Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Uma Vida de Confiança

A VIDA QUE VALE A PENA | 02/03
UMA VIDA DE CONFIANÇA
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
Texto bíblico: Daniel 2.1-18
Assim como referência de fidelidade, Daniel também é uma referência no que diz respeito a confiança em Deus. Com ele, podemos aprender como viver uma vida de plena confiança a despeito dos problemas e das lutas que nos cercam. O que podemos aprender?
Para viver uma vida de confiança em Deus…
1. Enfrente os DESAFIOS
Daniel estava diante do grande desafio de sua vida e precisaria tomar uma decisão. Daniel decidiu enfrentar o desafio que estava diante dele, mesmo debaixo de um decreto de morte. Preste atenção no que dizem os versos seguintes:
“O rei perguntou a Daniel, também chamado Beltessazar: Você é capaz de contar-me o que vi no meu sonho e interpretá-lo? Daniel respondeu: Nenhum sábio, encantador, mago ou adivinho é capaz de revelar ao rei o mistério sobre o qual ele perguntou, mas existe um Deus nos céus que revela os mistérios. Ele mostrou ao rei Nabucodonosor o que acontecerá nos últimos dias…” (Daniel 2.26-28)
 Foi confiando que Moisés saiu do Egito
 Foi confiando que Josué entrou na Terra Prometida
 Foi confiando que Davi venceu tantas guerras
 Foi confiando que Paulo singrou os mares
 Foi confiando que Pedro expandiu a igreja
 Foi confiando que a igreja se estabeleceu
É confiando que seguimos na luta, na batalha, e quase na guerra de uma rotina cruel que tantos enfrentam todos os dias. Veja o que disse o salmista:
“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.” (Salmo 20.7,8)

“As lentes da confiança em Deus dão uma outra tonalidade aos desafios da vida.”

Para viver uma vida de confiança em Deus…
2. Aja com HUMILDADE
A humildade chama a atenção, ela coloca você nos holofotes de Deus. Entretanto, a humildade não lhe dá destaque público, não o coloca em evidência. Daniel, nossa referência de confiança, demonstra humildade diante do rei Nabucodonozor:
“Quanto a mim, esse mistério não me foi revelado porque eu tenha mais sabedoria do que os outros homens, mas para que tu ó rei, saibas a interpretação e entendas o que passou pela tua mente.” (Daniel 2.30)
Daniel sabia o seu lugar e a sua missão.
Para viver uma vida de confiança em Deus…
3. Glorifique a Ele em TODAS AS COISAS
Quando conhecemos a Deus em maior intimidade percebemos o que é o óbvio, que existimos para glorificar o Seu nome. Veja o que Paulo escreve aos efésios:
“Nele, quando vocês ouviram e creram na palavra da verdade, o evangelho que os salvou, vocês foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória.” (Efésios 1.13-14)
Pois bem, o exemplo de Daniel nos ensina que, quando glorificamos a Deus com as nossa vida, dando bom testemunho, mostramos que vivemos uma vida de confiança nele. Preste atenção neste relato:
“Então o rei Nabucodonosor caiu prostrado diante de Daniel, prestou-lhe honra e ordenou que lhe fosse apresentada uma oferta de cereal e incenso. O rei disse a Daniel: Não há dúvida de que o seu Deus é o Deus dos deuses, o Senhor dos reis e aquele que revela os mistérios, pois você conseguiu revelar esse mistério.” (Daniel 2.46,47)
Quando eu me posiciono em prol dos valores da Palavra, da missão de Deus, quando eu tenho em foco aquilo que está em Seu coração e ajo, não há glória para mim, toda glória é para o Senhor. Paulo fez milagres em Listra. O que aconteceu?
“Ao ver o que Paulo fizera, a multidão começou a gritar em língua licaônica: Os deuses desceram até nós em forma humana! A Barnabé chamavam Zeus e a Paulo Hermes, porque era ele quem trazia a palavra.” (Atos 14.11-12)
Mas eles, imediatamente reagiram:
“Ouvindo isso, os apóstolos Barnabé e Paulo rasgaram as roupas e correram para o meio da multidão, gritando: Homens, por que vocês estão fazendo isso? Nós também somos humanos como vocês. Estamos trazendo boas novas para vocês, dizendo-lhes que se afastem dessas coisas vãs e se voltem para o Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há.” (Atos 14.4-15)
Para viver uma vida de confiança em Deus…
4. Aproprie-se dos FRUTOS desse relacionamento
Os frutos da confiança transbordam do cálice do Senhor e chegam até nós. No caso de Daniel, veja o que aconteceu:
“Então o rei colocou Daniel num alto cargo e o cobriu de presentes. Ele o designou governante de toda a província da Babilônia e o encarregou de todos os sábios da província. Além disso, a pedido de Daniel, o rei nomeou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego administradores da província da Babilônia, enquanto o próprio Daniel permanecia na corte do rei.” (Daniel 2.48,49)
Quando você confia, desencadeia um processo irreversível de benção de Deus na sua vida e através de sua vida. Você só precisa se apropriar dessa verdade! A Bíblia diz:
“Mesmo não florescendo a figueira, não havendo uvas nas videiras; mesmo falhando a safra de azeitonas, não havendo produção de alimento nas lavouras, nem ovelhas no curral nem bois nos estábulos, ainda assim eu exultarei no Senhor e me alegrarei no Deus da minha salvação.” (Hebreus 3.17-18)
Conclusão:
Vale a pena viver uma vida de confiança em Deus! Essa confiança nos enche de coragem a despeito de qualquer situação adversa. Viver uma vida de confiança em Deus é viver a vida que vale a pena ser vivida! Mas, para que essa realidade de confiança em Deus se estabeleça em sua vida, você precisa tomar as seguintes atitudes:
1. Enfrente os DESAFIOS
2. Aja com HUMILDADE
3. Glorifique a Ele em TODAS AS COISAS
4. Aproprie-se dos FRUTOS desse relacionamento

 

Rolar para o topo