação, de forma que toda a sua família foi impactada e salva. Aquele dia que Simão queria esquecer tornou-se inesquecível. A vida de Simão sofreu uma reviravolta física e espiritual.

“Dificuldades preparam pessoas comuns para destinos extraordinários.” (C. S. Lewis)

Deus ainda pode usar situações difíceis para conduzir pessoas ao Salvador. Deus pode usar esta dor, este problema para levar você a um novo tempo.

• Deus pode transformar a sua dor em testemunho.
• Sua maior crise pode virar o seu maior testemunho.
• Uma ferida curada se transforma em um ministério aberto.

Rolar para o topo