Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 11 – Uma Vida Profunda com Deus

ESTUDO 11 – UMA VIDA PROFUNDA COM DEUS
Semana de 05 a 11 de maio de 2024
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

TEXTO BÍBLICO: JOÃO 4.11

Uma das marcas de uma pessoa que segue o evangelho real de Jesus é ter profundidade de vida com Deus. A primeira característica do poço de Jacó que se evidencia na conversa de Jesus com a mulher é a PROFUNDIDADE. Assim como aquele poço era profundo, a parte mais importante do relaciona mento com Deus é a sua profundidade. Os dias que vivemos são de extrema superficialidade. Muitas pessoas estão transferindo essa mesma superficialidade para o relacionamento com Deus. Elas até vão à Igreja, ouvem a Palavra de Deus, mas não querem mudanças. No texto de João 4, fica bem claro que a própria mulher samaritana seguia nesta direção. Mas Jesus sai do campo da superficialidade e vai para a profundidade. Entendendo que a primeira marca na vida de quem deseja impactar pessoas e lugares é a profundidade de vida com Deus, queremos convidar você a mergulhar um pouco mais na história de Jesus e descobrir o que é ter profundidade. As marcas de uma pessoa que tem profundidade de vida com Deus são:

1. NÃO VIVE NA ZONA DE CONFLITOS. (João 4.3-4). Os fariseus ficaram sabendo que Jesus estava batizando e fazendo mais obras do que João. Quando começa o conflito, o início da confusão, Jesus pega suas coisas e vai para Galileia. Jesus sai da zona de conflito e vai para Samaria. É impressionante como existem cristãos que acham que vão “tocar” ou convencer pessoas através do conflito, da discussão e da fé que só vive refutando a ideia dos outros. Se você está querendo ganhar seus familiares com brigas, discussões, tentando provar algo ou refutá-los o tempo todo, lhe convido a dar meia volta. Zona de conflito não é lugar de quem tem profundidade de vida com Deus.
Para reflexão: Por que Jesus optou por sair da Judeia e ir para a Galileia quando os fariseus começaram a causar conflitos?

2. VALORIZAM AS OUTRAS PESSOAS (João 4.7a). Aquela mulher já tinha feridas demais. Porém, Jesus não chegou dando sermão, ensinando coisas, porque sabia que isso a faria se fechar ainda mais. Ele valoriza a mulher dizendo que ela tinha algo que ele necessitava: água. Cristo dá o mesmo valor a uma pessoa e a uma multidão. Jesus quebrou paradigmas culturais, sociais e religiosos. Ele saiu da zona de conforto da religião. Jesus chegou bem manso, valorizando o próximo e confrontando sem condenar. O resultado foi uma cidade inteira convertida ao poder deste Evangelho que valoriza a pessoa. Um dos sinais de uma pessoa que tem profundidade de vida com Deus é como ela valoriza os outros.
Para reflexão: Como podemos aprender com a abordagem de Jesus com a mulher samaritana?

3. VIVEM EM RENDIÇÃO COMPLETA A DEUS (João 4.24). No original, a raiz do verbo “adorem” usado neste texto por Jesus significa “render-se”, “prostrar-se”. Jesus está explicando para a mulher que adoração não é um lugar, uma tradição, um dogma, preferências ou estilos. Adoração é uma entrega total! Quanto mais nos damos conta do quanto Deus nos ama, mais fácil se torna a rendição. A verdade central neste trecho é que não há profundidade de vida com Deus sem entrega total. Quanto mais profundo você desejar ir com Deus, mais entregas você terá que fazer.
Para reflexão: Existe alguma área da sua vida em que você precisa ser mais profundo? Há alguma área que você ainda não rendeu completamente a Deus?

CONCLUSÃO: Quanto mais profundidade de vida com Deus houver, mais disposição de servir haverá (Filipenses 2.7). No Reino de Deus, entregas valem mais do que conquistas. No Reino de Deus o seu sucesso não é medido pela quantidade de pessoas que te servem, mas pelo tanto de gente que você está servindo (Filipenses 2.5).

COMUNICAÇÕES:
● REDE IMPULSE: Próximo sábado, dia 11/05, às 19 horas!
● VIDA NO ALTAR: Nova série de reflexões “COM DEUS É POSSÍVEL”. De 30/04 à 11/06, todas as terças, sempre às 08 horas.
● CONF.38 – DE CASA EM CASA: Vamos celebrar os 38 anos da nossa igreja com essa conferência. Coloque na sua agenda: De 14 à 17 de Maio.

Rolar para o topo