Vencendo a Crise da Fé
VENCENDO A CRISE DA FÉ
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho
“Naquele mesmo dia, dois deles estavam indo para um povoado chamado Emaús, a onze quilômetros de Jerusalém.” (Lucas 24.13)
Hoje, muitos vivem desapontados com Deus, com a igreja, com a vida. Estão como esses discípulos: andando para longe de Jerusalém, símbolo da promessa, e voltando para Emaús, símbolo da fuga e da desistência. No entanto, esse texto nos ensina como vencer a crise da fé. Vamos olhar com atenção para esse encontro com Jesus e aprender como Ele restaura a fé de corações abatidos.
Para vencer a crise da fé…
1. Não silencie a sua dor.
“No caminho, conversavam a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles… Ele lhes perguntou: sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? (Lucas 24.14-15; 17)
Jesus sabia o que havia acontecido, mas quis ouvir o coração deles. Ele não os repreendeu por estarem tristes ou por não entenderem os acontecimentos. Pelo contrário, Ele se aproximou enquanto eles falavam da sua dor. Quando estamos vivendo uma crise de fé, o pior que podemos fazer é guardar tudo para nós mesmos. Jesus se aproxima quando somos sinceros.
“Abrir o coração é o primeiro passo para reencontrar a fé.”
“O Senhor está perto de todos os que o invocam, de todos os que o invocam com sinceridade.” (Salmo 145.18)
Para vencer a crise da fé…
2. Reconheça que a frustração pode distorcer a sua visão.
“Mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo.” (Lucas 24.16)
A frustração distorceu a visão dos discípulos. Eles estavam tão decepcionados que não conseguiam reconhecer o próprio Jesus ao lado deles. O coração deles estava fechado demais para perceber a presença de Jesus. À semelhança desses discípulos, quantas vezes nossas expectativas humanas também nos cegam? Esperamos que Deus aja de uma forma, e quando Ele age de maneira diferente, ficamos decepcionados. Criamos um roteiro para Deus seguir e, quando Ele não segue, achamos que Ele falhou. Mas o problema não é Deus, é a imagem distorcida que criamos dEle.
Para vencer a crise da fé…
3. Permita que a Palavra de Deus aqueça seu coração novamente.
“E começando por Moisés e todos os profetas, explicou-lhes o que constava a respeito dele em todas as Escrituras (…) Perguntaram-se um ao outro: “Não estavam ardendo os nossos corações dentro de nós, enquanto ele nos falava no caminho e nos expunha as Escrituras?” (Lucas 24.27;32)
É importante destacar que Jesus não fez milagres para convencer aqueles discípulos de que era Ele quem estava caminhando com eles. Jesus simplesmente se aproximou e lhes explicou a Bíblia. Ele mostrou que o plano da cruz estava em toda a Escritura, desde o Gênesis até os Profetas. Jesus revelou o Cristo prometido nas palavras que eles já conheciam, mas ainda não tinham compreendido com o coração. Após receberem a Palavra em seus corações, aqueles discípulos experimentaram uma mudança interior. Eles declararam que, enquanto Jesus explicava as Escrituras, o coração deles ardia por causa do impacto da Palavra.
Conclusão:
Os discípulos de Emaús viviam o tempo da ressurreição, mas ainda estavam presos à decepção da cruz. Suas expectativas frustradas os afastaram da promessa. Mas ao ouvirem Jesus, ao escutarem Sua Palavra e se deixarem tocar, os olhos se abriram e a fé foi restaurada. Eles voltaram correndo para Jerusalém: o lugar da comunhão, da promessa e da missão. Emaús representava a fuga, a desistência. Quando a fé é renovada, o caminho muda. Eles saíram tristes, mas voltaram cheios de alegria.