Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Você Crê em Deus, mas não no Poder da Oração

SÉRIE “CRISTÃO ATEU” | 04/08
VOCÊ CRÊ EM DEUS, MAS NÃO NO PODER DA ORAÇÃO
mensagem pregada pelo Pr. José Cândido (PIB Maricá – RJ)

“A primeira tarefa de cada cristão é orar. Pura e simplesmente.” (Oswald Chambers)

“Se você não abrir a porta da sua mente para Deus de manhã, pouco vai produzir durante todo o dia.” (George Mac Donald)

Os elementos fundamentais na oração são: VERDADE e SIMPLICIDADE. Veja o que Jesus nos ensinou em sua oração mais famosa:
“E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar orando em pé nas sinagogas e nas esquinas, a fim de serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai, que está em secreto. Então seu Pai, que vê em secreto, o recompensará. E quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos.” (Mateus 6.5-7)
Crer em Deus significa realmente crer no poder na oração! É crer que Deus ouve todas nossas orações e nos ensina como elas serão atendidas. A Bíblia diz:
“Portanto, eu lhes digo: Tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá.” (Marcos 11.24)
Muitas pessoas só leem e fazem menção deste verso, mas o texto não termina aí. O verso seguinte diz: “E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.” (Marcos 11.25)
Há algumas questões básicas sobre a oração que devemos estar muito atentos antes de orar:
1. NÃO DEIXAR de orar.
“Não têm, porque não pedem.” (Tiago 4.2b)
2. Não orar por MOTIVOS ERRADOS.
“Quando pedem, não recebem, pois pedem por motivos errados, para gastar em seus prazeres.” (Tiago 4.3)
3. Não orar com a CONDUTA ERRADA.
“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz.” (Tiago 5:16)
“Os olhos do SENHOR voltam-se para os justos e os seus ouvidos estão atentos ao seu grito de socorro.” (Salmo 34.15)
Estamos falando de um padrão maior de Deus. RELACIONAMENTO. A Bíblia diz: “Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.” (Mateus 5.8)
4. NÃO ORAR SEM FÉ.
“Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento. Não pense tal pessoa que receberá coisa alguma do Senhor.” (Tiago 1.6-7)
O escritor da carta aos Hebreus escreveu o seguinte: “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Sendo assim, aproximemo-nos de Deus com um coração sincero e com plena convicção de fé, tendo os corações aspergidos para nos purificar de uma consciência culpada, e tendo os nossos corpos lavados com água pura.” (Hebreus 19:19-22)
A Bíblia A Mensagem escreve da seguinte forma: “Podemos agora, sem hesitação, caminhar direto para Deus.” (Hebreus 10.19-22)
5. NÃO ORAR COM A MENTE DISTRAÍDA.
“Pois tem mente dividida e é instável em tudo o que faz.” (Tiago 1.8)
Você precisa orar com concentração! A Bíblia diz: “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé.” (Hebreus 12.2)

“A concentração de um cristão é mais importante do que sua consagração.” (Oswald Chambers)

6. Ore e confie na SOBERANIA DIVINA.
“Esta é a confiança que temos ao nos aproximarmos de Deus: se pedirmos alguma coisa de acordo com a vontade de Deus, ele nos ouvirá. E se sabemos que ele nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que temos o que dele pedimos.” (1ª João 5.14-15)
Paulo, então, se rende diante da soberania divina: “Mas ele me disse: Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2ª Coríntios 12.9)
Conclusão:
Quais são os elementos que não podem faltar numa oração?
 ADORAÇÃO e RENDIÇÃO.
 INTERCESSÃO e BENÇÃO.
E, então, vamos orar mais? A Bíblia diz: “Dediquem-se à oração, estejam alerta e sejam agradecidos.” (Colossenses 4.2)

Rolar para o topo