Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Volte a Ter Esperança

VOLTE A TER ESPERANÇA

mensagem pregada pelo Pr. Marcelo Coelho Fernandes

“Tirou-me a paz; esqueci-me do que significa prosperidade. Por isso digo: Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim. Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança: Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade!” (Lamentações 3.17-23)

A esperança pode voltar a brilhar em nossos corações. Não importa se ela anda escassa em sua vida ou se você já a perdeu completamente. Importa mesmo é o que a Bíblia diz. Através do exemplo de Jeremias, podemos voltar a ter esperança. Como isso é possível?

Para voltar a ter esperança…

1. FOQUE em Deus e não nas dificuldades.

“Por isso digo: Meu esplendor já se foi, bem como tudo o que eu esperava do Senhor. Lembro-me da minha aflição e do meu delírio, da minha amargura e do meu pesar. Lembro-me bem disso tudo, e a minha alma desfalece dentro de mim.” (Lamentações 3.18-20)

Não permita que o tempo de dificuldades e lutas sobreponha os bons tempos com Deus. Por mais difícil que possa parecer, não permita que as más notícias tomem conta da sua mente e coração. Olhe para Deus, foque nele e você voltará a ter esperança. Preste atenção no relato do profeta Miqueias: “Os piedosos desapareceram da terra, e não há entre os homens um que seja justo; todos armam ciladas para sangue; cada um caça a seu irmão com a rede. […] Eu, porém, olharei para o Senhor; esperarei no Deus da minha salvação; o meu Deus me ouvirá.” (Miquéias 7.2,7).

Para voltar a ter esperança…

2. Decida REAVIVÁ-LA em seu coração.

“Todavia, lembro-me também do que pode dar-me esperança.” (Lamentações 3.21)

Enquanto não houver uma decisão pessoal de mudar a atmosfera que tem regido a vida de muitas pessoas, as coisas vão continuar as mesmas ou piorando cada vez mais. Decida não sofrer mais. Resolva em seu coração que a partir de agora você terá uma vida de esperança. Alguns salmos retratam a realidade de homens que reavivaram a esperança em seu coração:

“Nossa esperança está no Senhor; ele é o nosso auxilio e a nossa proteção.” (Salmos 33.20)

“Ó minha alma, espera silenciosa somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.” (Salmos 62.5)

“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia.” (Salmos 46.1)

“Levanto os meus olhos para os montes e pergunto: De onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.” (Salmos 121.1,2)

Para voltar a ter esperança…

3. LEMBRE-SE de quem Deus é e de tudo o que Ele já fez.

“Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! Digo a mim mesmo: A minha porção é o Senhor; portanto, nele porei a minha esperança. O Senhor é bom para com aqueles cuja esperança está nele, para com aqueles que o buscam; é bom esperar tranquilo pela salvação do Senhor.” (Lamentações 3.22-26)

Esta foi a grande estratégia de Jeremias. Nestes versos, podemos ver que ele faz uma lista das coisas das quais estava se lembrando, coisas que lhe fizeram voltar a ter esperança. Essa é, com certeza, a melhor das estratégias. Você é capaz de se lembrar de Deus e das coisas que Ele fez por você? Diante das lutas que estava vivendo e até mesmo questionando se Deus ainda agia em seu favor, o salmista, voltando a ter esperança, faz a seguinte declaração: “Recordarei os feitos do Senhor; recordarei os teus antigos milagres. Meditarei em todas as tuas obras e considerarei todos os teus feitos.” (Salmos 77.11,12).

Conclusão:

Não morra sem esperança! Hoje você pode voltar a ter esperança. Os dias são difíceis, as lutas são grandes demais, as incertezas têm roubado a sua paz. Ainda existe esperança pra você! E o que você precisa fazer para voltar a ter esperança?

1. FOQUE em Deus e não nas dificuldades.
2. Decida REAVIVÁ-LA em seu coração.
3. LEMBRE-SE de quem Deus é e de tudo o que Ele já fez.

Rolar para o topo