Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida com o Ressurreto

“40 DIAS – VIDA DE DISCÍPULO” | 06/06
VIDA COM O RESSURRETO

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho e Pr. Acyr Júnior

“… É verdade, o Senhor ressuscitou…” (Lucas 24.34b)

Introdução:

A ressurreição de Jesus abriu os olhos, aqueceu os corações e apressou os pés dos discípulos de Emaús. Eles voltam para Jerusalém para ter comunhão e para proclamar que a última palavra é que Jesus venceu a morte. A companhia do Cristo ressurreto causou um impacto profundo na vida daqueles discípulos.

Que tipo de impacto a ressurreição de Cristo provoca na sua vida? Como você tem caminhado pela vida? Você tem se encontrado com o Cristo ressurreto? Sua vida tem sido transformada por causa do seu relacionamento com Ele? O que a vida com o ressurreto trouxe para os discípulos do passado que também está disponível para os discípulos de hoje?

A vida com o ressurreto trouxe…

1. ENTUSIASMO para quem estava DESANIMADO.

“Os discípulos voltaram para casa. Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: ‘Mulher, por que você está chorando?’. ‘Levaram embora o meu Senhor’, respondeu ela, ‘e não sei onde o puseram’. Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: ‘Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?’. Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: ‘Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei’. Jesus lhe disse: ‘Maria!’. Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: ‘Rabôni!’ (que significa Mestre). Jesus disse: ‘Não me segure, pois ainda não voltei para o Pai. Vá, porém, a meus irmãos e diga-lhes: Estou voltando para meu Pai e Pai de vocês, para meu Deus e Deus de vocês’. Maria Madalena foi e anunciou aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’. E contou o que ele lhe dissera.” (João 20.10-18)

O texto nos mostra que Jesus apareceu à Maria Madalena em um dos momentos mais difíceis de sua vida. Ela estava em prantos, desolada e cabisbaixa. O choro de Maria Madalena era fruto do seu desalento por causa da morte de Jesus. No entanto, a aparição de Jesus trouxe entusiasmo para Maria ir à cidade e proclamar a ressurreição de Jesus. Sendo assim, porque Jesus ressurgiu você tem nele os recursos para sair do desânimo e experimentar um novo entusiasmo, uma nova alegria, uma nova perspectiva de vida, uma nova esperança para viver.

A vida com o ressurreto trouxe…

2. SEGURANÇA para quem estava com MEDO.

“Ao cair da tarde daquele primeiro dia da semana, estando os discípulos reunidos a portas trancadas, por medo dos judeus, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘Paz seja com vocês!’. Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos alegraram-se quando viram o Senhor. Novamente Jesus disse: ‘Paz seja com vocês! Assim como o Pai me enviou, eu os envio’.” (João 20.19-21)

Os discípulos estavam com medo de serem perseguidos pelos Judeus que haviam crucificado a Jesus. O medo tinha a ver com a própria culpa por terem abandonado o Mestre. O medo tinha a ver com a ausência daquele que lhes dava segurança por causa do amor que recebiam dele. No entanto, a aparição de Jesus ressurreto transformou o estado deles. A chegada de Jesus trouxe a paz e segurança que eles precisavam. A presença de Jesus devolveu a segurança que eles sentiam no amor dele. O medo deu lugar à segurança com a presença do Cristo ressurreto. Creia nessa palavra liberada pelo próprio Jesus: “Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo.” (João 14.27).

A vida com o ressurreto trouxe…

3. PERDÃO para quem estava se sentindo CULPADO.

“’Não tenham medo’, disse ele. ‘Vocês estão procurando Jesus, o Nazareno, que foi crucificado. Ele ressuscitou! Não está aqui. Vejam o lugar onde o haviam posto. Vão e digam aos discípulos dele e a Pedro: ‘Ele está indo adiante de vocês para a Galiléia. Lá vocês o verão, como ele lhes disse’.” (Marcos 16.6,7)

Pedro havia negado a Jesus e por isso estava se sentindo culpado. Porém, Jesus fez questão de mandar avisar pessoalmente a Pedro que Ele havia ressuscitado. Jesus queria restaurar a vida de Pedro. Jesus queria arrancar do coração de Pedro todo aquele sentimento de culpa que ele estava carregando. Por isso, ele é o único dos discípulos que, pelo nome, Jesus pede que o avise sobre sua ressurreição. Sabe o que aprendo aqui? Ao mandar o aviso a Pedro, Jesus estava comunicando que a culpa de Pedro havia sido retirada pelo perdão que Ele ofereceu na cruz. O Cristo ressurreto estava oferecendo perdão a quem estava se sentindo culpado.

A vida com o ressurreto trouxe…

4. TRANSFORMAÇÃO para quem não CRIA.

“Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: ‘Vimos o Senhor!’. Mas ele lhes disse: ‘Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei’. Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: ‘Paz seja com vocês!’. E Jesus disse a Tomé: ‘Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia’. Disse-lhe Tomé: ‘Senhor meu e Deus meu!’. Então Jesus lhe disse: ‘Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram’.” (João 20.24-29)

Tomé teve dificuldades em crer que Jesus havia ressuscitado. Porém, Jesus, em vez de condenar Tomé, apareceu a ele e mostrou os seus ferimentos. Em vez de condenar Tomé, Jesus deu uma chance para ele crer. E, porque Tomé creu que Jesus havia morrido e ressuscitado sua vida foi transformada.

“Quem crê em Jesus de verdade, tem a vida transformada!”

A Bíblia declara: “Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo.” (Romanos 10.9).

Conclusão:

Jesus Cristo viveu, morreu e ressuscitou por mim e por você. Ele está vivo! Nada e nem ninguém pode mudar essa verdade. Por isso, não existe uma decisão que seja melhor do que viver uma vida com o ressurreto. Quando você vive a vida com o ressurreto…

• O desânimo dá lugar ao entusiasmo;
• O medo dá lugar à segurança;
• A culpa dá lugar ao perdão;
• A incredulidade dá lugar a uma vida transformada.

Rolar para o topo