Você Não Está Só

DIAS MELHORES VIRÃO | 02/04
VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ

mensagem pregada pelo Pr. Acyr Júnior

“Depois da morte de Moisés, servo do Senhor, disse o Senhor a Josué, filho de Num, auxiliar de Moisés: […] Ninguém conseguirá resistir a você, todos os dias da sua vida. Assim como estive com Moisés, estarei com você; nunca o deixarei, nunca o abandonarei. Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido. Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.1;5-9)

“Estou com você e cuidarei de você, aonde quer que vá…” (Gênesis 28.15)

“Então Moisés convocou Josué e lhe disse na presença de todo o Israel: Seja forte e corajoso, pois você irá com este povo para a terra que o Senhor jurou aos seus antepassados que lhes daria, e você a repartirá entre eles como herança. O próprio Senhor irá à sua frente e estará com você; ele nunca o deixará, nunca o abandonará. Não tenha medo! Não se desanime!” (Deuteronômio 31.7-8)

De acordo com a experiência de Josué, o que podemos aprender com o fato de que Deus está conosco, de que nunca nos deixará e de que nunca nos abandonará?

Você não está só, então…

1. Seja FORTE e CORAJOSO

“Seja forte e corajoso, porque você conduzirá esse povo para herdar a terra que prometi sob juramento aos seus antepassados. Somente seja forte e muito corajoso…” (Josué 1.6,7)

A força e a coragem de Josué foram resultado de meditar na Palavra de Deus, de crer em suas promessas e de cumprir os seus preceitos. Esse foi o conselho de Moisés a todo o povo e que Deus estava aplicando especificamente a Josué: “Amem o Senhor, o seu Deus e obedeçam sempre aos seus preceitos, aos seus decretos, às suas ordenanças e aos seus mandamentos. Lembrem-se hoje de que não foram os seus filhos que experimentaram e viram a disciplina do Senhor, o seu Deus, a sua majestade, a sua mão poderosa, o seu braço forte. Vocês viram os sinais que ele realizou e tudo o que fez no coração do Egito, tanto com o faraó, rei do Egito, quanto com toda a sua terra; o que fez com o exército egípcio, com os seus cavalos e carros, como os surpreendeu com as águas do mar Vermelho, quando estavam perseguindo vocês, e como o Senhor os destruiu para sempre. Vocês também viram o que ele fez por vocês no deserto até chegarem a este lugar, e o que fez a Datã e a Abirão, filhos de Eliabe, da tribo de Rúben, quando a terra abriu a boca no meio de todo o Israel e os engoliu com suas famílias, suas tendas e tudo o que lhes pertencia. Vocês mesmos viram com os próprios olhos todas essas coisas grandiosas que o Senhor fez. Obedeçam, portanto, a toda a lei que hoje lhes estou dando, para que tenham forças para invadir e conquistar a terra para onde estão indo, e para que vivam muito tempo na terra que o Senhor jurou dar aos seus antepassados e aos descendentes deles, terra onde manam leite e mel.” (Deuteronômio 11.1-9)

“O poder de Deus é maior do que as tarefas que precisamos realizar e as lutas que precisamos enfrentar.”

Você não está só, então…

2. ALINHE sua vida à PALAVRA de Deus

“… Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar.” (Josué 1.7)

O que daria força e coragem a Josué para cumprir a missão que Deus o havia dado? Alinhar sua vida à Palavra de Deus. Aliás, a obediência à Lei de Deus é o grande tema dos livros desde o Êxodo até Josué. A Bíblia diz: “Guardem no coração todas as palavras que hoje lhes declarei solenemente, para que ordenem aos seus filhos que obedeçam fielmente a todas as palavras desta lei. Elas não são palavras inúteis. São a sua vida. Por meio delas vocês viverão muito tempo na terra da qual tomarão posse do outro lado do Jordão.”  Deuteronômio 32.46,47)

“Tudo o que o homem faz sem alinhar a vida com Deus está fadado ao fracasso e à solidão.”

Você não está só, então…

3. DECLARE sempre as PROMESSAS de Deus

“Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.” (Josué 1.8)

Quais são as promessas que Deus fez através da sua Palavra que você tem declarado quando se sente sozinho? A Bíblia está repleta delas:

“… Deus mesmo disse: Nunca o deixarei, nunca o abandonarei.” (Hebreus 13.5)

“Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.” (Isaías 41.10)

“Mas agora assim diz o Senhor, aquele que o criou, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel: Não tema, pois eu o resgatei; eu o chamei pelo nome; você é meu. Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, o Santo de Israel, o seu Salvador…” (Isaías 43.1-3)

Quando você for tentado a pensar que está sozinho, faça como o salmista e declare as promessas de Deus:

“Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.” (Salmo 23.4)

“… Para onde poderia fugir da tua presença? Se eu subir aos céus, lá estás; se eu fizer a minha cama na sepultura, também lá estás. Se eu subir com as asas da alvorada e morar na extremidade do mar, mesmo ali a tua mão direita me guiará e me susterá.” (Salmo 139:7-10)

Você não está só, então…

4. Tome POSSE da PRESENÇA de Deus

“Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” (Josué 1.9)

A percepção da presença de Deus daria coragem a Josué para acreditar que a sua missão estava dentro dos limites do possível.

“As tarefas e as circunstâncias adversas da vida se tornam impossíveis quando a presença de Deus não é notada e Ele é deixado de lado.”

Conclusão:

“Deus não abre mão de estar presente em sua vida!”

Esse Deus extraordinário, que tem poder, quer transformar todo sentimento de solidão que existe dentro de você. A inciativa é Dele. Ele quer ser o seu companheiro de todos os dias, o motivo do seu existir. Então, creia: VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ.

Você não está só, então…
1. Seja FORTE e CORAJOSO
2. ALINHE sua vida à PALAVRA de Deus
3. DECLARE sempre as PROMESSAS de Deus
4. Tome POSSE da PRESENÇA de Deus

Rolar para o topo