Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Viva Acima da Ansiedade

SÉRIE “EMOÇÕES ALINHADAS” | 02/05
VIVA ACIMA DA ANSIEDADE

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.25-34)

“Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.” (2ª Timóteo 1.7)

Como tudo na vida, a ansiedade também tem as suas consequências. Para aliviar o peso dos problemas, cada pessoa tem um refúgio: alguns comem além da conta, outros gastam mais do que podem e outros se envolvem em vícios. A ansiedade causa muitos males e um dos principais é a preocupação. É normal termos preocupações, mas não devemos viver preocupados. Quando vivemos preocupados, perdemos a motivação, nossos sonhos parecem que nunca se realizarão e o pior, deixamos de fazer a vontade de Deus para nos preocupar com as coisas desta terra. De acordo com o texto que lemos no início desta mensagem, o grande problema do ansioso é a incredulidade. A raiz da ansiedade é a falta de fé nas promessas de Deus. Por pelo menos quatro vezes, Jesus disse aos seus discípulos para não andarem ansiosos. Por quê?

• Porque a ansiedade é INCOERENTE.

“Portanto eu lhes digo: Não se preocupem com sua própria vida, quanto ao que comer ou beber; nem com seu próprio corpo, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante que a comida, e o corpo mais importante que a roupa?” (Mateus 6.25)

• Porque a ansiedade é IRRACIONAL.

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.26)

• Porque a ansiedade é INEFICIENTE.

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27)

Observe alguns perigos causados pela ansiedade:

A. A ansiedade te impede de desfrutar o que é mais IMPORTANTE.

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?” (Mateus 6.25)

B. A ansiedade te faz esquecer da SUA IMPORTÂNCIA para Deus.

“Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6.26)

C. A ansiedade te leva a viver MENTIRAS e ILUSÕES.

“Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?” (Mateus 6.27)

D. A ansiedade te cega para as PROMESSAS de Deus.

“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mateus 6.30)

E. A ansiedade TRANSFORMA você no que você NUNCA DEVERIA ser.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber?’ ou ‘que vamos vestir?’. Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas.” (Mateus 6.31,32)

A ansiedade destrói fisicamente, ela consome a saúde do indivíduo. A ansiedade destrói emocionalmente, aniquilando o caráter e levando a vários outros pecados. A ansiedade destrói espiritualmente, roubando a paz com Deus. A ansiedade destrói os relacionamentos interpessoais. A ansiedade, por fim, é um câncer na alma. Mas a boa notícia é que você pode viver acima da ansiedade. No mesmo texto, Jesus dá a receita para alinhar as emoções e viver acima da ansiedade. Quais são, então, as lições que você pode aprender com Jesus?

Para viver acima da ansiedade…

1. Aplique FÉ nas PROMESSAS de Deus.

“Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?” (Mateus 6.30)

“Sem fé é impossível agradar a Deus.” (Hebreus 11.6)

Para viver acima da ansiedade…

2. Aprenda a DEPENDER de Deus.

“Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘Que vamos beber?’ ou ‘Que vamos vestir?” (v.31)

Você não pode soltar a âncora e velejar ao mesmo tempo!

Para viver acima da ansiedade…

3. Redefina as suas PRIORIDADES.

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” (Mateus 6.33)

Para viver acima da ansiedade…

4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ.

“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.34)

O texto que lemos dá todo o recado em poucas palavras: o amanhã trará suas próprias preocupações! Precisamos viver o dia de hoje. O amanhã ainda não chegou. Pare de ficar se preocupando com coisas que talvez nem acontecerão. Alguém disse o seguinte:

“Sou um homem velho, conheci muitos problemas, mas a maior parte deles nunca aconteceu.”

Conclusão:

Deus é o maior interessado em que você viva acima da ansiedade. Sabe por quê? Porque a ansiedade o afasta de Deus e o faz duvidar do Seu poder para libertar, curar, restaurar e salvar as pessoas. Por isso, o sábio deixou o seguinte conselho: “Afaste do coração a ansiedade.” (Eclesiastes 11.10).

Para viver acima da ansiedade…
1. Aplique FÉ nas PROMESSAS de Deus.
2. Aprenda a DEPENDER de Deus.
3. Redefina as suas PRIORIDADES.
4. Viva o HOJE e não se PREOCUPE com o AMANHÃ.

Deus o ama incondicionalmente. Não importa quem você seja ou que você faça, Deus o ama e o convida a viver acima da ansiedade, desfrutando do seu cuidado, da sua proteção e da sua provisão. Entregue sua vida a Jesus e tome posse da promessa que a Palavra de Deus lhe faz: “Portanto, […] humilhem-se diante de Deus. A mão de Deus é forte e está sobre vocês. Ele os exaltará no tempo certo. Vivam livres de preocupação na presença de Deus: Ele toma conta de vocês.” (1ª Pedro 5.6-7).

Rolar para o topo