Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Vida de Relacionamento

“40 DIAS – VIDA DE DISCÍPULO” | 01/06
VIDA DE RELACIONAMENTO

mensagem pregada pelos pastores Acyr Júnior e Marcelo Coelho

“Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim. Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma. Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido. Meu Pai é glorificado pelo fato de vocês darem muito fruto; e assim serão meus discípulos. Como o Pai me amou, assim eu os amei; permaneçam no meu amor. Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. Tenho lhes dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa. O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu lhes ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido.” (João 15.4-15)

A palavra “permanecer” no texto que lemos dá a ideia de “ligar-se intimimamente”. Jesus ensina aos seus alunos que uma vida de discípulo requer uma vida de intimidade com Ele. Jesus não se satisfaz meramente com uma obediência servil. O amigo é diferente do servo. O servo trabalha sem que o senhor compartilhe com ele seus planos, sua obra, seus sentimentos. O amigo de Jesus tem não apenas a sua palavra e sua companhia, mas também seu coração. Sendo assim, a partir da vida de relacionamento dos discípulos com Jesus, o que podemos aprender? O que uma vida de relacionamento com Jesus requer dos seus discípulos? O que envolve uma vida de relacionamento com Jesus?

Uma vida de relacionamento com Jesus envolve…

1. Centralidade na PALAVRA.

“E disse-lhes: Foi isso que eu lhes falei enquanto ainda estava com vocês: Era necessário que se cumprisse tudo o que a meu respeito estava escrito na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos. Então, lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras.” (Lucas 24.44-45)

Jesus não apenas caminhava com os seus discípulos conversando sobre aquilo que deveriam realizar, mas, em diversos momentos, Ele parou para ensiná-los. Jesus sabia que, mais do fazer, seus discípulos precisavam estar centrados na Palavra. A Bíblia diz: “Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.” (Hebreus 4.12).

“Quem deseja se relacionar com Jesus precisa amar a Palavra de Deus.”

Uma vida de relacionamento com Jesus envolve…

2. Sensibilidade para OUVIR a Sua VOZ.

“As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.” (João 10.27)

Os que são de Cristo ouvem a voz de Cristo. Jesus os conhece pessoalmente, profundamente e amorosamente. Os discípulos de Jesus foram privilegiados por terem a oportunidade de ouvir diretamente os ensinamentos do Mestre. À medida que iam se relacionando com Jesus, a sensibilidade para ouvirem Sua voz aumentava.

Uma vida de relacionamento com Jesus envolve…

3. APRENDER Dele continuamente.

“Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11.29)

Aprender de Jesus deve ser o maior desejo do discípulo. Aqueles que andaram com Jesus, que tiveram uma vida de relacionamento com Ele aprenderam, acima de tudo, sobre o poder do amor incondicional. Em momentos de falha e fraqueza, Jesus os acolheu com compaixão, ensinando que o perdão e o amor são a base de uma vida plena e satisfeita.

Uma vida de relacionamento com Jesus envolve…

4. OBENDIÊNCIA incondicional e absoluta.

“Respondeu Jesus: Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a Ele e faremos morada nEle.” (João 14.23)

Ao longo da história, os discípulos que escolheram obedecer a Jesus encontraram uma fonte inesgotável de destino e propósito. Seguir os ensinamentos de Jesus não apenas moldou suas vidas, mas, também, trouxe uma profunda transformação. Eles entenderam que a obediência incondicional e absoluta a Jesus não era um fardo, mas uma oportunidade para grandes descobertas. Não existe a mínima possibilidade de uma vida de relacionamento saudável com Jesus sem que haja uma obediência incondicional e absoluta a Ele. Ao obedecermos a Jesus, encontramos o verdadeiro propósito de Deus para nossas vidas! O próprio Jesus disse aos seus discípulos: “Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.” (João 15.14).

“Obedecer é tão nobre quanto comandar.”

Conclusão:

Jesus não deseja que nosso relacionamento com Ele seja de qualquer maneira. Neste relacionamento com os seus discípulos, Ele anseia por intimidade e profundidade. Esse nível de relacionamento requer discípulos centrados na Palavra de Deus, sensíveis para ouvir a voz de Jesus, desejosos de aprender dele e prontos para obedecê-lo de forma incondicional e absoluta! Pergunto: Você deseja ter uma vida de relacionamento com Jesus?

Rolar para o topo