Igreja Batista Memorial em Jardim Catarina

Estudo 12 – A Volta por Cima

ESTUDO 12 – A VOLTA POR CIMA
Semana de 19 a 25 de maio de 2024
Clique aqui e faça o download do estudo em PDF

TEXTO BÍBLICO: GÊNESIS 50.20

A história de José do Egito é um verdadeiro exemplo de superação e resiliência. Vendido como escravo pelos próprios irmãos, ele enfrentou inúmeras adversidades, mas nunca perdeu a fé e a esperança. Com muita determinação e sabedoria, José conquistou a confiança de Faraó e tornou-se governador do Egito. Sua trajetória mostra que, mesmo diante das maiores dificuldades, é possível dar a volta por cima e alcançar grandes realizações. José nos ensina a importância de perseverar e acreditar em um futuro melhor. José tinha tudo para ser complexado, revoltado e viver o resto da vida resmungando pelos cantos, culpando todos pelos choques que a vida lhe causou. Ele não é apresentado como um homem rancoroso ou agressivo. Ele não era governado por suas dores e sabia que aquelas circunstâncias o levavam para o seu propósito. Seu relacionamento profundo com Deus e sua perseverança o fizeram permanecer firme no caminho de Deus. Obviamente que há a ação soberana de Deus na vida dele, mas não podemos descartar as atitudes que José teve em meio a todo o caos. Vamos aprender hoje 3 atitudes que José teve em meio ao caos que aconteceu em sua vida. A volta por cima acontece quando…

1. OUVIMOS A VOZ DE DEUS (Gênesis 45.8). José era guiado pelos sonhos que recebera de Deus. Ele via e ouvia o que Deus havia lhe dito e nada roubou sua paz em meio a jornada. As lutas, conflitos, crises e prisões passavam várias mensagens para José diariamente. Algumas delas poderiam ser traduzidas assim:
• “Desista: você não vai viver este sonho”.
• “Se enxerga! Olha sua família, você nunca vai viver isso”.
• “Levanta, vai atrás deles e se vinga”.
• “Pague com a mesma moeda”.
Em treze anos, muitas vozes sopraram nos ouvidos de José. Entretanto, nenhuma delas falava mais alto do que a que ele havia ouvido de Deus. Ele caminhava a partir de uma visão do céu. A vida de José tinha tudo para ser uma grande confusão, mas terminou sendo um avivamento que mudou a história de milhares de pessoas. Tome muito cuidado. Vivemos num tempo de muitas vozes. Você é quem Deus diz que é; Você pode o que Deus diz que pode; Você vai onde Deus diz que chegará.
Para reflexão: Como ouvir a voz de Deus pode nos ajudar a superar momentos difíceis?

2. NÃO SOMOS GOVERNADOS PELA NOSSA DOR (Gênesis 39.22). José não deixou a vida azedá-lo. Ele teve 13 anos de angústia no Egito e mesmo assim não parou de trabalhar, não desanimou, não ficou murmurando, não ficou em depressão e muito menos desistiu dos sonhos que Deus tinha lhe dado. José resistiu às incompreensões, à infidelidade, ao desejo de vingança e não permitiu que seu passado e sua família bagunçada deixassem nenhuma marca em sua vida presente e futura. José não reagiu às incompreensões de seus pais, irmãos, e até mesmo de Potifar. Ele soube deixar tudo nas mãos de Deus. Cuidado para não falar algo que não precisava ser dito. José não reclamou do seu trabalho, lugar, horário, salário, etc. Mas ele enfrentou tudo isso e se levantou. Não deixou nada disso marcar a sua vida.
Para reflexão: De que maneira não ser governado por nossas dores pode nos fortalecer para enfrentar adversidades?

3. ESCOLHEMOS PERDOAR (Gênesis 45.4,5). Quem não perdoa está limitando o que Deus deseja fazer e também diminuindo seu poder de influência no destino de outras pessoas. José foi uma benção para milhares de pessoas porque decidiu perdoar em vez de procurar justiça. Você está procurando provar que estava certo ou está com o coração aberto para o perdão? Não há como falar de volta por cima sem falar de perdão. Até porque você nunca terá que perdoar alguém mais do que Deus já perdoou você.
Para reflexão: Qual é o maior desafio para escolher perdoar?

CONCLUSÃO: Como um jovem que é criado num lar bagunçado como esse, passa por anos de crises e conflitos e aos trinta anos de idade está governando a maior nação da época? Não é que José agora estava apenas rico, próspero e no poder, ele se tornou uma pessoa melhorada e curada! Que hoje você seja marcado por essas atitudes que José teve em sua vida: Dê ouvidos a voz de Deus, não seja governado pelas suas dores e escolha sempre perdoar. Assim, a sua vida espiritual será durável e relevante e não será vivida de forma inconstante ou estagnada.

COMUNICAÇÕES:
● REDE DE HOMENS E DE MULHERES: SÁBADO, 25 de Maio às 19h.

Rolar para o topo