Estudo 07 – Amigo de Pecadores
ESTUDO 07 – AMIGO DE PECADORES
Semana de 16 a 22 de março de 2025
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF
Pergunta: Você tem facilidade de fazer amizade com pessoas que, muitas vezes, são esquecidas e injustiçadas pela sociedade por causa dos seus pecados ou você é bastante seletivo?
Texto Bíblico: Lucas 5.27-32
Muitas vezes, temos uma visão errada de quem pode se aproximar de Jesus. Mas Ele surpreende a todos com Sua maneira de se relacionar com as pessoas. Enquanto nós evitamos os pecadores, Ele os chama para perto e transforma suas vidas. Ao invés de rejeitar Levi, Jesus tornou-se seu amigo. Esse episódio nos ensina que Jesus não veio para aqueles que se consideram justos, mas para aqueles que reconhecem sua necessidade de salvação. Precisamos aprender com Ele a amar e alcançar aqueles que ainda não O conhecem. Hoje, vamos refletir sobre três verdades fundamentais que esse texto nos ensina sobre Jesus, o Amigo de Pecadores.
1. O AMIGO DE PECADORES OS CHAMA PARA SEGUI-LO (Lucas 5.27-28). Os publicanos eram judeus que trabalhavam para o governo romano e eram vistos como traidores e pecadores. No entanto, Jesus olha para Levi e faz algo inesperado: chama-o para segui-Lo. Jesus não vê Levi pelo seu passado ou pelos seus pecados, mas pelo que ele poderia se tornar. Levi responde imediatamente deixando tudo para trás e passando a seguir Jesus.
Perguntas para Discussão: Se você fosse Jesus, chamaria um homem como Levi para segui-lo? O que você precisa deixar hoje para seguir a Jesus?
2. O AMIGO DE PECADORES SE RELACIONA COM ELES (Lucas 5.29-30). Depois de aceitar o chamado de Jesus, Levi fez um grande banquete para Ele em sua casa. E quem Levi convidou? Seus antigos amigos, outros cobradores de impostos e pecadores. Mas os fariseus e os mestres da lei ficaram escandalizados. Para eles, ser santo significava se afastar dos pecadores. No entanto, Jesus, o amigo de pecadores, não tinha medo de se aproximar deles, relacionando-se com eles para transformá-los.
Pergunta para Discussão: Quem é você nessa história, os fariseus que criticaram o relacionamento de Jesus com os pecadores, ou você é como Jesus, que se relacionou com eles?
3. O AMIGO DE PECADORES OFERECE SALVAÇÃO, NÃO CONDENAÇÃO (Lucas 5.31-32). Os fariseus e mestres da lei criticaram Jesus por estar com pecadores, mas Ele respondeu que Sua missão era justamente alcançar aqueles que necessitam de salvação. Assim como um médico não rejeita os doentes, Jesus não rejeita aqueles que precisam da graça de Deus. Isso nos desafia a mudar nossa mentalidade. Em vez de evitarmos aqueles que vivem longe de Deus, devemos vê-los como pessoas que precisam do amor e da verdade de Cristo. Nossa missão é ser instrumentos de Deus para levá-los ao arrependimento e à transformação.
Pergunta para Discussão: Com relação aos “pecadores” que você conhece, qual tem sido sua postura: ser um instrumento de condenação ou ser um instrumento de cura, transformação e salvação?
CONCLUSÃO
Jesus é verdadeiramente o Amigo dos Pecadores. Ele chama, se relaciona e salva aqueles que reconhecem sua necessidade de arrependimento. Hoje, Jesus continua chamando pecadores ao arrependimento. Ele deseja transformar vidas, curar corações feridos e dar um novo propósito a todos que O seguem. Nesta semana, pense em algum “pecador” que precisa de Jesus. O que você pode fazer para demonstrar o amor de Cristo para essa pessoa?
INFORMAÇÕES:
● JORNADA “AMIGOS DE FÉ” | 1ª SEMANA (16 a 22 de março) – durante essa semana, dedique um tempo para orar e jejuar por três amigos.
● REDE DE HOMENS & REDE DE MULHERES – próximo sábado, dia 22 de março, às 19 horas. Incentive os homens e mulheres de sua célula para participarem para não ficarem de fora destas celebrações.
● CELEBRAÇÕS DE BATISMOS – domingo, dia 23 de março, às 10 e 19 horas.
● SEMANA DO AMIGO | DE 23 a 29 DE MARÇO – mobilize sua célula para essa semana especial. Use redes sociais e convites físicos para convidar o máximo de amigos que você puder. Ore e prepare tudo com muita excelência.
IMPORTANTE: ASSIM QUE TERMINAR SUA REUNIÃO DE CÉLULA, FAÇO O REGISTRO DAS PRESENÇAS.