Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vamos

SÉRIE “ALINHADOS COM AS PALAVRAS DE JESUS” | 01/08
VAMOS

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Naquele dia, ao cair da tarde, ele [Jesus] decidiu: vamos para o outro lado do mar.” (Marcos 4.35)

Em um ano de alinhamento, ouvir o que Jesus tem a dizer é imprescindível. Não existe mudança, transformação, alinhamento sem que se tome posse das palavras de Jesus. Hoje, a palavra de Jesus para o nosso coração em um ano de alinhamento é: “VAMOS”. Mais especificamente “VAMOS PARA O OUTRO LADO”.

A cada dia percebo que a vontade do Senhor é que tenhamos experiências profundas com Ele. No entanto, o que essa palavra de alinhamento significa. O que significa esse vamos de Jesus? O que significa ir para o outro lado, passar para o outro do mar? Ir para o outro lado significa, metaforicamente, é subir de nível na vida espiritual, andar com Jesus no sobrenatural, conhecer mais do “ambiente” onde Deus age e vive. É sair da esfera terrena que limita o homem às coisas naturais deste mundo e entrar no mar do desconhecido “sobrenatural” de Deus, onde o Senhor é visto e o seu poder é revelado. Ir para o outro lado é sair da margem do conformismo e entrar em um caminho muitas vezes de risco. É sair da margem da mediocridade e chegar à margem da conquista, da bênção, da provisão e da realização.

A palavra de Jesus em um ano de alinhamento para o nosso coração hoje é: VAMOS PARA O OUTRO LADO. Você toma posse dessa palavra hoje? Você está disposto a enfrentar as tempestades que virão para subir de nível na vida espiritual e experimentar o sobrenatural de Deus? O que podemos aprender com a experiência de Jesus e seus discípulos?

Ao ouvir as palavras de Jesus em um ano de alinhamento…

1. Agarre-se às suas PROMESSAS.

“Naquele dia, ao cair da tarde, ele [Jesus] decidiu: vamos para o outro lado do mar…” (Marcos 4.35)

Jesus havia empenhado a sua palavra aos seus discípulos: VAMOS PARA O OUTRO LADO DO MAR. O destino deles não era o naufrágio, o destino deles não era perecer no meio da tempestade. O destino deles não era o fundo do mar. O destino deles era o outro lado do mar.

“Para Jesus promessa e realidade são a mesma coisa.”

Josué, grande líder do povo de Israel, perto do final da sua missão, disse o seguinte: “Nenhuma promessa deixou de ser cumprida de tudo o que o Eterno falou ao povo de Israel. Todas se cumpriram.” (Josué 21.45).

Ao ouvir as palavras de Jesus em um ano de alinhamento…

2. Aproveite ao máximo da sua PRESENÇA.

“Eles [os discípulos] entraram no barco em que ele [Jesus] estava. Outros barcos foram atrás deles.” (Marcos 4.36)

Jesus disse “VAMOS PARA O OUTRO LADO”. E os discípulos entraram no barco onde Jesus estava. Jesus se fez presente naquela viagem. Jesus estava presente naquele barco. Mesmo assim, eles tiveram que enfrentar a tempestade. Jesus nos ensina que a sua presença nos livra dos temores da viagem. Davi, autor do Salmo 23, disse: “Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam.” (Salmos 23.4).

Isaías ergueu a sua voz em nome de Deus e profetizou: “Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: “Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador; dou o Egito como resgate por você, a Etiópia e Sebá em troca de você.” (Isaías 43.1-3).

Ao ouvir as palavras de Jesus em um ano de alinhamento…

3. Desfrute da PAZ que Ele oferece.

“De repente, uma tempestade violenta os envolveu. As ondas invadiam a embarcação, ameaçando afundá-la, enquanto Jesus, com a cabeça sobre um travesseiro, dormia na popa do barco!” (Marcos 4.37-38)

Enquanto a tempestade rugia com toda fúria, Jesus estava dormindo. Será que ele sabia que a tempestade viria? Claro que sim. Ela sabe todas as coisas, nada o apanha de surpresa. Aquela tempestade estava na agenda de Jesus; ela fazia parte do currículo de treinamento dos seus discípulos. Mas, então, por que ele dormiu? Jesus dormiu porque descansava na providência do Pai e porque sabia que a tempestade fazia parte do processo de crescimento na vida dos seus discípulos. O fato de Jesus estar dormindo na tempestade já deveria ter acalmado e encorajado os discípulos. Jesus, depois de dizer aos seus discípulos sobre as lutas que enfrentariam na trajetória do discipulado, fez a seguinte declaração: “Estou dizendo estas coisas para que, crendo em mim, vocês estejam inabaláveis e seguros e desfrutem a paz. Neste mundo mau vocês sempre terão aflição. Mas fiquem firmes! Eu venci o mundo.” (João 16.33).

O apóstolo Paulo, escrevendo sua carta aos crentes filipenses, deu a seguinte orientação: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4.6,7).

Ao ouvir as palavras de Jesus em um ano de alinhamento…

4. Confie no seu PODER.

“Os discípulos o acordaram, implorando: Mestre, não vais fazer nada? Nós vamos morrer! Jesus acordou e ordenou ao vento que acalmasse. Ele disse ao mar: Quieto! Sossegue! O vento virou brisa e o mar ficou em plena calmaria. Jesus repreendeu os seus discípulos: Por que tanto medo? Vocês não têm fé? Eles estavam apavorados e confusos e se perguntavam: Afinal, quem é este homem? Até o vento e o mar se acalmam quando ele ordena!” (Marcos 4.39-41)

Aquele que estava no barco com os discípulos é o criador da natureza. As leis da natureza estão nas suas mãos. Ele controla o universo. A natureza ouve a sua voz e lhe obedece. O evangelista Marcos insere esse registro da tempestade em um contexto que enaltece e destaca o poder de Jesus. Ele está revelando o seu poder sobre as leis da natureza, acalmando o mar.

O outro lado do mar é para aqueles que confiam no poder de Jesus. Não tente chegar do outro lado sem confiar em Jesus. Será impossível. Todos que tentaram, naufragaram. Um pré-requisito indispensável para passar na escola da vida espiritual e chegar do outro lado do mar é confiar no poder de Jesus. Ele mesmo disse aos seus discípulos: “… É-me dado todo o poder no céu e na terra.” (Mateus 28.18).

Conclusão:

VAMOS PARA O OUTRO LADO, é o convite de Jesus para você hoje. Como anda a sua vida espiritual? Estagnada, avançando, retrocedendo? Hoje Deus está dando a você mais uma oportunidade para começar a fazer mudanças que o levarão para o outro lado do mar. O sobrenatural espera por você. O extraordinário está lhe aguardando. Mas, o que você tem feito para chegar ao destino que o Pai traçou para sua vida.

Ao ouvir as palavras de Jesus em um ano de alinhamento…
1. Agarre-se às suas PROMESSAS.
2. Aproveite ao máximo da sua PRESENÇA.
3. Desfrute da PAZ que Ele oferece.
4. Confie no seu PODER.

Rolar para o topo