Viva Bem o Ano Novo
VIVA BEM O ANO NOVO
mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes
“Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando, para que tenham forças para invadir e conquistar a terra para onde estão indo, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor jurou dar aos seus antepassados e aos descendentes deles, terra onde manam leite e mel. A terra da qual vocês vão tomar posse não é como a terra do Egito, de onde vocês vieram e onde plantavam as sementes e tinham que fazer a irrigação a pé, como numa horta. Mas a terra em que vocês, atravessando o Jordão, vão entrar para dela tomar posse, é terra de montes e vales, que bebe chuva do céu. É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano. Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite. Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos.” (Deuteronômio 11.8-15)
Pensando nos dias de hoje, o texto nos inspira para o novo ano que está chegando. Ele destaca que seguir princípios e valores é essencial para vivermos um ano prospero e abençoado por Deus. No entanto, como podemos viver bem o novo ano que se aproxima? Quais atitudes de fé são recomendadas para vivermos bem o novo ano?
Para viver bem o novo ano…
1. Creia nas PROMESSAS de Deus a despeito das CIRCUNSTÂNCIAS.
“Mas a terra em que vocês, atravessando o Jordão, vão entrar para dela tomar posse, é terra de montes e vales, que bebe chuva do céu.” (Deuteronômio 11.11)
Esse versículo destaca a promessa da terra que o povo de Israel estava prestes a herdar. A descrição poética da terra como sendo composta por montes e vales que bebem da chuva do céu ressalta a fertilidade e a bênção que Deus proporcionaria ao Seu povo naquela terra.
Para cada “montes e vales” da nossa vida em 2024, Deus providenciará uma “chuva do céu”. Portanto, acredite que o ano de 2024 nos trará bênçãos abundantes e milagres extraordinários. Será um ano em que alcançaremos grandes objetivos e veremos as promessas se realizarem, mesmo diante dos desafios.
Para viver bem o novo ano…
2. Creia que Deus CUIDARÁ de você.
“É uma terra da qual o Senhor, o seu Deus, cuida; os olhos do Senhor, do seu Deus, estão continuamente sobre ela, do início ao fim do ano.” (Deuteronômio 11.12)
O cuidado de Deus conosco não é temporário; ele dura o ano inteiro. Podemos olhar para trás e dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor”, e essa ajuda será constante ao longo do novo ano, pois Deus é fiel. Ao depositarmos nossa confiança no Senhor, podemos experimentar a plenitude do Seu cuidado constante. Como afirmado em Jeremias 17.7,8: “Mas bendito é o homem cuja confiança está no Senhor, cuja confiança nele está. Ele será como uma árvore plantada junto às águas e que estende as suas raízes para o ribeiro. Ela não temerá quando chegar o calor, porque as suas folhas estão sempre verdes; não ficará ansiosa no ano da seca nem deixará de dar fruto.” (Jeremias 17.7,8).
2024 será um ano para cultivarmos essa confiança, permitindo que as raízes de nossa fé se aprofundem na bondade e na fidelidade do Senhor. Que a certeza do Seu cuidado nos fortaleça e nos capacite a enfrentar cada estação com esperança, sabendo que somos amados e sustentados pelo Deus que cuida de nós do início ao fim do ano.
Para viver bem o novo ano …
3. Creia que uma vida de OBEDIÊNCIA a Deus atrairá Suas BÊNÇÃOS.
“Portanto, se vocês obedecerem fielmente aos mandamentos que hoje lhes dou, amando o Senhor, o seu Deus, e servindo-o de todo o coração e de toda a alma, então, no devido tempo, enviarei chuva sobre a sua terra, chuva de outono e de primavera, para que vocês recolham o seu cereal, e tenham vinho novo e azeite. Ela dará pasto nos campos para os seus rebanhos, e quanto a vocês, terão o que comer e ficarão satisfeitos.” (Deuteronômio 11.13-15)
Nestes versículos, Deus está fazendo uma promessa condicional ao povo de Israel. Ele diz que, se eles obedecerem fielmente aos Seus mandamentos, amando-O e servindo-O de todo o coração e alma, Ele providenciaria chuva na época certa. A bênção de Deus está diretamente relacionada à nossa obediência e amor por Ele. Que a declaração do Salmo 51.10, possa ser a nossa oração hoje: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” (Salmo 51.10).
Que possamos, como Davi, buscar constantemente um coração puro e um espírito reto diante de Deus para obedecê-lo ainda mais em todas as coisas. Que possamos permitir que Deus trabalhe em nós ao longo do novo ano, buscando nos tornar mais obedientes e semelhantes a Jesus.
Conclusão:
Para viver bem o novo ano …
1. Creia nas promessas de Deus a despeito das circunstâncias
2. Creia que Deus cuidará de você
3. Creia que uma vida de obediência a Deus atrairá Suas bênçãos.