Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Suportando as Provações

SUPORTANDO AS PROVAÇÕES

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho

“Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.12)

Ninguém está isento de passar por provações. Escrevendo aos crentes da igreja de Corinto, o apóstolo Paulo oferece um poderoso ensinamento sobre como podemos suportar as provações que enfrentamos na vida:

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4.16-18)

Olhando para o texto escrito pelo apóstolo Paulo aos crentes da igreja de Corinto, vamos entender a motivação que está por trás da perseverança diante de toda e qualquer provação. O que podemos aprender sobre suportar provações a partir do ensino da Palavra de Deus?

Suportamos as provações…

1. RENOVANDO o nosso INTERIOR diariamente.

“Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia.” (2 Coríntios 4.16)

“Os mesmos sofrimentos que podem debilitar o corpo do homem, fortalecem as fibras da sua alma.” (William Barclay)

Paulo escrevendo aos crentes da igreja de Roma disse: “E, se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos habita em vocês, aquele que ressuscitou a Cristo dentre os mortos também dará vida a seus corpos mortais, por meio do seu Espírito, que habita em vocês.” (Romanos 8.11).

Suportamos as provações…

2. Entendendo que elas PRODUZEM os RESULTADOS de Deus para nós.

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” (2 Coríntios 4.17)

As provações são intensas, as aflições são pesadas e contínuas, mas, se as enxergarmos sob a perspectiva da eternidade, elas são leves e momentâneas. Estes são os resultados de Deus para nós que as provações produzem em nossa vida.

“Quem está seguro em Deus entende que seus sofrimentos não são adversários, são aliados.”

Suportamos as provações…

3. FIXANDO o nosso OLHAR na ETERNIDADE.

“Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno.” (2 Coríntios 4.18)

Paulo não está dizendo que o eterno é invisível, mas sim que ainda não vemos aquilo que vamos experimentar na eternidade. Ele está explicando que, para suportarmos as aflições, precisamos parar de andar de cabeça baixa, focados nos problemas e nas dificuldades. Em vez disso, devemos olhar para cima, para as coisas celestiais, para um objetivo maior.

“Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou.” (Apocalipse 21.4)

Conclusão:

As provações nunca deixarão de existir. Enquanto estivermos aqui neste mundo, enfrentaremos provações nas mais diversas intensidades. Porém, o grande problema não são as provações, mas como reagimos diante delas. Aprendemos que é possível suportarmos as provações que vêm sobre nós. Hoje, Deus nos encoraja a suportar as provações desta vida renovando o nosso interior diariamente, entendendo que as provações produzem os resultados de Deus para nós e fixando o nosso olhar na eternidade.

Rolar para o topo